Postagens populares

Powered By Blogger

sexta-feira, julho 8

BELEZA INTERIOR (Êxodo 3:2-5 x Mateus 26:12)


        BELEZA INTERIOR
(Êxodo 3:2-5  x Mateus 26:12)

O cultivo da beleza interior advém da fome espiritual motivada por Deus.

A Bíblia inicia com a palavra «princípio» - BERESHIT. Ao decodificarmos  esta palavra
poderemos obter BAIT  «casa» e «ROSH». Mas è o FOGO, «ESH», que ilumina ambas
O Fogo é a Verdade. Em 1 Coríntios 3:13 «manifesta se tornará a obra de cada uma; pois
 o Dia a demonstrará, por que está sendo revelada pelo fogo, e qual seja a obra de cada um
 o próprio fogo a provará». Em Jeremias 23:29 diz: »Não é a minha palavra fogo»? Atos 2:3
revela: “E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.»
Pode também ser uma alusão à sarça ardente (Êxodo 3:2-5) que simbolizava a presença
divina.
  Na epístola aos filipenses, datada de 61 d.C., cujo tema é a Alegria em Cristo o apóstolo Paulo
usava essa metáfora ao escrever aos coríntios, certamente este povo era pouco conhecedor
do Antigo Testamento, pois, estavam vivendo sob exemplos pagãos de adoração aos templos
de Diana, inúmeros na época.
O templo ao qual o apóstolo se refere deve chamar a atenção para a Divindade nele
contida, não para si mesmo. O Templo deve revelar a presença do Santo Espírito em seu interior.
Será essa a nossa postura, diante de Deus como um Templo?
Os sacerdotes permaneciam no Templo para cuidar de sua limpeza. A Divindade seria ofendida se houvesse sujeira e contaminação. Como está seu interior? Existe sujeira? Você cuida de manter o templo perfumado?
Nós cristãos, chamados a ser Templo devemos manter a purificação contínua do Templo. (1 Pedro 2:9) «Vós, porém, sois raça eleita..., povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudesdaquele que vos chama».
A localização do Templo sempre é importante. O templo de Salomão foi erguido na histórica vista da eira de Ornã, uma propriedade adquirida sem preço por Davi para o seu sacrifício. (1 Coríntios 21). Os templos dos corintos ficam em lugares proeminentes, de onde poderiam ser vistos por todos na cidade, para que se lembrassem durante o dia e durantes seus afazeres de sua verdadeira função. Assim, nós, como templos devemos considerar nossa localização na vizinhança. Devemos diariamente permanecer puros, e sermos úteis àqueles que querem conhecê-Lo.
O que Deus fala sobre excelência? devem trazer a Deus «sacrifício de louvor (Hb 13:15), apresentar-nos como sacrifício vivo (Rm 12:1).
Este estudo concentra-se na beleza interior. Na beleza que a presença do Santo Espírito concede a todos que o  aceitam permanentemente em suas vidas.
(I Cr 16: 29) «Tributai ao Senhor a glória de  seu nome... adorai ao Senhor na beleza de sua santidade»
No AT a palavra traduzida por «adorar» tem significado básico de «prostrar-se». esse verbo hebraico, hawah (apresentado como shahah )encontra-se no NT numa forma verbal rara chamada causativa-reflexiva,
Embora traduções simplesmente usem a forma ‘adorar’ no lugar do verbo (Salmo 29:2b) diante de Javé. tais atos são encontrados por exemplo em Efésios 3:14' Por causa disso me ponho de joelhos’.
O ato de adorar - prostrar-se, tem por objetivo serem símbolos externos de uma atitude interna de gratidão, de submissão e de humildade.
Na cultura hebreia era comum este ato (leia  a descrição no livro de Rute- (a história de Rute e Boaz). As eternas  palavras em Filipenses 2:10 abordam a vontade de Deus para toda a criatura ‘para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho’. estas palavras fazem paralelo com Romanos 14:11:..diante de Mim se dobrará todo o joelho, e toda a língua dará louvores a Deus’ Ambas as passagens forma citadas por Paulo extraídas do AT- Isaías 45:23.
 Maria ungiu ao Senhor por duas vezes e ainda o ungiria terceira vez se houvesse tido hipótese. Jesus disse que esse ato seria memória eterna. Lucas 7; Mateus 26 e Marcos 14.Jesus, no final de seu ministério disse que ela o fazia para seu sepultamento. (Mateus 26:12).
 Agora, visualize comigo a cena de Cristo na cruz. Qual seria a fragrância do sangue vertido pela Sua face ensangüentada?
Que cheiro seria mais forte que as humilhações dos soldados enquanto repartiam suas vestes entre  as palavras injuriosas dos sacerdotes presentes? Certamente, o aroma da adoraçaõ permaneceu em seus pés. ele exalava o odor do vaso de alabastro. Maria que O ungiu em vida estava também presente nessa sexta-feira e estaria depois no túmulo quando para  lá foi a fim de cuidar do corpo de Jesus com os melhores óleos.
Foi ali que Jesus, quando subia a ‘ primeira escada de Jacó’ interrompeu sua ascenção aos céus e disse: Maria, Maria. Ela olhou e Jesus teve de lhe pedir que não lhe tocasse (pois não havia ainda ascendido aos céus) (João 20:11-18). Que relação tão íntima com Maria! Jesus parou para estar com aquela que quebrara o vaso com o precioso vaso de alabastro.
Beleza interior, Deus reconhece naqueles que largam tudo para procurá-lo e segui-Lo.
Amado irmão, quando Deus escutar o mais leve ruído de seu vaso de alabastro querendo se quebrar , ele largará tudo para estar com você. (Salmo 51) .Ninguém poderá ter beleza interior enquanto não morrer para o mundo, enquanto não ficar na cruz. A cruz é o lugar onde Deus quer que você esteja permanentemente.
Paulo tinha intimidade com Deus por quê? «diariamente eu morro» (1 Coríntios 15:31). Quanto mais morrermos mais perto de Deus estaremos. Para Deus só existe um protocolo: levar a carne a morte. ( 1 Crônicas 7:14).  Paulo aos filipenses:’mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus’(3:12b).
Muitas vezes agimos como Gideão. Colocamos uma porção de lã e dizemos a Deus: caso seja da tua vontade que eu faça isso, então mostra-me fazendo aquilo’. Ao agirmos como Gideão estaremos determinando que Deus siga nossos instintos humanos, (2 Coríntios 4:4).
‘Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo o qual é a imagem de Deus’.
Porquê Gideão colocou a porção de lã e testou a Deus?(Juízes 6:37ss) Vamos conhecer a razão agora: No AT o Espírito Santo vinha somente sobre o profeta, o rei e o sacerdote. Gideão era leigo e, portanto não estava cheio do Santo Espírito. Deus teve de lidar com Gideão através
de seus sentidos e assim tinha de lidar com todos os santos no AT.
Hoje, na Nova Aliança, o Santo Espírito está disponível para todos nós mas, ainda assim alguns agem como Gideão! (Provérbios 20:27 ‘ O espírito  do homem é a lâmpada do Senhor a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo. ( Leia João 14:16,17; 16:13).
Como cristãos o Espírito Santo habita em nós ( Rm 8:14, Jo 14:16, 17, 23).
No AT ‘Não temas porque sou contigo’
No NT ‘ Se Deus é por nós quem será contra nós’
Nossa confissão deve ser: Deus está comigo.
Você descobrirá que Deus, aquele que está dentro de você, o SENHOR de toda a Criação está em você desde o ‘príncipio’ (BERESHIT’).
Você tem a beleza e a semelhança do Pai eterno.

Que Deus lhe abençoe grandemente

Bispo, Luis Sousa

Nenhum comentário: