POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

O valor do AT nos dias de hoje

O Valor da Lei do Antigo Testamento Hoje

O Valor da Lei do Antigo Testamento Hoje

O Valor do Antigo Testamento Hoje

Qual o valor que os ensinamentos da Antiga Lei tem hoje? Unem como lei? Será que eles nos beneficiar como prova de nossa fé, história e compreensão do evangelho, Deus e homem?

Qual o valor que os ensinamentos da Antiga Lei tem hoje? Unem como lei? Será que eles nos beneficiar como prova de nossa fé, história e compreensão da natureza de Deus e do homem? Existem princípios que são imutáveis ​​em ambos os Testamentos Antigo e Novo? Pode a Lei de Moisés nos ajudar a entender e apreciar o evangelho?

Introdução:

Muitas Escrituras mostram que a lei do Antigo Testamento não é vinculativa para nós hoje.

Hebreus 8:7-13 cita Jeremias 31:31-34, que diz que o Antigo Testamento era um pacto ou acordo feito no Monte. Sinai entre Deus e Israel. Mas Deus predisse a vinda de um novo pacto ao contrário do que antiga. Essa nova aliança é o Novo Testamento. Agora que chegou, o Antigo Testamento tem desaparecido.
Hebreus 10:9,10 - Jesus veio para tirar a vontade primeira ou convênio e estabelecer o segundo.
Colossenses 2:14 - As ordenanças do Antigo Testamento foram tirados quando Cristo foi pregado na cruz. [Cf. v16, 17]
A Lei do Antigo Testamento de Moisés não pode ser devidamente vinculados como autoridade para as práticas religiosas de hoje. Nós hoje estão sujeitos ao evangelho de Cristo, que é um tipo diferente de lei: um que prevê o perdão de nossos pecados através do sangue de Jesus.
Para mais evidências de que a antiga Lei não está mais em efeito, por favor, consulte os links no final deste estudo.
[Rom. 7:1-7; Gal. 3:24,25; 5:1-6; Heb. 7:11-18]

Mas as pessoas muitas vezes se tornam confusos sobre o valor real do Antigo Testamento.

Alguns agem como se o Velho Testamento não vale nada hoje.
* Eles podem raramente estudar por si próprios.
* Eles podem não querer estudá-lo em aulas bíblicas.
* Eles podem tornar-se confuso quando os cristãos citar o Antigo Testamento. Eles podem perguntar, se o Antigo Testamento foi abolido, por que os pregadores às vezes usá-lo para provar seus pontos?
Então, as pessoas estão confusas sobre os fins do Antigo Testamento serve hoje.

Neste estudo, vamos examinar como nós hoje devemos usar o Antigo Testamento.

Escritores do Novo Testamento definitivamente indicar o Velho Testamento tem valor.
Romanos 15:4 - As coisas escritas no passado foram escritas para nossa aprendizagem.
1 Coríntios 10:6,11 - Estes são os nossos exemplos, escritas para aviso nosso.
Então, qual é o real benefício ou o valor do Velho Testamento a você ea mim? Que bons propósitos ele serve? Como devemos usá-lo? Por que devemos estudá-lo?
Para responder a essas perguntas, vamos analisar a forma como homens inspirados no Novo Testamento usaram o Antigo Testamento. Certamente Deus aprovou o uso do Antigo Testamento, por isso devemos usá-lo da mesma maneira que eles fizeram. Veremos que o Antigo Testamento dá várias coisas que precisamos:

I. O Antigo Testamento registra a história do relacionamento de Deus com o homem


A. O Velho Testamento diz o Princípio da Terra e da Raça Humana

Hebreus 11:3 - Pela fé entendemos os mundos foram criados pela Palavra de Deus. Mas o que isso significa sem o relato de Gênesis da criação? O Antigo Testamento responde à pergunta básica que tantas pessoas perguntam sobre: ​​"Onde é que nós viemos?" - A origem do universo e do homem.

Relações B. O Antigo Testamento Registros de Deus com os homens em tempos passados.

Hebreus 11 - O capítulo da fé lista muitos exemplos de pessoas de fé: Noé, capaz, Abraão, Moisés, etc O que estas referências significam para nós sem os registros do Velho Testamento sobre suas vidas?
Atos 7 - Stephen revê a história do povo hebreu que mostram como Deus os abençoou e enviou-lhes profetas como Seus mensageiros, mas sempre rejeitou esses profetas. Da mesma forma, os judeus de sua época tinham rejeitado e morto Jesus.
Estas e muitas outras passagens do Novo Testamento se referem a história do Antigo Testamento. Que sentido teria essas passagens têm para nós sem o conhecimento das histórias do Antigo Testamento?
A única maneira que você e eu podemos compreender muitos fatos fundamentais sobre a história de Deus e da raça humana é estudar o Antigo Testamento. Grande parte do Novo Testamento será confusa e sem sentido para nós, se não entender a história do Antigo Testamento que o Novo Testamento se refere.

II. O Antigo Testamento dá evidências para apoiar a nossa fé


Muitas das principais provas que a Bíblia oferece como base de nossa fé exigem uma compreensão do Antigo Testamento.

A. A prova de que Deus existe e que o Senhor é o Deus Único e Verdadeiro.

Isaías 41:21,22 - Jeová prova ser Deus por causa de seu poder de prever eventos futuros. Muitos outros relatos do Antigo Testamento registro milagres que Deus fez no Velho Testamento eventos.
Pelo poder humano sozinho, o homem não pode prever o futuro ou fazer milagres. Mas o Antigo Testamento contém muitos exemplos de milagres que Deus fez e previsões que ele fez que se tornou realidade. Portanto, Deus existe e Jeová é o Deus verdadeiro. Esta evidência é tão válida hoje como sempre foi.

B. Evidência de que a Bíblia é a Palavra de Deus.

Vários de nossos provas mais convincentes de que a Bíblia é inspirada confiar no Antigo Testamento. Exemplos são:

A capacidade dos escritores do Antigo Testamento para prever eventos futuros.

Como mencionado acima, ninguém não podia fazer isso por seu próprio poder. Se os escritores da Bíblia previu com precisão o futuro, isso demonstra que Deus estava trabalhando por eles. As coisas que eles escreveram deve ser mensagens de Deus. Isto confirma a nossa fé na inspiração da Bíblia.

A união entre vários escritores da Bíblia

Não há contradições na Bíblia, apesar do fato de vários livros foram gravadas por muitos homens diferentes amplamente separados no tempo, localização, características, etc Tal só poderia acontecer se Deus estivesse dirigindo todos esses autores diferentes.
Concluímos a partir de tal evidência que a Bíblia é uma revelação de Deus. Mas para chegar a esta conclusão, que muitas vezes incluem Antigo Testamento, escritos.

C. Evidência de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

João 5:39 - Os profetas do Antigo Testamento predisse a vinda de um Messias e deu muitos detalhes de sua vida. Jesus cumpriu todas essas profecias, pois as escrituras do Antigo Testamento deu testemunho de que Ele era o Messias enviado por Deus para ser Sacerdote Profeta, Rei e Salvador para o Seu povo. Novos professores Testamento freqüentemente citada essas profecias como prova de reivindicações de Jesus.
O conhecimento do Antigo Testamento é fundamental para o alicerce da nossa fé. Se você e eu quero ver as evidências convincentes para a nossa fé, ou se queremos ser capazes de apresentar evidências para os outros, devemos estar familiarizados com o Antigo Testamento.


III. O Antigo Testamento ensina princípios gerais da Verdade


As leis de Deus e convênios com o homem mudaram definitivamente, mas muitas coisas mudaram, mas nunca mais foram as mesmas desde o início.
Algumas pessoas se confundem sobre isso. Mesmo alguns comentários escritos por nossos irmãos argumentam que, se uma lei aplicada antes e durante a Lei de Moisés, ele ainda deve ser uma lei hoje. Isso é um erro (cf. sacrifícios de animais, etc.)
Mas há certos fatos sobre o universo e sobre Deus, que nunca mudaram. Qualquer coisa que o Antigo Testamento revela sobre estes temas será tão verdadeiro hoje como sempre foi. As leis podem mudar, mas os fatos nunca mudam.

A. A Natureza de Deus nunca mudou.

Hebreus 13:8 - Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre [Mal.3: 6]. As leis de Deus ter mudado, mas seu caráter básico nunca muda.
Deus sempre foi: bom e misericordioso, santo e justo, condenando o mal e recompensando o bom, onisciente e todo-poderoso, digno de louvor e adoração; fiel às Suas promessas, etc
Algumas das melhores descrições que já foram escritos sobre a bondade de Deus, misericórdia, poder e sabedoria são encontradas no Antigo Testamento (como o livro dos Salmos). Devemos permanecer ignorante destes simplesmente porque eles estão no Antigo Testamento? Ou devemos estudar e apreciar a sua beleza, sabendo que Deus ainda é o mesmo hoje como então?
[2 Pet.3 :3-7]

B. A Natureza Básica e necessidades do homem nunca mudou.

Os homens nunca ter sido capaz de dirigir nossas próprias vidas sem a orientação divina. No entanto, temos sempre quis seguir a nossa própria sabedoria e desejos, por isso os homens ao longo da história temos cometido pecado, se rebelou contra Deus, e precisava de perdão. Podemos aprender isso com os exemplos do Velho Testamento.
Romanos 3 - Vv 10-18 repetidamente citar as Escrituras do Antigo Testamento que mostram os homens são pecadores. V23, em seguida, conclui que todos pecaram. É apropriado citar o Antigo Testamento, porque as pessoas hoje são os mesmos que eram nos tempos do Velho Testamento.
Atos 7 - Stephen resumiu a história dos judeus, provando que mesmo povo escolhido de Deus, muitas vezes rejeitado os mensageiros de Deus. É verdade hoje? Não vemos que aqueles que afirmam crer em Deus e de Seu Filho vai ainda muitas vezes rejeitam a vontade de Deus?
1 Coríntios 10:1-12 exemplos de registros em que o povo de Deus partiu de sua forma. Estes são escritos para o nosso aprendizado. Por que são estes bom para nós? Porque ele ainda é parte da natureza humana querer fazer as coisas do nosso jeito e acabam se rebelando contra Deus. "Quem pensa estar de pé veja que não caia" - v12.
Estas e outras verdades nunca mudam. As passagens do Antigo Testamento sobre estes temas são tão válidos hoje como sempre foram, e nós podemos usar essas passagens como inspirados escritores do Novo Testamento fez para substanciar essas verdades.
Deus quer que você e eu para beneficiar destas belas descrições e poderoso de verdades fundamentais. Para fazer isso, devemos estar dispostos a estudar o Antigo Testamento.

IV. O Antigo Testamento dá apreciação e compreensão do Novo Testamento.


Uma adequada compreensão do Antigo Testamento nos ajuda a compreender e apreciar o Novo Testamento. Isto decorre de tudo o que já disse. Mas considere especificamente:

A. Profecias do Velho Testamento explicar muitos princípios do Novo Testamento.

Profecias de Jesus nos ajuda a entender a Sua vida, morte e ressurreição.

Isaías 53 - Ele foi levado como ovelha ao matadouro, e como um cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a boca. Em Atos 8:35, Philip usou essa escritura para pregar Cristo ao eunuco.
Aqui está uma das passagens mais belas e poderosas já escritas para descrever a vida ea morte de Cristo. Esta passagem ajudou Filipe como o eunuco a compreender e apreciar o sacrifício de Jesus. E esta é apenas uma das muitas passagens. Se você e eu ignorar tais passagens só porque eles estão no Antigo Testamento?

Profecias sobre o Novo Testamento nos ajuda a entender a natureza da igreja, o evangelho, etc

Atos 15:15-18 - Os apóstolos e os anciãos considerados ou não os gentios poderiam ser aceitos como cristãos, obedecendo o Novo Testamento sem obedecer à lei de Moisés. O clímax da discussão aconteceu quando James citou profecias do Antigo Testamento, confirmando que os gentios seriam salvos.
Hebreus 7:11-18 - O escritor cita profecias do Antigo Testamento sobre Cristo como sacerdote, e dessas profecias chega a uma conclusão doutrinária de que a lei do Velho Testamento em si seria removido.
Note-se que estes eram assuntos de doutrina do Novo Testamento. Mas esses professores do Novo Testamento provou que eles estavam considerando profecias do Antigo Testamento sobre eles. Por que não podemos fazer o mesmo?
[Romanos 15:9 ss]

B. O contraste entre o Velho Testamento eo Novo Testamento nos ajuda a entender o Novo Testamento.

Quando as pessoas têm doenças graves e, em seguida, sarados, eles apreciam a sua boa saúde mais por causa do sofrimento. Da mesma forma, uma das razões principais que Deus deu o Antigo Testamento foi preparar as mentes dos homens para que eles apreciariam a sua necessidade para o Novo Testamento, quando Ele lhe deu.
Pergunta: Se o Novo Testamento é uma lei perfeita, por que Deus não dá-la a Israel no Sinai? Na verdade, por que não dar a Adão e Eva imediatamente após o primeiro pecado? Por que esperar 4000 anos?
Romanos 3:20, Gálatas 3:19-25 - Deus sabia que os homens não seriam salvos por perfeitamente manter uma lei. Mas o homem não sabia disso! Então Deus deu ao homem uma lei de obras que, em última análise não fornecia perdão. Isso deu ao homem o conhecimento do pecado: ele provou o homem era um pecador e nunca ser salvo por uma lei que exigia perfeita obediência. [Gálatas 2:16, 3:11; Hebreus 10; 3,4,9,10,17, Atos 13:38,39; 2 Coríntios 3:6-11, Colossenses 2:14]
Se Deus tivesse dado o evangelho a Adão ou a Israel, que nunca teria apreciado que, eles sempre pensaram que poderiam salvar-se pela obediência perfeita. Mas 4000 anos de história do Antigo Testamento, em que ninguém guardou a lei perfeitamente, prova-nos que devemos apreciar a lei do Novo Testamento da graça e da fé no sacrifício de Jesus. Este é o ponto inteiro dos livros de Romanos e Gálatas.
O livro de Hebreus faz com que muitos outros contrastes entre os Velho e Novo Testamentos para nos ajudar a compreender e apreciar o Novo Testamento. Mas para entender esses contrastes, devemos saber que o Antigo Testamento era como - devemos estudá-la.

C. A semelhança entre o Antigo Testamento eo Novo Testamento também nos ajuda a entender o Novo Testamento.

Muitas leis do Antigo Testamento foram repetidos e também ligado no Novo Testamento. Mas muitas dessas leis são explicados, interpretados e aplicados no Antigo Testamento, de uma maneira que nos ajuda a compreender as leis. Se a lei do Novo Testamento é o mesmo que a lei do Antigo Testamento, em seguida, os ensinamentos do Antigo Testamento e exemplos nos ajudar a saber como interpretar e aplicar a lei.

Novos professores inspirados do Novo Testamento freqüentemente usado no Antigo Testamento dessa maneira.

James 2:10-12 - As Antigo eo Novo Testamento ensinam que a única violação da lei merece punição: se cometermos um pecado, estamos culpados e na necessidade de perdão. Uma vez que ambas as leis ensinou esse mesmo princípio, o Antigo Testamento pode ser usada para nos ajudar a entender uma aplicação do Novo Testamento.
Hebreus 11 - Em ambos os Antigo e Novo Testamento, Deus recompensou os homens de fé. Assim, exemplos do Antigo Testamento pode nos ensinar a importância da fé eo que ele envolve.
Especificamente, esses exemplos mostram que a obediência é uma parte essencial da fé salvadora. Em cada exemplo, as pessoas recebem as bênçãos de Deus ou recompensas "pela fé", mas que a fé incluída obediência, não excluí-lo. O Antigo Testamento explica a relação do Novo Testamento de fé e obediência. [1 Coríntios 9:9,10]

Outras leis do Antigo Testamento pode nos ajudar a entender as leis semelhantes no Novo Testamento.

Idolatria
O Novo Testamento condena idolatria assim como o Antigo Testamento fez, mas exemplos do Antigo Testamento e descrições nos ajudar a entender o que envolve a idolatria e por que é tão terrível.
Por exemplo, o catolicismo pratica ajoelhado diante de imagens na adoração. Eles podem dizer que isto não é idolatria, porque eles não adoram a própria imagem, pois eles adoram aquele que a imagem representa Mas o Antigo Testamento mostra que ainda é idolatria..
Êxodo 32:4-6 - Israel afirmou que o Bezerro de Ouro representavam apenas Jeová. Mas Deus ainda condenado. O Antigo Testamento ensina que é idolatria a curvar-se diante de uma imagem de qualquer tipo como um ato religioso. Assim, quando o Novo Testamento condena idolatria, podemos saber que tais práticas são ainda errado. [Êxodo 20:4,5]
Regras de interpretação da Bíblia e estabelecendo Bíblia autoridade
Às vezes as pessoas questionam como devemos aplicar as revelações de Deus. Como podemos determinar o que Deus tem ou não autorizado?
Temos inspirado exemplos que mostram os princípios pelos quais os homens, com a aprovação de Deus, usados ​​e aplicava o Antigo Testamento. Assim, podemos usar o Novo Testamento, da mesma forma.
Em particular, aprendemos que quando Deus especifica uma certa prática, então nada de diferente ou além do que Deus especificado está errado! Este princípio é ensinado tanto no Antigo e Novo Testamentos. Mas como podemos ilustrar isso? Por Noah e madeira gopher, Nadabe e Abiú e fogo estranho, etc - exemplos do Antigo Testamento!
Isso é válido? Sim, porque o princípio de que não devemos mudar as leis de Deus, mas praticá-los exatamente como Ele deu-lhes é ensinado tanto no Antigo e Novo Testamentos. Ambos os testamentos são semelhantes a este ponto, de modo que o Velho Testamento nos ajuda a entender como aplicar o Novo Testamento.
[Deut. 4:2; Apocalipse 22:18,19; Mateus 15:9, Provérbios 14:12 e Jeremias 3:5-6; 10:23]

Conclusão

2 Timóteo 3:16-17 - "Toda a Escritura é inspirada, e proveitosa ..." Você e eu realmente acredito que as Escrituras do Antigo Testamento são rentáveis? E sobre Gênesis? 2 Reis? Ezra? Malaquias? Se nós realmente acreditamos que é rentável, então certamente veremos a necessidade de estudar tudo.
A lição que você e eu precisamos aprender é que devemos lidar com as Escrituras do Antigo Testamento, com razão. Devemos compreender que as leis do Antigo Testamento não são vinculativas, mas ainda há muito que podemos aprender com o Antigo Testamento. Se usarmos o Antigo Testamento de forma adequada, nenhum cristão está totalmente equipado em seu serviço a Deus se ele negligencia o estudo do Antigo Testamento.
Como diligente um estudante da Bíblia é você? Você aplica as Escrituras para sua vida? Você já recebeu o perdão oferecido com o evangelho? Você está vivendo uma vida de fé?