POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

A Providência de Deus

A Providência de Deus
Deus opera nas Relações Humanas?

O trabalho providência de Deus nos acontecimentos humanos para cumprir Seus propósitos? Será que ele fornecer para nós por meio de milagres ou a lei natural? Será que Ele nos guiar pelos sinais? Será que temos livre-arbítrio e poder de escolha?

A Bíblia ensina que a Providência de Deus trabalha em eventos humanos para cuidar de seu povo e cumprir Seus propósitos? Será que Deus proverá para nós por meio de milagres ou a lei natural? Como Deus revela a Sua vontade para nós? Será que devemos esperar que Ele usar os eventos em torno de nós como sinais para nos guiar? O homem tem o livre-arbítrio, livre arbítrio, eo poder de escolher o que vamos fazer, ou não a providência de Deus nos obriga a fazer a vontade de Deus, independentemente de nossa escolha?


Introdução:
 
Nota: Estes princípios sobre a providência baseiam-se na história de Ester, especialmente. Ester 4:13,14
Providência é "que a preservação, cuidado e governo que Deus exerce sobre todas as coisas que Ele criou, a fim de que possam realizar os fins para os quais foram criados" - ISBE, p. 2476. É atividades de Deus pelo qual ele "fornece" para que Sua vontade seja cumprida. Sua vontade é que os homens sejam salvos e ter a vida eterna. Assim, a providência é o meio que Ele utiliza para fornecer para o seu povo para ser perdoado e ser abençoado em suas necessidades particulares para que eles possam ser fiel e entrar na vida eterna.
[O substantivo "providência" não é usada em referência a Deus na Bíblia, mas o verbo "prover" é: Gen. 22:08; 1 Sam. 16:1; Heb. 11:40, Jó 38:41, Sl. 65:9; 78:20;. 132:15]


Deus providenciou para o seu povo usando Esther para preservá-los da morte.

Deus prometeu uma bênção a todas as nações e um governante do povo de Deus (Jesus) como um descendente de Abraão e de Davi, da tribo de Judá. Isso não poderia ter acontecido se Haman havia destruído todos os judeus.
Ester 4:14 - Mardoqueu afirma claramente a essência da providência: livramento surgirão para os judeus (o povo de Deus). O propósito de Deus não falhará.
O resultado: apesar de seu grande poder, Haman falhou tão miseravelmente que, embora não único judeu morreu, Haman foi morto na própria forma como ele queria matar Mardoqueu.

A Bíblia contém muitos outros exemplos em que Deus proveu para sua vontade de ser realizado.

Pessoas más foram destruídos pelo dilúvio, Noé salvou ainda.
Joseph, abandonado como um rapaz em uma terra estrangeira, tornou-se governador para salvar os descendentes de Abraão.
Moisés conduziu Israel da escravidão do Egito para Canaã.

Da mesma forma, Deus promete prover as nossas necessidades de hoje para que possamos fazer a Sua vontade.

Como Mordecai e Ester, que pode enfrentar obstáculos  e muita oposição. Deus não prometeu retirar todos os nossos problemas. Ele prometeu providenciar tudo que precisamos para sermos fiéis e receber a vida eterna, se estamos determinados a servi-Lo fielmente a todo custo.
* Você enfrenta dificuldades, tentações, desânimo e? Você está tentado a voltar para o mundo e desistir de servir a Deus? Deus proverá uma maneira de escapar (1 Coríntios. 10:13).
* Você tristeza por causa da saúde precária, a morte de um ente querido, ou maus tratos por outros? Deus não promete remover o problema, mas promete paz e força para suportar (Fp 4:6-7).
* Você esta sobrecarregado com a culpa do pecado e do medo do tormento eterno? Deus é capaz de salvar perfeitamente e dar a esperança da vida eterna (Hb 7:25).


Bíblia milagres são acontecimentos impossível pela lei natural: andar sobre as águas, acalmar a tempestade, levantando mortos, etc Algumas pessoas pensam que tudo influências de Deus na Terra são milagrosos.

O Livro de Ester revela que o propósito de Deus foi realizado sem milagres em tudo.

Não há um milagre no livro. Cada evento, visto no momento em que ocorreu, foi uma ocorrência, razoável natural. Mas Deus dirigiu e combinou-os de modo a produzir um feito incrível de Sua vontade. Considere vários eventos:
* Vasti foi deposto por desobedecer o rei. Isto não é impossível naturalmente.
* Esther foi escolhido para tomar o lugar dela. Isto parece natural.
* Mordecai relatou a conspiração contra o rei. Este foi apenas cumprindo seu dever.
* Esther falou ao rei, em nome do povo. Esta foi difícil mas não impossível.
* O rei não conseguiu dormir na noite antes do seu pedido, assim que tinha crônicas ler.

Hoje também, Deus está realizando seus propósitos através do direito natural.

O propósito dos milagres era confirmar que a mensagem do evangelho foi inspirada por Deus (Marcos 16:20;. Heb 2:3,4).

Milagres foram essenciais enquanto a mensagem estava sendo entregue. Agora que está completamente entregue, registrado e confirmado, lemos a Bíblia para aprender a verdade e produzir fé (2 Tm 3:16,17;. João 20:30 f). Dons sobrenaturais pelos quais os homens a verdade revelada e confirmou por milagres não são mais necessários para que eles deixaram (1 Co 13:8-10;. Judas 3; Atos 1:20 f).

Algumas pessoas pensam que toda a bênção especial que recebemos de Deus é um "milagre".

Se um homem é pronunciado em estado terminal, mas fica melhor, as pessoas dizem que é um "milagre". Quando negamos isso, eles dizem: "Você não acredita que Deus cura os doentes, responde às orações, e exerce seu poder hoje?" Eles vêem apenas duas opções, mas há um terceiro.
Será que Deus abençoe o seu povo e demonstrar Seu poder na história de Ester? Sim. Ele fez milagres? Não, Ele o fez através do direito natural. Da mesma forma hoje Ele responde à oração, cura os enfermos, e abençoa as pessoas através do direito natural.
Deus criou Seu universo de tal forma que Ele pode controlar as leis da natureza para fazer coisas incríveis. O livro de Ester é incrível. Mas esses eventos não eram impossíveis por lei natural, portanto, eles não eram milagres


Algumas pessoas pensam que, se eles não conseguem entender uma coisa, não deve ser verdade!

Eles negam que Deus existe e trabalha no mundo, porque eles não entendem como. Mas há muitas coisas na vida que acreditamos ser verdade que nós não entendemos: que é vida? Como sua função cerebral?

A história de Ester mostra claramente Deus funciona para o seu povo, mas mostra claramente que não entendemos como, o quê, ou por que Ele faz o que faz.

4:14 - "Quem sabe se não chegaste ao reino para um momento como este?" Quando Ester se tornou rainha, nenhum ser humano poderia ter previsto o serviço que ela tornaria. Mesmo Mordecai não tinha certeza de que Deus iria usar este meio para libertar o povo - talvez fosse desta forma, talvez de outra forma - quem sabe?
4:16 - Ester concordou em falar com o rei, mas concluiu: "Se eu morrer eu perecer.". Ela não tinha nenhuma maneira de saber o que iria acontecer. Talvez o rei concederia seu pedido, talvez ele poderia ignorá-la, talvez ele iria matá-la por isso. O povo de Deus muitas vezes foram martirizados por falar da vontade de Deus.
(Deuteronômio 29:29) - "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as coisas que são reveladas nos pertencem a nós." Como providência obras é uma "coisa secreta".
[Nota outros exemplos em 2 Sam. 12:22; Heb. 11:17-19; Gênesis 45:4-11; 50:15-21]

Então, nós muitas vezes não sabem como Deus está trabalhando, por que Ele faz o que faz, ou o que será o resultado.

Mas temos de acreditar que vai trabalhar para a nossa salvação eterna segundo a Sua vontade, se estamos determinados a permanecer fiel.
* Estamos diante de doença ou morte na família. Qual será o resultado ser? "Quem sabe?"
* Estamos perseguidos e combatidos como os judeus eram - as coisas parecem sombrias. Talvez estejamos presos, sentenciados à morte. Como Deus vai resolver isso? "Quem sabe?"
* Estamos tentando converter alguém. Será que eles vão obedecer? "Quem sabe?"
* Você está pensando em mudar para assumir um novo emprego em outra cidade. Que trabalho e em que cidade seria a melhor escolha para fazer a vontade de Deus? "Quem sabe?"
* Temos conflito na igreja ou em nossa família. Qual será o resultado ser? "Quem sabe?"
* Nós enfrentamos tentando problemas financeiros. Como vai funcionar no final? "Quem sabe?"
Não sabemos como Deus vai resolver estes problemas, que ele vai usar, ou os eventos que irão ocorrer. Estes não são revelados na Bíblia. O que podemos saber com certeza é que Deus vai trabalhar para a nossa salvação final, e Ele pode nos ajudar a ser fiel em todas as circunstâncias, se estamos dispostos a ser.
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus ..." - Romanos 8:28.

Portanto, não devemos tentar interpretar os acontecimentos da vida como uma mensagem de Deus está usando para nos dizer o que ele faz ou não quer que façamos.

Algumas pessoas tentam "ler nas entrelinhas" de eventos todos os dias para encontrar uma mensagem de Deus.

Eles olham para esses acontecimentos como sinais de Deus se comunica por eles.
* Alguns evento acontece e as pessoas dizem, "Eu sabia que o Espírito estava me levando para ..." ou "Deus deve estar tentando lhe dizer algo."
* Dr. James Dobson, em seus livros Preparando-se para Adolescência e Vida on the Edge, diz que podemos conhecer a vontade de Deus para nossas vidas, procurando por portas abertas ou fechadas de oportunidade. Obstáculos para os nossos propósitos são vistos como Deus nos dizendo que não quer que façamos uma coisa. Mas se as barreiras são removidas, o que significa Ele quer que façamos isso.
Exemplo: Um homem queria concorrer a um cargo público para que ele sugeriu que ele deveria tentar e ver se as coisas funcionaram bem. Se assim for, Deus deve ter queria que ele fizesse isso.

Este utiliza a providência como uma avenida pela qual Deus revela Sua vontade para nós.

Há dois problemas: Primeiro, nós não entendemos o que Deus está fazendo, assim como nada pode ser revelado por ele? Em segundo lugar, o Diabo está trabalhando em nossas vidas também. Quando interpretamos os acontecimentos, como podemos saber se Deus está fazendo ou Satanás é? Exemplos:
* Mordecai enfrentou sérios problemas, porque ele se recusou a se curvar a Haman. Essa provar que Deus queria que ele se curvar?
* Esther vi muitas barreiras impedindo-a de falar com o rei. Ela poderia até ter morrido. Ela deveria ter concluído que Deus queria que ela ficar quieta?
* José foi vendido como escravo e, em seguida, preso. Será que isso significa seu curso de ação estava errado? Não, ele mais tarde compreendeu isso era tudo para cumprir a vontade de Deus.
* Job enfrentou todos os tipos de obstáculos. Ele deveria ter interpretado isso como um sinal de Deus queria que ele vivesse de maneira diferente? Não, era uma tentação do diabo! Mas Jó não sabia disso. Ele enfrentou os problemas, pois sua conduta estava certo, não porque ele estava errado.
A idéia de que você pode olhar para os sinais em sua vida para lhe dizer o que Deus quer que você faça nada mais é superstição. Ele está à procura de presságios como pessoas gentios. Providência não é uma revelação!
Quando as pessoas começam a interpretar os acontecimentos em suas vidas como sinais de Deus, a resposta adequada é a de Mordecai: "Quem sabe?"
A maneira de aprender o que Deus faz ou não quer que você faça é, não pela procura de sinais em sua vida, mas, pesquisando as Escrituras e obedecê-las (2 Tm. 3:16,17). Quando a palavra de Deus não revela uma coisa para ser aceitável ou inaceitável, então devemos usar o nosso bom senso e confiar em Deus para abençoar nossas vidas para trabalhar para o bem em seu serviço..


Algumas pessoas pensam que, se Deus determinou para resolver as coisas segundo a Sua vontade, isso significa que as pessoas não têm uma escolha em que eles vão fazer.

A história de Ester mostra as pessoas têm uma escolha a fazer o bem ou o mal. A decisão que determina se tornar Deus recompensará de puni-los.

Esther teve uma escolha - 4:8,14

Mardoqueu pediu a ela para defender os judeus. Ela obedeceu e Deus recompensou-la.
Mordecai percebeu Esther também poderia se recusar a ajudar. Se o fizesse, ela iria morrer, mas Deus ainda realizar suas promessas.

Hamã tinha uma escolha.

Deus não força a Haman para o mal. Deus não tenta ninguém (Tiago 1:13). Hamã era mau, porque ele deu para seu próprio orgulho pecaminoso (1 João 2:15-17;. Tg 1:14,15). Como resultado de sua escolha para o pecado, ele foi punido.
Mas, apesar do pecado de Hamã, Deus cumpriu seu propósito. Ele poderia ter escolhido para ser justo, e Deus ainda teria realizado seu propósito.

Da mesma forma, que hoje são livres para fazer o bem ou o mal. De qualquer forma Deus irá cumprir seus propósitos. Mas se estamos recompensado ou punido depende da nossa escolha.

Josué 24:15 - Josué desafiou o povo a escolher se quer ou não servir a Deus.
Apocalipse 22:17 - Quem quiser pode tirar da água da vida livremente.
Marcos 16:15,16 - O evangelho deve ser pregado a todos. Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
Como Ester e Hamã, temos o poder de escolher obedecer a Deus ou não. Se obedecermos, Ele pode nos usar para o bem em realizar a Sua vontade, assim como Ele usou Ester. E vamos ser eternamente recompensado. Se desobedecer, ele ainda vai cumprir Seus propósitos, apesar de nós, assim como ele fez sobre Haman. Mas vamos ser punidos eternamente.
Isto significa que cada um de nós tem uma escolha a fazer. Você vai escolher para obedecer a Deus para que Ele possa usar sua providência para abençoar sua vida e fortalecê-lo para receber a vida eterna?