POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

Significado da Ressurreição de Jesus

O significado da Ressurreição de Jesus:
Evidência, Salvação, perdão e destinos eternos

Por que a ressurreição de Jesus importante para a fé cristã? O que significa a nossa ressurreição e destino eterno, perdão, salvação e da vida dos cristãos?

Por que a ressurreição de Jesus de fundamental importância para a fé cristã? Quais as evidências que nos dão a respeito de Cristo como Senhor, Filho de Deus, a Divindade, e Salvador do pecado? O que podemos aprender sobre a nossa própria ressurreição do juízo, morto, e seu destino eterno? O que isso ensina sobre o perdão dos pecados, as condições da salvação, ea vida dos cristãos? Por que é a ressurreição de Jesus importante para você?


Introdução:

A ressurreição foi um dos temas mais citados na pregação dos apóstolos.

Ele foi anunciado como uma prova importante para a afirmação de Jesus. Mas também foi usada para ensinar muitas outras lições importantes.
Se a ressurreição era tão importante na pregação de homens inspirados no primeiro século, com certeza ele deve ser tão importante em nossa pregação hoje.

O objetivo deste estudo é analisar o significado da ressurreição de Jesus.

Vamos considerar como pregadores do evangelho no Novo Testamento usaram a ressurreição de Jesus em suas pregações. Isso deve nos mostrar como devemos usá-lo em nossa pregação hoje.
A pregação do evangelho sobre a ressurreição, ensina lições de importância sobre os seguintes assuntos:

I. A Natureza de Jesus


Romanos 1:4 - Jesus foi declarado ser o Filho de Deus com poder, ... pela ressurreição dos mortos. A ressurreição foi pregado aos judeus e gentios como uma prova importante de que é Jesus. Hoje precisamos de provas semelhantes para fortalecer a fé dos crentes e também para responder aos desafios de ateus, humanistas e evolucionistas.
Considere alguns dos muitos exemplos onde a ressurreição usados ​​para confirmar as alegações de Jesus.

Lucas 24:44-46

Jesus afirmou sua ressurreição cumpriu a profecia e provou ser Ele o Cristo predito por profetas do Antigo Testamento.
O objetivo principal dos milagres de Jesus foi para confirmar que seu ensinamento era de Deus e Suas afirmações eram verdadeiras. Quando um homem afirmou ter dado a ele uma mensagem diretamente por Deus, as pessoas precisavam de alguma maneira para determinar se ou não essa afirmação era verdadeira. Se que o homem poderia realizar atos que são impossíveis por lei natural, as pessoas saberiam que Deus estava realmente trabalhando por ele, e acredito que seria o seu ensinamento.
De muitas maneiras, a ressurreição de Jesus é o maior milagre que nunca ocorreu, e é o melhor suportado por testemunhas oculares. Isso prova que declarações de Jesus e de ensino são verdadeiras. Certamente, Deus nunca teria levantado a Jesus se Ele fosse um falso mestre e não quem Ele afirmava ser.
[Marcos 16:20, Hebreus 2:3 f; Atos 14:3]

João 20:24-31

Aqui está um exemplo de aparições de Jesus a testemunhas para provar que ele havia surgido. Essas aparições convenceu as pessoas a confessar Jesus como "Senhor e Deus." Embora não possamos vê-lo pessoalmente, mas as testemunhas oculares escreveu o que viu para que possamos acreditar que Jesus é o Filho de Deus e pode ter a vida eterna.
O poder desta afirmação pode ser visto quando percebemos que nenhuma outra religião importante ainda afirma que o fundador de sua fé ressuscitou dos mortos. Não que essas reivindicações são feitas pelo judaísmo para Moisés, nem pelo Islã por Maomé, nem pelos budistas para Buda, etc Por que não? Porque seria tão difícil convencer as pessoas que tinham sido realizadas. Mas Jesus não só fez a afirmação, ele apresenta depoimentos de testemunhas oculares para convencer as pessoas honestas é verdade.
A ressurreição é uma reivindicação exclusiva do evangelho de Jesus. [Atos 13:28-37, Mateus 12:39 f]

Atos 2:23,24,29-32,36

Depois que Jesus subiu ao céu, os apóstolos pregaram (como Pedro fez aqui) que os judeus mataram Jesus, mas Deus o ressuscitou e os apóstolos foram testemunhas oculares que ele estava vivo novamente. Esta tinha mesmo sido profetizado no Antigo Testamento por David. Isso leva à conclusão de que Jesus é Senhor e Cristo [1 Coríntios 15:4, Atos 17:03]
Observe o fato surpreendente de que este foi profetizado antes do tempo, tornando-se um duplo milagre. Ela exige poder milagroso apenas para ser capaz de prever eventos futuros e tê-los ser cumprida. Mas a profetizar um evento específico milagrosa, como a ressurreição, seria um milagre em ambas as extremidades - tanto o ato de profecia eo evento previsto seria milagroso.
Mas a ressurreição foi previsto, não apenas por profetas do Antigo Testamento, mas Jesus mesmo durante Sua vida (João 2:18-22; Mateus 16:21). Observe o quão improvável seria que um impostor jamais guardar Seus seguinte depois de fazer tal afirmação: ele seria provou ser uma fraude 3 dias depois de sua morte.
É muito difícil levar as pessoas a sério quando fazem previsões de que eles irão surgir dos mortos em um determinado momento, porque as suas previsões falham. Jesus não só fez a afirmação, ele fornece uma multidão de testemunhas que Ele fez boa Sua reivindicação, e as pessoas foram convertidos aos milhares, quando este pedido foi pregado. [Mateus 17:23; 20:19; 27:63; 17:9; 26:32, Marcos 8:31; 9:31; 10:34; 9:9,10; 14:28, Lucas 9:23; 18:33;. 24:4-7,44 f]
Imagine a potência necessária para levantar alguém dentre os mortos. Então, imagine a potência necessária para prever de antemão que você estava indo para fazê-lo. Jesus e os profetas do Antigo Testamento predisseram que o Cristo iria surgir dentre os mortos. Muitas testemunhas testemunhar que Jesus fez, exatamente quando ele disse que faria. Que maior prova de que alguém pode querer que Jesus é o Filho de Deus?
[Nota também Atos 3:15; 5:30; 10:40; 13:33 ss; 17:3; 17:18,31, etc]

II. O Destino do Homem


Três eventos futuros estão ligados nas Escrituras para a ressurreição de Jesus:

A. A Ressurreição de Todas as Pessoas

1 Coríntios 6:14 - Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. O mesmo Deus que prometeu levantar Jesus, também prometeu para nos levantar. Se nós cremos que Ele cumpriu a promessa de levantar Jesus pelo Seu poder, então devemos acreditar que Ele manterá Sua promessa de elevar-nos por esse mesmo poder. [2 Coríntios 4:14]
1 Coríntios 15 - Vv 12-14 explicar que a ressurreição de Jesus prova que os homens podem ser levantadas pelo poder de Deus. Vv 20-23,25,26 - a ressurreição de Jesus é a garantia (primícias), demonstrando que Ele nos levantará. O primeiro fruto a amadurecer, de pomar ou jardim, dá esperança de mais para vir. Assim, a ressurreição de Jesus nos garante que haverá uma colheita em que vamos todos ser levantada.
[1 Tessalonicenses 4:13-17]

B. O julgamento de todas as pessoas

Atos 17:30,31 - A garantia de que Deus vai nos julgar é o fato de que Ele ressuscitou a Jesus. Para que todos sejam julgados, primeiro devemos voltar dos mortos. O fato de Deus já levantou Jesus demonstra Seu poder para manter sua promessa de levantar e, em seguida, julgar-nos.
Se um homem veio a promessa de lhe dar uma casa nova, a maioria de nós seria cético. Mas se ele poderia produzir um número de pessoas a quem ele já tinha dado uma nova casa, estaríamos mais propensos a acreditar.
O mesmo Deus que prometeu levantar Jesus e cumpriu essa promessa, também prometeu levantar-nos e julgar nossas vidas através de Jesus. Se aceitarmos a prova de que Jesus ressuscitou, então devemos crer na promessa de Deus que Ele vai nos julgar.

C. A Recompensa Eterna dos Justos

1 Tessalonicenses 4:13-18 - Se não há ressurreição dos mortos, então nossa única recompensa para a justiça teria de vir durante esta vida. Mas, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou (v14), então devemos também acreditar que, quando Ele voltar, os mortos serão ressuscitados e estaremos com Ele para sempre.
1 Pedro 1:3,4 - Nós somos gerados para uma viva esperança de uma herança eterna, pela ressurreição de Jesus. Se morrer antes de Jesus voltar (como a maioria dos homens têm), então a receber esta recompensa, que deve ser levantada. A ressurreição de Jesus prova que Deus manterá sua promessa de levantar e nos recompensar.
Para os cristãos, a ressurreição de Jesus é importante, não só porque nos prova que Ele é, mas também porque é a base para a esperança de nossa própria recompensa eterna.
[1 Coríntios 15:9]

III. A vida de um cristão


Além de ensinar-nos sobre o nosso destino eterno, a ressurreição de Jesus pode nos ensinar lições importantes sobre a nossa vida diária como cristãos:

A. A obediência à Palavra de Deus

Atos 2:36 - Ressurreição de Jesus (vv 23-32) mostra-nos que Ele é Senhor e Cristo. Lucas 6:46 - O Senhor é o que você deve obedecer.
2 Coríntios 5:15 - Jesus morreu por todos para que não vivam mais para si, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por nós. Ao morrer e ressuscitar, Jesus nos comprou. Ele nos comprou com o preço do Seu sangue, assim que nós pertencemos a Ele e deve deixá-lo controlar nossas vidas.
Ilustração: Suponha que eu concordo em vender meu carro, e você me paga o preço que acordar, mas quando você vem para levá-lo, eu me recuso a dar-lhe posse! Eu quero que você pague para o carro, mas eu ainda quero controlá-lo e usá-lo para os meus propósitos. Da mesma forma, muitas pessoas querem Jesus para comprá-los do pecado - aceitar Seu preço de pagamento -, mas não quer transformar o controle de suas vidas a ele.
Romanos 6:4-13 - O batismo simboliza, e não apenas a morte de Jesus, mas também a Sua ressurreição (vv 4,5). No batismo, passamos por uma morte (como Jesus morreu na cruz), em que o corpo do pecado é condenado à morte ou separados de nós (vv 6,7). Mas nós também passam por uma ressurreição em que deve andar uma vida nova, um separado do pecado.
Por que você foi batizado na morte de Jesus? Para se livrar dos pecados. Você precisa disso porque o salário do pecado é a morte (v23). Mas, se vemos o valor de se livrar do pecado, então devemos também ver o valor de ficar longe dele depois de ter se livrado dele.
Isso é simbolizado pela ressurreição de Jesus. Assim como Ele foi criado para nunca mais morrer, por isso devemos ser perdoados para nunca mais servir ao pecado novamente (vv 8-13).
A pessoa que pede a Jesus para perdoá-lo do pecado, é comprometer-se a dedicar sua vida a viver sem pecado. É verdade, se pecarmos de novo, podemos ser perdoados de novo, mas não se racionalizar, justificar e desculpar os pecados e então continuar a recusar a se arrepender e mudar. Para continuar no pecado é deixar de ver o significado da ressurreição de Jesus.
[Romanos 14:9, 1 Coríntios 06:19 f]

B. poder em nossas vidas

Efésios 1:19,20 - Nós podemos ter em nossas vidas o poder de Deus que ressuscitou Jesus. Consideramos como é grande o poder deve ser o de causar a ressurreição. Imagine ter esse tipo de poder trabalhar em sua vida!
Efésios 6:10-13 - Aqui está o que esse poder pode fazer em nossas vidas. Quando Jesus ressuscitou, Ele ganhou sua maior vitória sobre Satanás. Da mesma forma, podemos derrotar Satanás em seus esforços para nos levar ao pecado, se usarmos o poder de Deus fornece.
A ressurreição de Jesus ensina grandes lições para os cristãos. Não só prova que temos grandes bênçãos em frente na eternidade, mas também prova que os grandes responsabilidades e grande poder que podemos ter em nossas vidas agora.
[Romanos 8:33-35, 1 Coríntios 15:58, Filipenses 3:10]

IV. Perdão dos Pecados


A. O que a ressurreição de Jesus têm a ver com nossa salvação?

1 Coríntios 15:13-17

Se Jesus não ressuscitou, é vã a nossa fé e ainda estamos em pecado. Somos salvos pela Sua vida, porque Ele teve que ser levantada depois que ele morreu ou não poderíamos ser salvos! [Atos 13:38,39, Hebreus 7:25]

Romanos 4:24,25

Jesus foi entregue por nossos pecados e ressuscitado para [por causa do - NVI] nossa justificação [isto é, porque precisávamos dele, cf. Hebreus 2:9]. Sua ressurreição é tão essencial para nossa salvação, como a Sua morte. Que bom seria para ele morrer, se Ele não foi criado? Ele não tinha sido levantada, Satanás seria o vencedor. Mas, ao ressuscitar dos mortos, Jesus conquistou a vitória final.

Romanos 5:10

Somos reconciliados pela morte de Jesus e salvos pela sua vida.
Calvinistas (incluindo alguns irmãos) dizem que isso significa vida sem pecado de Jesus é imputada a nós: Deus nos dá crédito para as boas obras que Jesus fez. Se pecamos, eles dizem que Deus só vê boas obras de Jesus em nós e tem vista para os nossos pecados, mesmo que nunca nos arrependemos ou pedir perdão. Então, eles têm comunhão todos aqueles que foram batizados, apesar de ensinar e de erro prática.
Onde é que a passagem diz que o personagem sem pecado de Jesus ou obras são creditadas a nós, ou as pessoas são contadas sem pecado, mesmo quando eles não se arrependem? Esta doutrina contradiz muitas outras passagens. Vida sem pecado de Jesus não é mais imputada a nós do que o pecado de Adão é imputada a nós [Ezequiel 18:20].
A "vida" pelo qual somos salvos refere-se a ressurreição de Jesus. Somos reconciliados pela Sua morte e salvos pela sua vida. Note-se que a morte veio primeiro, depois veio a vida. A "vida" que salva é a vida de Jesus depois da morte, isto é, a Sua ressurreição. Isto simplesmente confirma o que já aprendemos de outras passagens.

B. Como podemos receber esta salvação através de Sua ressurreição?

Note como todas as condições de perdão e vida eterna é amarrado pelas Escrituras para a ressurreição de Jesus.

Ouvir e crer

1 Coríntios 15:1-4 - Para ser salvo, devemos ouvir e crer no evangelho, incluindo a mensagem da ressurreição.

Arrependimento

Atos 17:30,31 - Todos são ordenados a arrepender-se, porque seremos julgados. Qual é a prova de que isso é verdade? A certeza disso é o fato de Jesus foi levantado.
Tão certo quanto Jesus ressuscitou dentre os mortos, apenas que, certamente, todos os homens devem se arrepender de seus pecados, a fim de estar pronto para julgamento. Você já se arrependeu?

Fé e confissão

Romanos 10:9,10 - Devemos crer na ressurreição e confessar Cristo como Senhor para ser salvo
Você sabia que as pessoas não podem ser salvos que não acreditam na ressurreição de Jesus? Muitas pessoas afirmam ser cristãos - mesmo proeminente pregadores denominacional - que duvidam ou negam a ressurreição de Jesus. O evangelho diz que, para ser salvo, você deve acreditar que Deus o ressuscitou dentre os mortos.
Não é o suficiente para acreditar que Jesus é o Filho de Deus que morreu por seus pecados. Você também deve acreditar que Ele ressuscitou dos mortos!
Então você deve confessar Cristo como seu Senhor: aquele que tem o direito de controlar sua vida. Mas lembre-se que a Sua ressurreição é o que prova que Ele é o Senhor (1:4)

Batismo

1 Pedro 3:21 - Em semelhança com a salvação de Noé, o batismo nos salva, pela ressurreição de Jesus. Se você acredita que a ressurreição de Jesus é essencial para nossa salvação, que é preciso entender também que o batismo é essencial para que você possa ser salvos pela ressurreição.
Colossenses 2:12,13 - Como em Romanos 6:3-5, estamos enterrados e ressuscitados com Cristo no batismo. O perdão dos pecados nos dá vida nova com ele. Esta nova vida refere-se a "nascer de novo" para se tornar uma nova criatura em Cristo (2 Coríntios 5:17). Isso ocorre no batismo, e não antes. Se você acredita que a ressurreição de Jesus é essencial para o novo nascimento, então você também deve entender que o batismo é essencial para que você nascer de novo.
Note também a implicação de que o batismo deve ser uma imersão, pois estamos sepultado e ressuscitou com ele. Aspersão e derramamento não satisfazem, porque não devidamente simbolizar o sepultamento de Jesus ou de Sua ressurreição.
E lembre-se que já enfatizou que a ressurreição de Jesus ensina que o batismo deve ser seguido por uma vida fiel.

Conclusão

Você acredita que a evidência de que Jesus ressuscitou dos mortos? Se sim, então você deve aceitar a consequência de que Ele é o Filho de Deus. Você também deve acreditar que um dia Ele vai julgá-lo e dar-lhe a vida eterna, se você obedecer ao evangelho e, então, viver uma vida de fé. Quando as pessoas não responder corretamente ao evangelho, eles demonstram que eles não apreciam verdadeiramente o significado da ressurreição de Jesus.