POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

O que são Textos Paralelos?






Paralelismo

Paralelismo
Uma Lição de Abrão

 

O que é paralelismo? Paralelismo não é necessariamente uma abordagem completamente nova. Na realidade, é simplesmente uma forma de estudo da Bíblia tendo uma abordagem tópica. Nós cunharam o termo "paralelismo" termo simplesmente para enfatizar a parte essencial desta abordagem.

Em toda a Bíblia há passagens semelhantes relatando os mesmos acontecimentos que aparecem em diferentes livros. Os Evangelhos são um exemplo primordial disso. Uma vez que todos os quatro eventos contas recordes na vida de Jesus, existem muitas partes desses quatro livros que aparecem nos outros livros também. Às vezes uma conta terá detalhes adicionais que o outro não. Outro relato pode se concentrar em uma nuance especial do evento e nos fornecer uma perspectiva ligeiramente diferente.

Estas contas são muitas vezes referidos como passagens paralelas. Um exemplo simples de passagens paralelas são Mateus 28, Marcos 16, Lucas 24 e João 21. Todos estes quatro capítulos narram a ressurreição de Jesus Cristo. E enquanto passagens paralelas são, talvez, mais comum nos quatro Evangelhos, eles também ocorrem com freqüência no Velho Testamento também. Alguns dos eventos encontrados nos livros de I e Crônicas II podem ser encontradas em livros tais como I e Reis II ou I e II Samuel, por exemplo.

Quando aplicamos o "paralelismo" termo que realmente expandir essa noção de paralelos bíblicos para incluir coisas como Daniel 2, 7 e 8, juntamente com Apocalipse 13 e 17. Todos esses capítulos incluem visões de animais, reis e reinos que levam até o fim dos tempos.

Por causa dos motivos listados na seção Problemas, sentimos que nenhum estudo da história bíblica ou doutrina é adequada até ou a menos que leve em conta todas as passagens bíblicas que tocam nesse mesmo assunto ou evento. Por esta razão, quando estudamos Apocalipse, é melhor estudar partes do Apocalipse lado a lado com passagens de Daniel e de Zacarias, por exemplo, do que seria a de simplesmente estudar o livro do Apocalipse, do começo ao fim, sem referências cruzadas. E isso se aplica a cada tópico e doutrina na Bíblia.

A chave para esta abordagem é a capacidade do estudante para localizar passagens paralelas. Por esta razão, a um mais familiar torna-se com toda a Bíblia melhor. Mas, é claro, isso leva tempo e energia para se desenvolver.

A memória é construída pela associação. Então, como busca de passagens paralelas ao longo da Bíblia que são mais propensos a se familiarizar não apenas com que as coisas estão na Bíblia, mas como formar e reconstruir sólidos argumentos apologéticos em defesa da doutrina ortodoxa.

E felizmente temos muitas ferramentas à nossa disposição, mesmo se não temos uma familiaridade suficiente com a Bíblia. Materiais de referência, como uma Bíblia com uma coluna de referência cruzada, uma concordância, ou até mesmo software de Estudo da Bíblia são essenciais não só para nossa habilidade de localizar passagens paralelas, mas para procurar palavras em hebraico e vocabulário grego.

Em suma, esta é a nossa abordagem. Porque uma boa compreensão da doutrina é de tal importância para viver uma vida equilibrada e saudável cristã acreditamos estudo da Bíblia deve ser abordado de uma forma mais eficiente que facilita o desenvolvimento de um domínio da doutrina.

Se estamos estudando a redenção, a cronologia do dia da ressurreição, a genealogia de Jesus, o simbolismo de Apocalipse, a vida do rei Davi, ou qualquer outro assunto, é muito mais eficiente para olhar para todas as passagens paralelas da Bíblia de um lado sujeito a lado do que ler o livro de um autor contemporâneo sobre o tema ou ler um livro da Bíblia capítulo por capítulo.

Acreditamos que tendo a abordagem de paralelismo é a melhor maneira de ver toda a perspectiva bíblica sobre um assunto e por isso acreditamos que é a melhor maneira de estudar a Bíblia.
--------------------
ma Lição De Abraão

Introdução
O Problema
Uma Lição De Abraão
Paralelismo


Não é segredo pequeno que grande parte do Antigo Testamento e grande parte do Novo Testamento olha para Abraão como uma espécie de architype da nossa fé e relacionamento com Deus. Passagens como Romanos 4 e Hebreus 11 são alguns exemplos proeminentes.
03:06 Romanos 4:3 e Gálatas nos diz que Deus considerou justo Abraão por causa de sua fé. Agora, o Novo Testamento relata vários casos, na vida de Abraão, onde exerceu fé em Deus.
A conta em Romanos 4 diz que Abraão foi justificado pela fé, quando ele acreditou na promessa de Deus para dar-lhe um filho, apesar de sua idade avançada.
James 2:21-23 também nos diz que Abraão foi justificado pelas obras quando ofereceu seu filho Isaac sobre o altar, observando que sua fé foi aperfeiçoada em que trabalho. Tiago 2:23 conclui que é por causa deste ato que a escritura diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça e ele foi chamado amigo de Deus".
Se você já leu nossa seção intitulada "Nossa abordagem: Paralelismo", você irá notar que estamos usando paralelismo no estudo da fé de Abraão.
Hebreus 11 entra em mais detalhes sobre o exemplo de que fala Tiago 2.
Hebreus 11: 17 Pela fé Abraão, quando foi provado, ofereceu Isaque, e que recebera as promessas ofereceu o seu filho unigênito, 18 dos quais foi dito: Em Isaque será a tua descendência ser chamada: 19 de Contabilidade que Deus foi capaz de criá-lo, até mesmo dentre os mortos, de onde também recebeu-o em uma figura
Para apreciar verdadeiramente a situação que Abraão existisse em nós também deve dar uma olhada na conta inicial destes dois eventos de Gênesis.
Gênesis 17: 19 E Deus disse: Sara, tua mulher te dará à luz um filho de fato, e lhe porás o nome de Isaac, e eu estabelecerei a minha aliança com ele uma aliança eterna, e com a sua descendência depois dele.
Gênesis 22: 1 E sucedeu que, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis que aqui estou. 2 E disse: Toma agora o teu filho, teu único filho, Isaque, a quem Tu amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que eu te direi.
Aqui é a situação de Abraão está dentro Observe como o familiar que possa parecer para aqueles de nós lutando para entender a Palavra de Deus em toda a sua dimensão e comlexity hoje.
Abraão recebeu duas palavras de Deus. 1. Que Deus possa abençoá-lo e torná-lo uma grande nação através de Isaque. E 2. Que ele era para sacrificar Isaque sobre um altar em holocausto. Agora, naquela época, Isaac ainda não tinha tido filhos. Assim, Abraão é aquele dilema.
Abraão está olhando para o cano de duas declarações aparentemente contraditórias de Deus. Uma palavra de Deus diz que Isaac vai produzir uma grande nação dos descendentes de Abraão. A outra palavra de Deus diz para matar Isaac antes de ter tido filhos. Muito contradição. Parece que para Abraão a acreditar que a segunda palavra impediria a primeira Palavra de vir verdadeiro. E ainda, se Abraão desobedece a segunda palavra, ele ao mesmo tempo negar a autenticidade da primeira palavra desde que ele acreditava que as palavras vieram da mesma fonte, ou seja, Deus.
Então, o que Abraão fez? Como ele lida com essa aparente contradição? Será que ele ignora a contradição? Será que ele apenas obedecer sem pensar? É isso que a fé de Abraão foi? É isso que nossa fé deve ser? É que o tipo de fé que Deus credencia com a justiça?
Não. A Bíblia nos diz que Abraão não agiu em fé cega. Ele também não ignorar a contradição. Em vez disso, diz que tomou uma prestação de contas. Vamos olhar para a palavra grega "contabilidade" em Hebreus 11:19. Aqui está a definição na sua totalidade.
3049 logizomai log id'-zom-ahee
voz média de 3056; TDNT-4: 284.536; v
AV-pensar 9, impute 8, acho 6, contagem de 5, conta 4, suponha que dois, razão 1, número 1, misc 5; 41
1) a contar, contar, computar, calcular, contar sobre
1a), a ter em conta, para fazer uma conta de
1a1) metaph. para passar para a própria conta, para imputar
1a2) uma coisa é contado como ou seja ou seja, algo, como aproveitar para ou equivalente a algo, como tendo a força como peso e
1b) para o número entre, contar com
1c) para contar ou conta
2) a contar para dentro, contar para cima ou para pesar as razões, para deliberar
3) Pelos cálculos de todas as razões, para recolher ou inferir
3) a considerar, ter em conta, pesar, meditar sobre
3b) para supor, julgar, julgar
3c) para determinar, a finalidade, decidir
A primeira coisa de nota aqui é a grafia da palavra grega. A raiz da palavra é logos, a mesma palavra usada em João 1 para descrever o preincarnate Jesus Cristo.
Nesta palavra também pode reconhecer uma semelhança com a nossa Inglês palavra "lógica". Nosso Inglês palavra "lógica" é também derivado do grego "logos", referindo ao aspecto de "logos", que refere-se à razão. Quando olhamos para as muitas variações nessa definição, vemos que é exatamente isso que Abraão está fazendo. Abraão está usando sua razão de conciliar as duas afirmações aparentemente contractory da Palavra de Deus.
E isso uso da razão interferir com a sua fé? Não. Muito pelo contrário. De acordo com Hebreus 11:17 e Tiago 2:21-23, este processo resultou na fé. Também resultou na crença de Abraão no sobrenatural, que Deus poderia ressuscitar os mortos.
A partir deste estudo simples que temos exposto e refutado o mito cristão moderno que a razão eo pensamento crítico são obstáculos para a fé eo sobrenatural. A nossa capacidade de usar a razão vem de Deus e, como Abraão, ele não só espera que usá-lo, mas ele elogia a nós para fazê-lo.
Jude: 10 e Isaías 1:3,18 ainda enfatizar que Deus deseja que usemos nossa razão para considerar os seus caminhos para que possamos ser persuadido e segui-lo.
Isaías 1: 3 O boi conhece o seu dono, eo jumento a manjedoura do seu dono: mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Isaías 1: 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.
(Por causa de seu significado profético sobre o Evangelho, o aspecto mais interessante de Isaiah1: 18. Pode ser que isso implica a necessidade toda de Cristo e nossa salvação pode ser deduzida por simples raciocínio de que já sabemos)
(NVI) Jude: 10 Mas esses homens falam de forma abusiva contra o que eles não entendem, e as coisas que eles não entenderiam por instinto, como animais irracionais - estas são as mesmas coisas que destruí-los.
O fato é que Deus quer que usemos a nossa razão. Ele nos deu essa capacidade e é uma das coisas que nos distingue dos animais. Ele glorifica a Deus por nós usá-lo.
Quando pensamos sobre isso, sem lógica, nada é cognoscível. Todo o processo de aprendizagem é a de aplicar a lógica para as coisas. Na verdade, ninguém pode mesmo rejeitar o uso da lógica, sem a aplicação da lógica. Sempre que dizemos "porque" ou "por quê?" estamos aplicando a lógica ea adição do nosso testemunho de sua necessidade. A única diferença é a extensão em que estamos todos dispostos a manter tudo sobre nós responsáveis ​​perante um padrão lógico.
O pensamento crítico é o processo de aplicar a lógica para o que podemos ver e experimentar para chegar a uma verdadeira compreensão do nosso mundo. Todo o processo científico é composto por esta abordagem simples. Nesse sentido, até mesmo a teologia é ciência desde que segue essa abordagem. A chave é a objetividade.
João 7: 17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
I João 2: 27 E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine: a verdade, mas como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é, e não é mentira, e mesmo como vos ensinou, haveis de permanecer nele.
Enquanto nós nos esvaziamos de viés, e buscam apenas saber qual é a verdade, seremos capazes de vê-lo. O Espírito Santo vai nos ensinar.
Sabemos que Deus é um ser pessoal e não apenas uma força. Mas é impossível separar Deus de perfeita ordem, pois Ele é a perfeita ordem que governa o universo. Como tal, Ele é também a razão perfeita. Nossa razão é apenas um obstáculo para nós quando usá-lo indevidamente. Nossa precisão é limitada apenas pelo grau em que somos consistente, persistente e objetivo em aplicá-la às nossas vidas.
Finalizamos esta seção com uma citação apropriada de Justino Mártir, um escritor cristão e apologista que viveu 110-165 dC e que morreu por sua fé.
A Primeira Apologia de Justino
Cap. CXLI - Free-Will em homens e dos anjos.
"Eu disse brevemente por antecipação, que Deus, os homens que desejam e anjos para seguir a Sua vontade, resolveu criá-los livres para fazer justiça, possuindo razão, para que saibam quem eles são criados, e através de quem eles não, existentes anteriormente, que já existem, e com uma lei que eles devem ser julgados por ele, se eles fazem algo contrário à reta razão, e de nós mesmos, homens e anjos, deve ser condenado por ter agido pecaminosamente, a menos que nos arrependemos de antemão ".
- Justino Mártir (110-165 dC)

--------------------------------------------