Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, janeiro 16

Uma lição a Santidade de Deus.


Uma lição a Santidade de Deus.
   Uma coisa se destaca muito claramente nos livros de Moisés. É que Deus, ao lidar com o homem caído, usa tangível e visível, os meios para trazer a Sua santidade intrínseca e Sua aversão ao mal, com o Seu julgamento sobre ela. Ao mesmo tempo Ele indicou caminhos e meios pelos quais os homens poderiam ser entregues e reconciliados, e as relações de direito ser estabelecida ou restabelecida, e pelo qual Deus possa abençoá-los com retidão, a regra sobre eles, e habitar no meio deles, de acordo com seu próprio coração.
Enquanto todas as pessoas e as nações estão envolvidas na queda de Adão, e têm um patrimônio comum do pecado, as cerimônias e ordenanças nomeadas ´pr Deus para o povo de Israel são particularmente importantes em relação a esta santidade necessária.
Números 5: 1-4 é um exemplo disso. Todo este capítulo em particular na realidade, podemos dizer, deixa claro que Seu olho santo estava sobre o seu povo, e que nem a corrupção nem culpa, nem a infidelidade pode ser negligenciado.
Vamos considerar a posição em que Ele estava com eles.
Deus redimiu Israel do Egito e seu domínio e de primeira trouxe a si mesmo no deserto de Sinai Então em segundo lugar, porque os trouxe para a posse de sua bênção prometida na terra de Canaã.
Agora, enquanto no deserto como um povo redimido, todos os seus fornecimentos eram de Deus, seus movimentos foram dirigidos por Deus, e toda a sua arranjos civil e religiosa, ordem e organização, eram de Deus O Tabernáculo em toda sua beleza no meio deles estava em cada detalhe e nomeação de seu design.. O acampamento em sua perfeita ordem foi lançado ou atingido como Ele pode indicar pela coluna de nuvem e de fogo. As tribos não eram uma horda desordenada, nem evoluir fora de suas próprias mentes um sistema melhor o passar do tempo, eles assumiram as suas posições a partir do primeiro no modo como Ele prescreveu. O que era para ser autorizado foi claramente definida, o que não foi permitido por causa da Sua santidade e glória era igualmente claramente. Todo o código de leis foi enquadrado para lembrar as pessoas que estavam a nível nacional o povo de Deus, ea questão foi sempre a ser solicitado em cada questão, "É este elogiou de Deus é decente aos olhos de Deus e consistente com a Sua presença e glória? ? "
O Tabernáculo, em seguida, tendo sido construída * (como em Êxodo), instruções também ter sido dada para os sacerdotes e levitas, as ofertas, os festivais, e para a realização prática do povo de Israel no dia a dia (como em Levítico e Números), e todo o sistema ter sido reconhecido pela presença visível da glória de Deus (cf. Êxodo 40: 34, 8); chegamos a este lembrete em Números 5, que a presença de Deus deve desafiar a condição daqueles que Ele escolheu para ser perto Dele.
{* Com todas as suas sugestões para nós de Cristo, a obra de Cristo, a glória de Cristo, o povo de Cristo, e de nossas relações com Deus no Espírito.}
O céu é a habitação de Deus, como disse Salomão, e nada que contamine poderá ser permitido lá. Assim, em conexão com o que representa regra do céu na terra, deve haver a exclusão de contaminação também. A palavra é: "Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial a todo leproso, e a todo mundo que tem um problema, e quem está contaminada pelos mortos, de ambos os sexos vos putout, fora do arraial os lançareis , para que não contaminem os seus acampamentos no meio dos quais eu habito. "
Observe que, em certo sentido Deus considera o campo como um todo completo, daí todo o Seu povo fosse se preocupar em colocar para fora o leproso, etc Na verdade havia cinco campos, ou seja, de Judá, de Rúben, de Efraim e de Dã, e que de Levi no meio ao redor do tabernáculo. O leproso indivíduo teria profanado o seu próprio campo, mas que, por sua vez teria contaminado toda a nação onde Deus habitava, portanto, não foi o suficiente para que ele deveria ser posto para fora de seu próprio campo, ele deve ser colocado fora de todos eles. coisa era possível, que um homem pôr para fora de uma seção de acordo com a palavra de Jeová poderia ser bem-vinda ou até mesmo tolerado em outra seção. Houve diferenças nas tribos, e cada um tinha um lugar peculiar a sua própria, mas não houve diferença nas suas relações com a santidade de Deus, todos foram testados por ela e regulado de acordo com ela. Que lição solene foi ensinado a todo o acampamento, em seguida, bem como para o indivíduo que se tornou contaminado! Quão abençoados, de fato, o privilégio de estar perto de Deus; ainda a solenidade a responsabilidade do local de proximidade e de comunhão.
Brevemente, em seguida, consideramos
. (1) o leproso.
 (2) a pessoa com um problema.
 (3) UM PROFANO pelos mortos.
( (1), o leproso, como geralmente considerada nas Escrituras, foi aquele cuja doença não poderia ser subjugado (2 Reis 5, 7) Sua condição era lamentável fato, e cada compaixão poderia muito bem ser mostrado a ele, mas sua doença era contagiosa e contaminando Sentiment poderia ter se confessou difícil para as exceções a serem feitas com a lei, mas, neste caso, além da sólida razões sanitárias, houve a ordem divina, "todo leproso." A hanseníase é tal que, embora você possa fazer muito para aliviar o problema, tentando emplastros e bandagens, e pomada, dando boas condições de habitação e fornecimento de prazer, tanto quanto possível, é sempre sair em outros lugares, ou estender, apesar da tristeza ligado a ele, ou o cuidado, o cuidado ansioso, que pode ser conferida a ele. É verdade que de acordo com Levítico 13, todo o cuidado deve betaken para não ferver, ou inflamação local ou ardor, deve ser chamada de lepra, e um mero sofrimento inválido de um distúrbio temporário ser às pressas e que excluía injustamente das relações com o povo de Deus e privadas de comunhão. Mas quando a lepra é descoberto e reconhecido como tal, não há alternativa, o leproso deve ser excluída. Como um exemplo do rolamento desta, um homem pode fazer uma coisa uma primeira vez que os santos de Deus discernir a ser desordenada, e ainda a evidência não ser claro que ele é intencional, e não pode ser justamente a paciência, ea propositura de Deus palavra a ter em amor sobre o caso. Mas se a coisa desordenada ser repetido, cada vez mais agravada, apesar dos cuidados tomados, ou se um detalhe ser ajustado em curso o homem é apenas para a mesma doença para sair novamente e novamente de outras maneiras, ele indica um não julgado será no trabalho, e esta é a hanseníase.. Isso não seria ignorância, pois quando um homem insiste na liberdade de fazer o mal, a sua presença entre o povo de Deus deve ser em detrimento e prejuízo, e os coloca todos sob a disciplina e julgamento governamental de Deus. Alas! Não é o sentimento que deve reger a sua acção, no entanto proeminente ou querido ou um leproso capazes possam ser, eles estão a considerar que o Deus Santo habita no meio do Seu povo, e Ele diz: "todo leproso" Ai de mim! Estes são dias em que mesmo as plataformas na profissão cristã são ocupados por homens que, alegando o direito de ser considerado como ministros de Deus, utilize o lugar dentro de ataque, ou de forma menos aberta a viciar, as verdades sobre a qual muito verdadeira A comunhão cristã é baseada, e, assim, desvalorizar o padrão do que é devido a Deus.
 (2) A pessoa que tem um problema (seja disenteria ou qualquer outro tipo de problemas), foi igualmente um associado indesejáveis ​​por razões sanitárias, e Levítico 15 mostra que cuidados extenuante era para ser exercido como para ele.- cada pessoa como era para ser excluído do arraial de Israel. Um homem que teve um problema foi aquele em cujo caso não foi o gasto de vitalidade na direção errada. Fluidos vitais do corpo eram de alguma forma, escapar, e todo mundo sabe o terrível estrago pode ser forjado entre os grandes massas da população pela não-segregação dessas doenças contagiosas. Havia, é claro, razões sanitárias e bom para essa lei, mas devemos entendê-lo mal se não vê que não há significado moral também sobre o que é reto aos olhos de Deus. Normalmente, por exemplo, o fundamento é instado nestes dias que se um homem, e enquanto um homem, ser sincero, não devemos interferir com suas convicções. Ele pode ter um zelo tremendo, como Israel segundo a carne nos dias de Paulo (Romanos 10), procurando estabelecer a sua própria justiça, e não submeter-se a justiça de Deus! mas, diz sentimento, "ele é a sério, e isso é tudo que importa" "Se", dizem outros, "nós fazemos o melhor que podemos e deixar o resto, não aceitar a Deus nós?" Em uma centena de maneiras que podem ser gastar vitalidade, mas é apenas uma descarga profana que Deus considera como uma doença? Além disso, sob o fundamento de É dedicação, o zelo, dezenas de milhares, até mesmo entre os santos de Deus - que é uma pena definir-se a serviços que são contrários aos caminhos e vontade de Deus revelada em CristoTão a sério considera Ele todos os vestígios dessa energia vital misdirected que no todo tipo coisa que uma pessoa tão tocado ou utilizado foi contaminado em sua visão, e teve que ser limpos ou quebrados. (Lev 15: 1-12). (Lev 15, 1-12). É não considerar a melancolia e ainda triste verdade, que um homem - israelita nascido - ainda pode se tornar um perigo para seus companheiros por um fluxo incontrolado e incontrolável da natureza? e que ao invés de contribuir a sua quota total para a prosperidade, a unidade, a pureza, a separação do povo de Deus, sua presença em toda parte contribuiu para a angústia, a corrupção, para a disciplina de Deus entre eles?
. (3) UM PROFANO pelos mortos. Em comum com aqueles das nações dos gentios, israelitas tinham suas famílias, seus parentes, seus vizinhos, qualquer um dos quais era passível de ser golpeado de morte. De todas as ocorrências dia como a morte deve ter sido, e que envolva a manipulação dos corpos dos mortos, a cada ocasião de contato com a morte significava contaminação e consequente exclusão do campo.
Só o sumo sacerdote, em virtude de seu cargo como representante de todas as pessoas, e mantê-los todos nas suas relações com Deus, foi proibido de contaminar-se pelos mortos, entretanto próximo ou querido (Veja Lev 10: 1-7). Nenhuma consideração de auto-piedade, nem tristeza, deviam ser permitidas por um momento para causar a interrupção no serviço do que aquele a quem normalmente o destino das pessoas dependiam. Então, certamente, nunca a causa dos santos de Deus sofre intervalo nas mãos de Cristo, nosso ressuscitou e ascendeu Sumo Sacerdote (Levítico 21: 10-12).
Os sacerdotes comuns, dos filhos de Arão, que ofereceu o pão de Deus, dia a dia, eram permitidos pela lei para o chorar e se contaminem pelos mortos, mas apenas no caso da morte de um dos seus parentes mais próximos. Deus não pretendia que Seu povo deve se tornar natural, no entanto espiritual que poderia ser. No entanto, seu serviço de ministrar a Ele no santuário foi de suma importância tal que só em raras ocasiões, era um sacerdote autorizado a ausentar-se deste serviço santo. E como um lembrete da santidade desse serviço, por um lado, e da mancha de contato com o que falou da presença do pecado e da penalidade por outro lado, fora do campo - como contaminados pelos mortos - deve ir ( Levítico 21: 1-9).
O nazireu, peculiar e totalmente separadas ao seu Deus, como ele era, se desde o seu nascimento, ou dentro do limite de um determinado período de tempo se ele assim se dedicou, foi muito seriamente afetada pelo contato com a morte. Mesmo que por acidente, como costumamos dizer, ele passou a ser com um homem que morreu de repente, todo o seu período anterior de Nazariteship foi perdido, e ele teve que recomeçar o dia ou meses ou anos de sua separação. Enquanto isso, uma mera expressão de arrependimento não faria, contaminado pelos mortos, a lei inexorável da contaminação aplicada, e não até o sacrifício que remove impurezas, nesse caso, tinha sido oferecido poderia ser adequado para a presença de Deus e da empresa (Números 6: 6 -12). Seu lugar e caráter de separação para o senhor dependia de sua liberdade pessoal de corrupção.
. Os israelitas comuns, homens ou mulheres, eram ensinados da mesma maneira marcante a gravidade de ter alguma coisa a dizer para o pecado em seu resultado no homem. Se um homem morreu em uma tenda, não só fez isso se tornar uma casa de luto, mas todos os que estavam nela e todos os que vieram nele foram contaminados pelos mortos. Mesmo em campo aberto também - como por exemplo em um campo de batalha - ou levantar o cadáver de um morto por acidente, ou tocar um osso, ou uma sepultura, esta lição pressionado própria casa na mentes das pessoas, todos estão contaminados pelos mortos aos olhos do Deus santo que quem habitou no meio de Israel. Uma consideração muito solene é oferecido nos Números 31: 19-24, ou seja, que, mesmo na alegria de uma campanha vitoriosa, nunca foram a pureza ea santidade da presença de Deus para ser esquecido. Quando o julgamento governamental de Deus caiu sobre a nação pecar de Midiã, aqueles que entraram em contato com seus corpos mortos eram para permanecer fora do acampamento até purificado (Números 19: 11-20).
Sua estadia fora e sua perda de privilégios geralmente desfrutado pelo povo de Deus pode ser apenas temporária, como números 9: 60-10 mostra, uma vez que os impedia de tomar a páscoa pela sua contaminação no primeiro mês foram autorizados, pela graça de Deus , para levá-la no segundo mês, mas sempre sob condição de a contaminação ser removido de forma adequada para a glória de Deus.
Finalmente, em Números 19, temos instruções de como - quando contaminada pelos mortos - homens deviam ser trazidos dentro do campo de acordo com a santidade divina. As cinzas de uma novilha vermelha morto e queimado eram para ser armazenada para este fim, alguns deles misturados com água corrente, eo líquido assim obtido tornou-se a água da separação que, quando misturado com o contaminado, conheceu a sua contaminação no próprio Deus caminho e fez a sua restauração à comunhão e de privilégio possível Este foi o curso normal, embora o nazireu (Números 6: 9-12) trouxe a sua oferta profanação de uma ordem diferente.
Deixando a consciência do leitor para ser exercida como Deus pode dirigir na aplicação detalhada destes princípios, sem dúvida, grave, talvez possível descobrir alguns aspectos gerais do seu significado.
O que faz a consideração deste assunto tão pesquisa é que temos em corrupção não o pensamento de pecados externos, os crimes contra o código moral, como a idolatria e injustiça para com o próximo, o que traria pena diretos e justos, mas o lembrete solene de desqualificação para a comunhão com Deus e comunhão com Seu povo fiel por associação ou entre em contato com o que o contamina.
Mesmo como indivíduos pesamos isso, podemos ver quão sensível do Espírito Santo dentro de nós deve ser o mais para o nosso ambiente e associações, seja na vida diária ou serviço cristão.
Mas no capítulo da lição é dada mais em conexão com o povo ou assembléia de Deus como um todo. Mas aqui era a unidade, para "o campo" composto todos eles Administrativamente havia tribos, e uma posição, um testemunho, um dever para cada um e todos. Religiosamente eram uma nação, no meio dos quais habitava o Senhor, seu Deus. E eu apresento ao leitor que
1) Israel não era bolsas de muitos, mas um,
 (2) que as condições de que a comunhão foram definidos somente por Deus, e
. (3) que Deus sempre esteve no meio deles sobre a jornada no deserto, para que nunca até o fim do mesmo essas condições podem ser alteradas ou suprimidas.
Sobre a sua conformidade parte a essas condições era imperativo. Mesmo que remidos, nenhuma alegria real, não há comunhão com Deus, foi possível salvar nessas condições que a Sua santidade necessário, e que Sua sabedoria prescrito. Se na seção leste do acampamento ou do Ocidente, tanto no norte ou no sul, a regra era a mesma, o leproso, aquele com o problema, a pessoa contaminada pelos mortos, foi excluído, ea exclusão durou tanto enquanto durou a contaminação. Se não fosse assim, a uma contaminado teria afetado todo o acampamento de Israel, e teria derrubado a disciplina do Senhor sobre todos eles. Sua presença não se limitou a contaminar a seção em que podiam tão injustamente permitir que ele ficasse, a todo o povo foram afetados por ela em qualquer de suas partes, ele foi encontrado. Assim, por um lado, a gravidade da indiferença em qualquer lugar; e, portanto, por outro lado, a loucura de qualquer seção do povo de Deus dizer ou pensar que a "sua" comunhão não está envolvido no fracasso geral. Todos estão envolvidos nela, e nenhum movimento de uma seção do povo de Deus para o outro nos tira da vergonha e tristeza ou nos alivia do julgamento governamental de Deus.
A pergunta pode ser feita, de que maneira isso pode lição sobre a santidade de Deus ser aplicada para nossa orientação, neste período da história da Igreja?
É claro que se nós considerarmos o povo de Deus como um todo, eles são vistos na Terra-a-dia, eles estão profundamente envolvidos na culpa, porque muito misturado com o mal quase todos os dias. A santidade que deveria ter marcado a Igreja como lugar de habitação de Deus é trocado por um estado no qual podem ser encontrados contaminação em cada esquina e em cada forma. Não só é a instrução simples e clara da Palavra de Deus para a assembléia cristã anulada ou ignorada, mas o homem tem substituído sua vontade e forma como as coisas de Deus até que é questionável se os apóstolos reconhecem a "profissão de fé cristã", como o cristianismo em todos Então, terrivelmente é a impureza ligada nele que aquele que seria o sonho de purificar o todo é um sonhador de fato, e embora de forma relutante, o cristão pode ter sido a admitir o esmagamento de todas as suas esperanças, uma vez brilhante, ele vem para ver - se ensinadas pelo Espírito e através da Palavra - que o julgamento governamental de Deus cairá sobre a cristandade como uma profissão na terra, tão certo como ela caiu em Israel na carne em dias passados. Como testemunha de Deus na Terra, a cristandade está condenada (1 Pedro 4: 17, Jude, Rev. 3 e Rev. 17).
No entanto, mesmo no final a palavra de Deus tem-nos aplaudiu, mostrando que tudo o que é vital permanece e permanecerá. Não um verdadeiro crente vai estar ausente no "finale" grand quando Cristo vier. Além disso, o Espírito Santo permanece com a gente agora, e vai fazer até o fim; Cristo em glória permanece, acessível a todos os que o invocam, de coração puro, ea palavra de Deus seja preservada para nós, falando para nós, pois faz de toda a verdade do nosso chamado do alto em Cristo Jesus, e sempre apontando para nós a maneira pela qual podemos caminhar de forma a ter a aprovação do Senhor, e desfrutar de comunhão ainda com Pessoas Divinas e uns com os outros. Além disso, assegura-nos que, se apenas dois pode limpar-se de todos os interesses divergentes, e ser na verdade (e não apenas nominalmente, mas na verdade) se reuniram ao seu nome, sua presença é garantida. Mas se assim for, então a lição da santidade de Sua presença deve ser aprendida e praticada, ou então nenhum grupo de indivíduos nenhuma empresa, mas o medo de dizer o Senhor está entre eles. His Sua presença impõe condições, e onde as condições não são mantidos apenas significa julgamento. Nós não podemos acoplar o santo nome com a independência ou licença ou descuido de qualquer tipo. Que cada leitor, então, definitivamente, recusar-se a fisionomia que a corrupção em seu próprio ambiente que é incompatível com a santidade de Deus e olhar para a empresa de qualquer santo que também procura a graça de ser livre para a vontade de Deus e prazer e sua oração conjunta eo exercício e serviços podem ser um meio que Deus vai usar para salvar os outros com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada pela carne. Não sejamos daqueles que imaginam que para sair de denominações e de repudiar um nome sectário é a mesma coisa que ser reunidos para o Nome do Senhor e com a certeza da Sua presença. Este último - Sua presença - só pode ser ligado com a condição de ser congregado ao seu nome, e que implica a auto-julgamento em que o indivíduo que leva à remoção de todas as impurezas. Presença de Jeová não pode estar associado a corrupção nos dias de antigamente, nem pode a presença do Senhor ser apreciado onde contaminação é permitido hoje.

Bp Luis Sousa 

Nenhum comentário: