Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, abril 4

NASCIDO PARA VENCER Parte:I PROSPERIDADE x ANSIEDADE (Neemias 6:14)


NASCIDO PARA VENCER
Parte:I
PROSPERIDADE x ANSIEDADE
(Neemias 6:14)

Umas das palavras hebraicas para prosperidade na Bíblia é shalev, por exemplo, em (Salmos 30:6; 73:3), que significa: tranqüilo, em paz, pacífico, sossegado. Outra palavra para prosperidade é: shalom, por exemplo, em (Salmos 35:27 e Jeremias 33:9) que significa paz, segurança, estar, feliz e com saúde. A Bíblia está ensinando que prosperidade é paz, harmonia. A verdadeira prosperidade significa estar livre de preocupação e medo e é um indicador de que Deus está cuidando de todas as coisas em nossa vida.
Jesus usou uma analogia para explicar o sentido de prosperidade: ”Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial os alimenta. Não têm vocês muito mais valor que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja a sua vida? (Mateus 6:26-27).
Esta declaração de Jesus nos ensina o valor do trabalho e de confiarmos Nele como nosso Pastor. “Ele é o meu pastor e nada me faltará” ( Salmos 23).  De que maneira Deus alimenta as aves? Ele as sustenta, mas não coloca pessoalmente a comida nos seus ninhos. As aves não ficam sentadas à espera que Deus lhes traga a refeição. Quando Jesus diz que o Pai alimenta as aves, ele quis dizer que tudo o que elas precisam está à sua disposição, mas elas precisam ir pegá-lo. Deus não constrói os ninhos das aves. Ele provê os ramos. As aves precisam apanhá-los e levá-los até as árvores que escolheram como lar. Deus não coloca as minhocas em cima do chão todas as manhãs. As aves precisam cavar para encontrar o alimento.
Deus provê, mas você precisa ir atrás daquilo que Ele providenciou como suprimento. Deus já planejou cada detalhe para que você prospere. Agora, você precisa honrar a Deus com seu trabalho. “O preguiçoso morre desejando, porque suas mãos recusam trabalhar” (Provérbios 21:25).
A habilidade e os recursos estão disponíveis para aquilo que você nasceu para fazer. Primeiro precisamos agir em conformidade com  o sonho, estabelecendo planejamento e ações. No entanto, a maioria não começa por aqui. Preferem estar seguros de que tem todos os recursos financeiros para iniciar., mas, a fé não funciona assim. A Bíblia nos mostra que todos os homens de fé começaram apenas com o que tinham em mãos: Obediência ao plano de Deus. Quando, esses homens agiram segundo o plano divino, Deus revelou as provisões. A concepção errada de prosperidade conduz a miséria. A maioria interpreta prosperidade como excesso de dinheiro e correm para alcançar o dinheiro a qualquer preço e acabam tomando pesados fardos, estresse, dores de cabeça e outras doenças. São as chamadas doenças do século, que eu denomino de doenças motivadas por colocar Deus de fora do plano. Elas correm para “glutonarias” – descobrir em como ganhas mais dinheiros, em como gastá-lo e em como proteger suas casas colocando barras de ferro nas portas, etc. A Bíblia fala deste tema em ( Lucas 12:16-21 e Tiago 5:1-5); outras pessoas se preocupam em suprir todas as necessidades antecipadamente. Jesus também falou sobre este tema em (Mateus 6:25,31,33). Por acaso alguém se preocupa com algo que já tem? Não. A preocupação (ansiedade) é um estado de dependência do futuro. Jesus estava afinal perguntando aos discípulos: Por que vos preocupais com algo que não precisais neste momento? Vocês estão focando nas coisas erradas. “O pão nosso de cada dia daí-nos hoje” (Mateus 6:11). Jesus ensina ainda que o suprimento chegará na hora certa (Mateus 6:34).
Por que será que deus, por vezes, não nos dá todos os recursos que precisamos? Porque ele chamou outras pessoas a se fazerem partícipes no projeto em que estamos envolvidos. Você sabia que neste exato momento existem pessoas que estão estudando, trocando de cidade, segundo a vontade do Senhor, para que venham a participar em seu sonho? Alguma dessas pessoas tem ainda longos anos de estudo pela frente para se qualificarem como participantes no projeto. Seu sonho tem etapas e pessoas que agora estão invisíveis a você. Existem provisões em todo mundo e pessoas que deus trará a você no tempo certo. Afinal, seu sonho é apenas para a Glória do Senhor Jesus. Deus é Deus da provisão. Ele é Jeová-Jiré (O Senhor proverá).
Prosperidade significa ter aquilo que é necessário a cada momento. O dinheiro que o senhor permite que chegue a nossas mãos deve ser separado como primicia  (dízimos) e outra parte também deve alimentar projetos que honrem ao senhor. Fomos chamados a servir ao Senhor.
Deus nos ensinou a trabalhar de forma direcionada e descansar no tempo certo. “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do éden para o cultivar e guardar” (Genesis 2:15). O cultivo envolve tanto a criatividade quanto o esforço físico. A razão principal de deus nos dar trabalho é encontrada em (Genesis 2:2-3). Você só pode mostrar o que tem dentro de você através do trabalho diário. No livro de Eclesiastes, cap.11:6 ensina: Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão: por que tu não sabes qual prosperará, se esta ou aquela, ou se ambas serão igualmente boas”. Deus nos mostra que devemos trabalhar e que também devemos verificar os resultados. (Êxodo 20:9-10). Assim glorificaremos a Deus, honrando o dom que ele nos entregou. “Eu te glorificarei na terra, consumando a obra que me confiastes a fazer” ( João 17:4).Grande parte do dom da prosperidade (cultivo) é a habilidade de ver frutos onde outros enxergam apenas terá árida e fazem da vida  um seqüência de lamentações. Lembre-se que em Genesis 1:2, deus criou ou cultivou a terra quando tudo era “sem forma e vazio”. Deus também ensina o valor da estabelecermos uma Poupança para tempos difíceis. Ele o fez com José ao lhe entregar um plano para superar a fome. Ele colheu grãos durante  sete anos de abundância e os armazenou durante os sete anos de fome, para que o Egito e os países vizinhos tivessem comida durante a seca. Jesus, falou acerca deste assunto – poupança -. Onde? Confira:  Mateus 25:14-25 – parábola dos talentos. Onde não houver poupança haverá “choro e ranger de dentes” ( V.30).
A prosperidade  é uma forma de honrar ao senhor ajudando as gerações seguintes. Ele quer que nossos filhos e nossos netos desfrutem da prosperidade. “O homem bom deixa herança aos filhos  de seus filhos”. (Provérbios 13:22).
Seja persistente em seu sonho. Você não pode desistir. Nunca aceite um  Não como resposta. “Diga:” saia do meu caminho,estou passando.” Jacó disse ao Senhor: “ não te deixarei ir se não me abençoares (Genesis 32:26). Jesus foi capaz de persistir mesmo diante das maiores adversidades. Ele honrava ao Pai fazendo apenas a Sua vontade. Neemias não desistiu de seu trabalho nos muros de Jerusalém devido a zombaria e difamação. Em Lucas 18:2-8 encontramos a persistência de uma mulher em requer ao juiz a justiça devida. Persistiu tanto até que o juiz declarou: ”Dê a ela o que pede”. Você tem de dizer par a Vida: isso me pertence a mim. E, se a Vida lhe recusar na segunda-feira, retorne na terça-feira e a Vida lhe dirá:” Tome, é seu, você merece”.
Por vezes recebemos duros golpes que nos derrubam e estamos dispostos a jogar a toalha no chão, mas, é nesse exato momento que o Senhor derramará água fresca da sua Palavra sobre nossa vida. Ele o ungirá com o óleo do espírito santo e trará cura para todas suas feridas. Ele dará vida a seu espírito para que se levante e prossiga a luta. “Porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4). Prepare-se para lutar. Os vencedores herdam a Terra Prometida  - realização completa de seus sonhos. Quando Deus mostrou a Abrão a terra que seus descendentes iriam herdar, ele disse que tudo o que seus olhos enxergassem seria seu. No entanto a terra estava cheia de moabitas, heteus, cananeus e amorreus – os futuros inimigos. ( aqueles que deus não permite que vejamos de antemão. Ele sabe de nossa fragilidade no inicio da caminhada. Ele nos irá fortalecer durante a peregrinação para, no momento certo, esses exércitos se prostrarem ante nosso sonho. Deus coloca inimigos na “terra santa” para que nos desfaçamos daquilo que não é de deus e permaneçamos naquilo que é puro ouro. Lembre-se que o povo ao chegar a Terra prometida se envolveu em coisas que eram estranhas a Deus. Eles se julgaram vencedores por merecimento próprio e ignoraram Aquele que os conduziu a vitória.. Deus  é o Autor e Consumador de toda a Obra. Isso precisa sempre estar na mente daquele que deus conduz a prosperidade. “Imitai aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida” (Hebreus 6:12). Disponha-se a  progredir de acordo com a vontade de Deus. “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: este é o caminho, andai por ele”. (Isaías 30:21).
Talvez você agora esteja sendo submetido a vergonha, fazendo um trabalho que muitos consideram ignóbil e riam de você. Mas, que importa? Jesus suportou a cruz não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono e Deus. (Hebreus 12:2). Para ir a um lugar diferente, você terá de pensar diferente. E dar as mãos a Deus. “Aquele que começou boa obra em vós há-de completá-la” (Filipenses 1:6). Você nasceu para buscar a Deus para conhecer qual o propósito que ele tem para sua vida. “Eu sou o Alfa e o Ômega” (Apocalipse 1:8).
Esta é uma boa hora para você correr ao encontro de Deus. Procure-o e diga-Lhe: “Meu Deus estou cansado, sem forças, preciso de sua ajuda para continuar a caminhada”. Permita que Deus o anime a prosseguir. Por meio da oração deus nos encoraja a voltar para a batalha da fé. (Isaías 40:31)”Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Sem oração você não saberá aonde chegar.
Reclamar da vida? Das circunstâncias? Lembremo-nos agora de Neemias. “Lembra-te meu deus, de Tobias e de Sambalate, no tocante a estas obras, e também da profetiza Noadia  e dos  demais profetas que procuram atemorizar-me”. (Nee 6:14).
Neemias era exemplo de como alcançar a prosperidade. Orando a Deus nos momentos difíceis e permanecer sempre sob seus cuidados. Neemias não reclamou. Não tentou se justificar. Ele orou a Deus e deus respondeu a sua oração ( Vs 15,16).
Quando alguém atacar seu sonho, aja como Neemias. Vá até Deus. “O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão”. (Salmos 37:23-24).

Continua: Parte 2 no Mês de Maio

DEUS lhe abençoe grandemente.
Bp, Luis Sousa

Nenhum comentário: