Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 14

Mulheres Intercessores: Zípora e Hulda

Mulheres Intercessores: Zípora e Hulda

Shawna RB Atteberry

Zípora

Na história de Moisés, sua irmã Miriam é apresentado como tendo um papel significativo no desenrolar dos acontecimentos que levaram aos israelitas "fuga do Egito. Ela é apresentada como um profeta, líder de louvor, e usurpador perdoado. Mas Miriam não foi a única mulher forte a quem Deus chamou para ficar entre a vida ea morte na vida de Moisés. Zípora, filha de um sacerdote, também tem um papel religioso. Como, Miriam ela também olha para Moisés e salva a vida de sua família.
Êxodo 04:24 No caminho, em um lugar onde passou a noite, o Senhor o encontrou e tentou matá-lo. 04:25 Mas Zípora tomou uma pedra e cortou o prepúcio de seu filho e tocou os pés de Moisés com ele, e disse: "Verdadeiramente és um esposo de sangue para mim!" 04:26 Então ele deixá-lo sozinho. Foi então que ela disse, "Um noivo de sangue através da circuncisão."
Estes são três dos versos mais estranhos e menos compreendidos na Bíblia. Comentaristas têm derramado galões de tinta ao descrever como estes versículos devem ser lidos e interpretados.
Zípora era a esposa de Moisés. Ela, Moisés, e seus filhos acabaram de sair Midiã e estão em seu caminho para o Egito, em obediência ao que Deus disse a Moisés para fazer. Então, Deus vem contra Moisés ou um de seus filhos para tentar matá-lo. Pensamento rápido e rápido circuncida agindo Zípora ou seu marido ou seu filho, aplica-se o prepúcio sangrenta para um de seus pés ou genitais (os pés são um eufemismo para os órgãos genitais nas Escrituras Hebraicas), e da ira de Deus é evitada. Zípora é o único ser humano com nome, e o único humano a agir nesta conta.
Nos versos, pouco antes deste incidente, Deus diz a Moisés que ele está a dizer ao faraó: ele é deixar o povo do Senhor ir, e se ele não deixar o filho de Deus primogênito ir, então o filho do Faraó morrerá. À luz do contexto, estes versos prenunciam a Páscoa.
Mas por que o Senhor veio contra Moisés ou um de seus filhos para tentar matá-lo? Bernard Robinson acha que a razão é a relutância de Moisés anteriormente no capítulo quatro a obedecer o chamado de Deus para ir e demanda faraó a libertar o seu povo. Ele parece pensar que não Moisés ou seu filho ser circuncidado não justifique essa ação da parte de Deus. Terrence Fretheim pensa que é uma combinação de ambos: "A resistência continuou Moisés ao chamado divino, ocasionando a ira de Deus (Êxodo 4:14), e seu fracasso sobre a circuncisão são sinais de que não augura nada de bom para o futuro" (Fretheim, 81 ). Moisés ainda é ter reservas? Yahweh é crescente cansado de suas desculpas? Nós nunca saberemos.
O que sabemos é como a ira do Senhor foi advertido, e Moisés (ou seu filho) foi poupado. Zípora rapidamente circuncida Moisés ou seu filho e toca o prepúcio de sangue para os pés ou a genitália de um deles. Ela atua como um mediador entre o Senhor e sua família. Ela também atua como um padre. Em um momento salvífica que prefigura a Páscoa, ela circuncida um dos homens em sua vida e aplica o sangue para salvar um ou de ambos. Este é o único registro escrito que temos de uma mulher praticando um ato de sacrifício de sangue na Bíblia ou na religião do Oriente Próximo.
Ironicamente o sacerdócio que mais tarde viria a minimalize papel de Miriam nas tradições deserto como um líder de culto começa com uma mulher, e nem mesmo uma mulher israelita. Uma mulher estrangeira é a primeira pessoa em Êxodo para oferecer um sacrifício de sangue que evita a ira de Deus e mais uma vez salva Moisés.

Hulda

O primeiro profeta do sexo feminino chamado nas Escrituras Hebraicas é Miriam, e o último profeta do sexo feminino é Hulda. Hulda era um profeta em Jerusalém durante o reinado de Josias, e sua história é encontrado em 2 Reis 22 e 2 Crônicas 34.
22:08 O sumo sacerdote Hilquias disse a Safã o secretário, "Achei o livro da lei na casa do SENHOR." . . . 22:11 Quando o rei ouviu as palavras do livro da lei, rasgou as suas roupas. 22:12 Então o rei mandou o sacerdote Hilquias, Aicão filho de Safã, filho de Acbor Micaías, Safã o secretário, e do rei servo Asaías, dizendo: 22:13 "Ide, consultai ao Senhor por mim, para o povo, e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que foi encontrado, pois grande é o furor do SENHOR que se acendeu contra nós, porque nossos antepassados ​​não obedeceram às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo o que está escrito sobre nós. " 22:14 Então o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, filho de Harhas, goleiro do guarda-roupa, ela residia em Jerusalém, no segundo trimestre, onde consultou dela. 22:15 Ela declarou-lhes: "Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim, 22:16 Assim diz o Senhor, eu certamente trazer desastre sobre este lugar e sobre os seus habitantes - todas as palavras do livro que o rei de Judá leu. 22:17 Porque eles me abandonaram e fizeram oferendas a outros deuses, para que eles me provocaram à ira com todas as obras das suas mãos, portanto, a minha ira se acendeu contra este lugar, e não será saciada.
Embora haja notáveis ​​profetas do sexo masculino em Jerusalém na época (Jeremias, Sofonias e Naum), Josiah envia o sumo sacerdote, para consultar a Hulda depois de um pergaminho é encontrado no templo. Hulda verifica que a rolagem é a palavra de Deus, e que suas palavras viriam a passar, mas Josias seria poupado pois seu coração estava triste sobre o pecado de seu povo (a profecia de Hulda que aconteceria dentro de 35 anos). Depois que ele ouve suas palavras, Josias intensifica suas reformas e leva o povo ao celebrar a primeira Páscoa que incluiu todas as pessoas desde antes da época dos juízes (2 Reis 23:22).
Hulda foi o primeiro profeta para declarar as palavras escritas a ser a palavra de Deus, as Escrituras. Ela é a primeira cujo "palavras de julgamento são centradas em um documento escrito como os outros não têm sido antes dela." Ela é a primeira para autenticar Escritura. Manuscritos haviam sido acumulados durante anos, se não séculos, mas pela primeira vez, um profeta proclama a escrita de ser a palavra de Deus, e este profeta é uma mulher-o último profeta do sexo feminino diante de Judá cai para os babilônios. Ela começou o processo que acabaria por dar-nos as Escrituras canonizado.
Hulda era casada com Salum, que era o "guardião do guarda-roupa" (2 Reis 22:14). Mas quando Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías vir a sua casa, eles não pedem para o marido, e não há constrangimento em perguntar a vontade de Deus de uma mulher. O sumo sacerdote não tem um problema com um profeta mulher. Na verdade, seu gênero é irrelevante no texto como está seu estado civil.

Intercessores

Como quadros Miriam narrativa do Êxodo para Débora e Hulda história deuteronomista quadro (Josué até 2 Reis). Deborah aparece no início de juízes e Hulda no final, em 2 Reis. Ambas as mulheres declaram a palavra de Deus aos líderes que responder. Infelizmente pelo tempo Hulda a nação tinha ido tão longe na idolatria que o exílio era praticamente inevitável, então não haveria canções de vitória como nos dias de Débora. Suas palavras fizeram obrigar o rei a continuar em suas reformas e, talvez, realizada a maré para mais alguns anos.
Essas duas mulheres tinham vínculos com as tradições religiosas de Israel, um como sacerdote eo outro como um profeta. Ambos são casados, mas é Zípora que salva o marido ea família como sacerdote. Rei Josias consultou Hulda imediatamente em encontrar o pergaminho no Templo. Ambas as mulheres sabiam o que Deus queria que eles fazem e fizeram. Como Miriam, Zípora e Hulda são mediadores e intercessores de pé entre a vida ea morte. Zípora for bem sucedida, mas Hulda deve enfrentar a realidade de que seu povo pecou muito por muito tempo e confirmar que Deus enviaria o seu povo para o exílio.
Mais uma vez as tradições de Zípora e Hulda nos lembrar que as mulheres que estão entre a vida ea morte para as nossas famílias, nossas comunidades, e mesmo aqueles que consideram-nos a ser pessoas de fora. Eles eram chamados, não por causa de seus maridos que foram ou o que seus maridos fizeram, mas porque eles estavam disponíveis e abertos ao chamado de Deus em sua vida.

Fontes

Shawna Renee Bound, vossas filhas profetizarão: A Teologia Bíblica de mulheres solteiras no Ministério, tese não publicada, (Copyright © 2002 por Shawna Renee Bound).
Athalya Brenner e Fokkelien Van DIHK-Hemmes, On Textos Incorporando o gênero: vozes femininas e masculinas na Bíblia hebraica (New York: EJ Brill, 1993).
Claudia Acampamento V., "1 e 2 Reis", em Commentary Mulher Bíblia, expandiu ed., Eds. Carol A. Newsome e Sharon H. Ringe (Louisville, KY: Westminster John Knox Press, 1998).
Claudia V. Camp, Wise, Estranho e Santo: A estranha mulher eo Making of da Bíblia (Sheffield, na Inglaterra: Sheffield Academic Press, 2000).
Terrence E. Fretheim, Exodus (Louisville, KY: John Knox Press, 1991).
William E. Phipps, "A mulher foi a primeira a Declarar Sagrada Escritura," Bible Review (vol. 6, n º. 2, Abril de 1990), p. 14.
Bernard P. Robinson, "Zípora to the Rescue: Um Estudo Contextual do Êxodo 4:24-6," Vetus Testamentum 36 (outubro 1986): 452-3.
- Shawna RB Atteberry, Copyright © 2011 , Shawna RB Atteberry - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário: