Postagens populares

Powered By Blogger

quarta-feira, novembro 30

FALAR EM LINGUAS ..Contextos

                            FALAR EM LINGUAS ..Contextos

Paulo disse: "Então, as línguas não são um sinal para os crentes, mas para os incrédulos. Profecia. No entanto, não é para os incrédulos, mas para os crentes" (I Coríntios 14:21,22). Pauol não quer dizer que as línguas não são destinadas para os crentes? Para responder a esta pergunta, devemos examinar o contexto imediato deste versículo:

21 Está escrito na lei: Por homens de outras línguas e por lábios de estrangeiros falarei a este povo; e nem assim me ouvirão, diz o Senhor.
22 De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes.
Primeiro Coríntios 14:21 é uma citação de Isaías 28:11. Paulo citou este verso para ilustrar o ponto que ele estava tentando fazer. Foi a partir da passagem de Isaías que Paulo concluiu que falar em línguas era um sinal para os incrédulos. A fim de entender a declaração de Paulo, então, precisamos examinar o contexto de Isaías 28, porque Paulo inspirou-se em seu sentido para derivar seus próprios ensinamentos para a igreja em Corinto.
Israel havia quebrado sua aliança com o Senhor, caindo em idolatria. Os sacerdotes eram bêbados. Deus tinha tentado muitas vezes para trazer Israel de volta para uma relação de aliança com ele direito, mas não queria dar ouvidos ao Seu chamado, e foram espiritualmente removidos da presença dEle que Ele não conseguiu transmitir sua mensagem. Em Isaías 28:2-6 encontramos Isaías profetiza que o exército assírio iria invadir Israel e arrebatam-los. Uma vez que os sacerdotes e profetas de Israel haviam se tornado os bêbados, eles não estavam espiritualmente capazes de escutar a voz de Deus, e assim foram tomar más decisões (v. 7). Que mensagem Deus poderia transmitir para os sacerdotes e profetas se eles não tinham num relacionamento correto com Ele para ser capaz de ouvir a Sua voz? Ele pode conseguir comunicá-la aos que estavam em um estado de infância espiritual (v.9)? Deus só poderia dar-lhes pequenos pedaços e pedaços de Sua vontade, porque eles eram tão espiritualmente imaturos (v.10). 1 Porque Deus não poderia comunicar sua mensagem a Israel qualquer outra forma, Ele enviaria os de outra língua (língua) para retransmitir a mensagem (v.11). Estes mensageiros eram nada mais nada menos que o exército assírio. A mensagem que eles estavam a entregar a Israel não era outra senão que tinha quebrado a sua aliança com o Senhor. Deus quer ter certeza de que receberam Sua mensagem, permitindo-lhes ser derrotados por outra nação. Foi através das línguas estrangeiras que Deus falasse ao Seu povo.
De que forma Deus iria comunicar sua mensagem através da língua assíria? Os israelitas seriam levados cativos pelos assírios para sua própria terra. Toda vez que os israelitas quiseram ouvir os assírios falar na língua assíria seria lembrá-los que eles foram derrotados e levados cativos por causa de sua incapacidade de amar o Senhor e guardam a sua aliança.
Deus relembrou aos israelitas como Ele ofereceu-lhes descanso e refrigério quando seus inimigos atacaram e outra vez, não O ouvriam. Mantiveram seus pecados. Portanto, Deus não era mais capaz de mantê-los no estado de repouso (v.12) Porque o Senhor só podia falar com os israelitas por pedaços e não conseguia Sua mensagem  é toda dirigida a eles, os israelitas cairiam para trás , enlaçados, e levados cativos pelos assírios (v.13).
Como a profecia tinha afirmado, os assírios invadiram Israel e destruiu-a, tendo levado cativo os israelitas. A maioria dos israelitas ainda não se arrependeram, mas definitivamente mais receberam Sua mensagem. Em vez de se arrepender, eles simplesmente se acostumaram aos assírios, e até começou a casá-los e ter filhos por eles.
Tendo agora estabelecido o significado de Isaías 28:11, vamos examinar o uso de Paulo deste texto em sua carta aos Coríntios.
Observe o paralelo de I Coríntios 14:20 a Isaías 28. Paulo disse aos coríntios para não ser como crianças, ou imaturos, (como Israel foi, que precisava de linha após linha, um pouco aqui há um preceito, pouco sobre preceito), mas para ser maduro. No versículo 22, usando o princípio de Isaías 28:11, Paulo disse: "Assim também as línguas são um sinal para os incrédulos de hoje." 2 Lembre-se, Deus disse a Israel que com os homens que falam outras línguas, Ele iria comunicar a Sua mensagem. Paulo, portanto, diz que as línguas servem a um propósito similar hoje. Quando um incrédulo ouve um crente falando em línguas, é um sinal para o incrédulo de sua rejeição de Deus, e servirá para condená-los no dia do juízo. Deus irá responsabilizá-los por sua incredulidade, porque Deus espera que o sinal, e prevista para o sinal de línguas para convencê-los e fazê-los acreditar e ser convertido, o falar em línguas próprias. Note que até mesmo Jesus conectado falar em línguas com um sinal em Marcos 16:17.
Deus espera línguas para convencer o incrédulo porque falar em línguas que nunca foram aprendidas não pode ser falsificado e, portanto, não pode ser negada por descrentes. É possível um milagre falso, profecia ou palavra de conhecimento. Não se pode, no entanto, falar em línguas que falso não sabem naturalmente, sem ser óbvio.
Deus nos deu línguas como a evidência de receber o Espírito Santo, para que os incrédulos venham a acreditar quando ouvem os crentes falando em línguas. Se eles não acreditam que Deus vai usar sua experiência para condená-los em juízo por não acreditar.
Que as línguas servem ao propósito acima não significa que as línguas não são para os crentes também. Concedido, se os crentes não deviam falar em línguas, como poderiam os  incrédulos ouvirem  falar línguas, a fim de ser convencidos de sua rejeição de Deus? Obviamente os incrédulos não serão os únicos a falar em línguas .. Deve ser os crentes que estão falando em línguas. Além disso, a declaração de Jesus que as línguas se acompanhar aqueles que crêem se tornaria uma contradição (Marcos 16:17). No entanto, outro ponto de trazer para fora é que imediatamente após a declaração de Paulo de que as línguas são para os incrédulos, ele observou que a profecia é para os crentes, não crentes (v. 22). Mas então Paulo passou a mostrar como profecia serviria para a conversão dos incrédulos (vs. 23-25). Se tomarmos a declaração de Paulo de que as línguas são apenas para os incrédulos para significar que as línguas não servem de nada para os crentes, então devemos também considerar a declaração de Paulo cobertor sobre profecia no versículo 22 para dizer que a profecia não serve para nada para os incrédulos. O contexto do versículo 22, no entanto, torna ambas as posições insustentáveis. Há um contexto maior para o versículo 22 que devemos levar em consideração em nossa interpretação.
No mesmo capítulo que encontramos Paul fazendo a afirmação de que as línguas são para os incrédulos, ele também faz várias declarações que indicam claramente que as línguas são para os crentes: línguas e interpretação servem para edificar a igreja (I Coríntios 14:27-28); o indivíduo que fala em línguas edifica a si mesmo (14:4); Paulo, um crente, orou e cantou em línguas (14:15), para dar graças em línguas é para dar graças também (14:17); Paulo agradeceu a Deus ele falou em línguas mais do que o Corinthians (14:18); línguas não devem ser proibidas entre a igreja (14:39). Todos esses versículos descrevem as línguas dos crentes. Se as línguas não eram para os crentes, mas somente incrédulos, então a maioria de I Coríntios 14, seria um erro.
Em conclusão, no verso 22 Paulo se concentra no fato de que o sinal de línguas não serve para convencer o crente, mas sim o incrédulo. Como Jesus observou, no entanto, aqueles que passaram a acreditar teria, então, o sinal de línguas seguindo-os.

Deus abençoe

Nenhum comentário: