Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 14

O Simbolismo da Vinha nas Escrituras


Jirair S. Tashjian
 
Se você fosse um judeu do primeiro século e ouviu pela primeira vez que Jesus era a verdadeira videira e seu povo foram os ramos (João 15:1, 5), você teria uma mistura de emoções.
Por um lado, você estaria bastante familiarizado com a idéia de comparar as pessoas a videiras e vinhedos. Videiras eram uma visão familiar na Palestina. Sua Bíblia, o Antigo Testamento, freqüentemente se refere a Israel como sendo uma videira que Deus plantou. Você pode ter recitado o Salmo 80 em sua orações da manhã. Nos versículos 8-9 o salmista diz a Deus: "Você trouxe uma videira do Egito, você expulsou as nações ea plantaste Você limpou o terreno para ela;. Tomou raízes profundas e encheu a terra." Você saberia como Deus tirou Israel do Egito e plantou na terra prometida.
Você teria que ler as palavras dos profetas hebreus que comparou Israel a uma videira ou vinha. Gostaria de lembrar as palavras de Oséias, que disse que "Israel era uma vinha exuberante que dá o seu fruto" (10:1). Oséias fez com que Israel aumentou em prosperidade. Mas ele passou a dizer que a prosperidade de Israel, infelizmente, levou a idolatria aumentou: "Quanto mais o seu fruto aumentou os altares mais ele construiu."
Você pode ter cantado estas palavras de Isaías: (5:1-2) "meu amado possuía uma vinha numa colina fértil Ele esperava que desse uvas, mas ela produziu uvas selvagens......". Sem dúvida, você estava assombrado e outra vez com as palavras de Deus falou ao seu povo através de Jeremias: ".? Eu mesmo te plantei como vide excelente, da mais pura ações Como, então, você liga degenerar e tornar-se uma videira selvagem" (02:21). Que teria lhe lembrou das palavras de refrigeração de Ezequiel fala contra Judá: "Portanto assim diz o Senhor Deus: Como a madeira da videira entre as árvores da floresta, que dei ao fogo para o combustível, por isso vou desistir da habitantes de Jerusalém "(15:6).
Você como um judeu do primeiro século seria muito familiarizado com o significado simbólico de vinha e vinha. Na verdade, a idéia era tão prevalente no primeiro século, que em uma de suas parábolas Jesus expressamente fez uso do motivo vinha como um simbolismo para Israel (Marcos 12:1-12). Jesus conclui a parábola dizendo que o proprietário irá destruir os inquilinos e dará a vinha a outros. Em resposta à parábola, os líderes religiosos queriam prender Jesus, porque "eles perceberam que ele tinha dito esta parábola contra eles." O simbolismo da vinha não foi perdido neles.
No entanto, só porque você estaria familiarizado com referências bíblicas a vinha e vinha, que não necessariamente se torna mais fácil para você entender como Jesus poderia ser a videira verdadeira. Por um lado, vinha no Antigo Testamento sempre representava todo o povo de Israel ao invés de um único indivíduo. Como algo que simbolizava todo o povo de Israel ser um símbolo de Jesus como um indivíduo?
Em segundo lugar, sempre que os profetas do Antigo Testamento, bem como a parábola de Jesus mencionado acima, fez referência a videira ou vinha, eles sempre tiveram em mente o iminente julgamento que Deus traria sobre o seu povo desobediente. Em outras palavras, a idéia de videira não traria imagens positivas para a sua mente. Você seria lembrado de galhos de videira que são bons para nada, mas como lenha.
Por esta razão, o Evangelho de João se refere a Jesus e não simplesmente como a videira, mas mais especificamente como a videira verdadeira. A implicação é que, em contraste com Israel, que se tornou infiel e incorreu o juízo de Deus, Jesus permanece fiel e cumpre, assim, chamando Israel de ser a videira de Deus.
Vale ressaltar que o contraste é entre Israel e Jesus, não entre Israel ea Igreja. A Igreja não é a videira verdadeira, Jesus é. Além disso, Jesus não é o tronco ou a raiz, ele é a videira. Ele é a videira verdadeira que cumpriu o destino ao qual Israel foi chamado. A Igreja pode ser uma parte do que o destino apenas como ramos na videira. A Igreja não pode cumprir o destino de Israel sem Cristo. Além de Cristo, a Igreja nada mais é que os galhos mortos.
- Jirair Tashjian, Copyright © 2011 , Jirair Tashjian

Nenhum comentário: