Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 14

Na casa de meu Pai há muitas moradas


A natureza humana e divina de Jesus.

Jo 8, 21 - 30 ; 14, 1 – 12

Esses capítulos de João nos apresentam, aparentemente, uma contradição. Na primeira parte, Jesus diz: "Eu vou e vós me procurareis e morrereis em vosso pecado. Para onde eu vou vós não podeis ir."
Na segunda, Ele diz: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar, e quando eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde vou, conheceis o caminho."
A diferença que existe está entre as palavras ir e estar.
No cap. 8, quando diz: "Para onde eu vou vós não podeis ir.", Ele fala de Sua divindade, para a qual não podemos ir, pois nela não penetramos, a ela não chegamos.
No cap. 14 diz assim: "… vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também." "Toda a expectativa da Igreja apoia-se nesta promessa." Mas que outra leitura se extrai dela? Aqui Jesus fala de Sua própria humanidade, da qual nós podemos participar. Na bem aventurança seremos plenamente humanos e perfeitos. Jesus ainda diz: "Na casa de meu Pai há muitas moradas." Isto tem um sentido amplo, ou seja: a casa de Deus, toda a Sua criação, onde os anjos foram criados e atuam… Aí Ele estará na Sua dupla natureza divina e humana; nesta, naturalmente, em estado glorioso, onde também poderemos estar. Podemos, ainda, assim entendê-la: "Na casa do Pai as moradas são infinitas, e Jesus as preparou para que sejam recebidos conforme suas obras."
Isto é o que Ele nos fala nestes trechos, nos quais não há, na verdade, contradição. No primeiro, Jesus fala de Seu lado divino e no segundo de Seu lado humano. No divino não podemos habitar, pois morreremos em nosso pecado. Este está reservado à Trindade Divina. Só Ela tem esta natureza. No humano, aí sim, podemos habitar, somos dessa natureza. Nela formaremos com Jesus seu Corpo Místico.
João nos mostra, portanto, o lado divino e humano de Jesus e de que forma podemos estar nEle e com Ele.

Nenhum comentário: