Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 14

Mulheres e O Chamado de Deus


Barbara Moulton
Passei a maior parte dos meus anos de formação acreditando que a maioria do mundo cristão aceita e praticada a ordenação de mulheres para o ministério cristão. Esta foi a minha vida em uma denominação (o Exército de Salvação), que criou uma atmosfera em que as jovens foram incentivados a buscar o chamado de Deus em sua vida. A partir da idade de doze anos, eu nunca duvidei o chamado de Deus para o ministério. Conforme fui crescendo, comecei a perceber que havia muitas mulheres jovens que fizeram questão de saber se Deus poderia chamá-los para o ministério. Foi sim uma descoberta angustiante.
Em seu livro, Feminino Ministério , Catherine Booth (co-fundador do Exército de Salvação) escreveu que acreditava viria um tempo quando as pessoas olhariam para aqueles que disseram que as mulheres não devem pregar o evangelho na mesma luz como aqueles em sua época olhado sobre aqueles que afirmavam que o sol girava em torno da Terra. Foi um choque para mim quando eu percebi que apesar de como eu fui criado, muitos ainda viviam em um universo "geocêntrica". Eu também percebi que não tinha sido ensinada como justificar a minha vocação.
Então eu comecei a minha jornada. Eu realmente não tenho desejo de entrar num debate sobre esta questão. Eu simplesmente quero mostrar como eu posso ler os mesmos versos que os outros têm e ainda se sentir confortável em seguir uma vocação para o ministério. Tem sido sugerido por alguns que se opõem a mulheres que estão sendo ativo no ministério cristão que o meu erro doutrinário é tão grande que Deus vai reter a Sua bênção da minha vida. No entanto, ao contrário, eu tenho experimentado enorme bênção de Deus na minha vida.
Uma das passagens bíblicas que muitos usam para proibir mulheres no ministério é de 1 Coríntios 14: 32-35. Quando eu chegar a esta passagem Concordo que na superfície parece ser bastante clara.
14:32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas, 14:33 porque Deus é um Deus de desordem, mas não de paz. (Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres 14:34 devem ser caladas nas igrejas. Para eles não é permitido falar, mas deve ser subordinado, como também ordena a lei. 14:35 Se houver qualquer coisa que desejo de sabe, deixe-os pedir aos seus maridos em casa. Por isso é vergonhoso para uma mulher falar na igreja. 14:36 ​​Ou será que a palavra de Deus originou com você? Ou os únicos que chegou?)
As mulheres não devem falar na igreja. Eles devem permanecer em silêncio na igreja. No entanto, noto que alguns daqueles que usam esta passagem para proibir mulheres no ministério, na verdade se aplicam as palavras como elas parecem ser escritos. Têm suas igrejas completamente silenciada as vozes das mulheres? Normalmente não. Se você entrar com as portas que você ouviria as vozes das mulheres na conversa. Você veria mulheres ensino da Escola Dominical, falando a grupos de mulheres, e envolvendo-se nos ministérios de aconselhamento.
Então como é que aqueles que se opõem mulheres no ministério permitir isso? A maioria usaria 1 Timóteo 2:12 como qualificador.
2:11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. 2:12 E não permito que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre um homem, ela é a de manter em silêncio.
Primeiro, podemos levantar a questão de como uma igreja que leva esta passagem como uma nova lei de Deus para a Igreja de hoje decide quando um menino se torna um homem? Doze? Treze? Quinze? Dezoito anos? Quando ele tiver idade suficiente para votar nas eleições da igreja? Quando ele tiver idade suficiente para dirigir um carro? Quando ele é velho o suficiente para servir nas forças armadas? Quando ele tiver idade suficiente para beber álcool ou votar nas eleições nacionais? Será um aniversário ou algum rito secular de passagem proibir a mulher que lhe ensinou no último domingo de ensinar-lhe este domingo?
Em qualquer caso, a conclusão parece ser que uma mulher pode falar, mas não em uma posição de autoridade sobre os homens. Assim, em outras palavras, a fim de interpretar o primeiro versículo em 1 Coríntios usaram o segundo verso em 1 Timóteo. Usando o princípio de comparar Escritura com Escritura, eles chegam a uma conclusão de que os satisfaça. No entanto, quando aqueles de nós que acreditam diferente usar o mesmo princípio para trazer outras Escrituras para suportar sobre a questão nos é dito que se afastaram da verdade.
Então o que eu faço com todos aqueles Escrituras que falam de mulheres participando ativamente no ministério ou que dão instruções para as mulheres no ministério? E sobre as passagens de Testamentos Antigo e Novo que nos dizem sobre o papel das mulheres no meio do povo de Deus, mesmo em posições de liderança? (Veja a lista selecionada de Escrituras abaixo.)
Se as igrejas tomou a passagem de Coríntios, literalmente, então todas as nossas igrejas seria preenchido com as mulheres que se sentam em silêncio, não comentando sobre uma mensagem ou sermão com ninguém até chegar em casa. É que nem o Paul instrução é claramente dar? Mas isso parece ser algo que Deus quer para a metade da raça humana?
Joel 2.28 "Depois disto, derramarei o meu Espírito sobre todos. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão. Vossos anciãos terão sonhos. Vossos jovens terão visões. 2,29 Naqueles dias derramarei o meu Espírito sobre os funcionários, em ambos os homens . e mulheres 2,30 vou fazer milagres no céu e na terra:. sangue, fogo e nuvens de fumaça [.. cf Atos 2:17 ff]
Eu derramarei o meu Espírito sobre uma mulher e ela profetizarão, mas ficar em silêncio?
Mateus 28:5 Mas o anjo disse às mulheres: "Não tenha medo, eu sei que você está olhando para Jesus que foi crucificado 28:6 Ele não está aqui,.. Pois ele ressuscitou, como disse Come, ver o lugar onde jazia 28:7 Então vá depressa e dizei aos seus discípulos,. 'Ele ressuscitou dos mortos, e na verdade ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá você vai vê-lo. " Esta é minha mensagem para você. " 28:8 Então eles deixaram o túmulo rapidamente com temor e grande alegria, e correu para contar a seus discípulos.
Vou dizer às mulheres para proclamar a mensagem da minha ressurreição, mas ficar em silêncio?
Atos 18:24 Ora, chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Ele era um homem eloqüente e muito versado nas escrituras. 18:25 Ele tinha sido instruído no caminho do Senhor, e ele falou com entusiasmo ardente e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, embora ele só conhecia o batismo de John. 18:26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no de lado e explicou o Caminho de Deus para ele com mais precisão.
Vou dizer Priscilla que instruiu Apolo meu servo, para ficar em silêncio?
Atos 21:8 No dia seguinte, saímos e fomos para Cesaréia, e fomos para a casa de Filipe, o evangelista, um dos sete, e ficou com ele. 21:09 Ele tinha quatro filhas solteiras que tinha o dom da profecia.
Vou dizer filhas de Filipe a profetizar, mas ficar em silêncio?
Mas tirar o ministério da pregação. O que a maioria das igrejas hoje fazem se as mulheres realmente fez calar dentro das quatro paredes? Imagine que o mundo por um momento!
Acredito que o maior peso da Escritura dá voz às mulheres. Combine isso com os frutos do ministério de mulheres através dos séculos e eu sou obrigado a aceitar que Deus chama e prepara as mulheres para o ministério. O próprio Paulo apontou para o fruto de seu trabalho como uma evidência para o seu apostolado (Rm 1:1-6, 1 Coríntios 9:2). São as mulheres a não ser dada de que mesmo privilégio?
Eu acredito que toda a Escritura subscreve uma voz para as mulheres. Então, eu estou contente de agir sobre o chamado que Deus colocou em minha vida e se alegram quando vejo pessoas (masculino ou feminino) responder ao Evangelho através das palavras que eu falo e a vida que eu vivo.
Como igualitária, acredito que temos de dar prioridade à proclamação de Paulo em Gálatas 3:28.
Já não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há mais homem e mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.
Claro, esta afirmação ampla e geral ocorre em uma discussão sobre a obra de Deus na salvação e não lidam diretamente com a prática da igreja. No entanto, ela reflete o impacto do Evangelho, relativa ao estatuto de homens e mulheres, judeus e grego, escravo e livre. Este link com o apoio de numerosos Paulo de mulheres no ministério e eu vou para a opinião de que os textos que alguns consideram ser as restrições não podem ser considerados como regras universais ou leis absolutas. Vamos seguir as orientações para a adoração descritos no Corinthians? Que insistimos que as mulheres remover as suas tranças e colares de ouro quando eles vêm à igreja como diz Paulo? Provavelmente não. Não consideramos isso como universal. Mas quando chegamos a versos que restringem a participação das mulheres no ministério apenas alguns versículos depois, alguns de repente ver esses versos como obrigatória em todas as gerações, para todas as culturas e em todos os tempos. Por quê?
Muito de 1 Coríntios é lidar com decência e ordem. É por isso que havia instruções específicas dadas para como eles devem estar adorando. E, presumivelmente, é por isso que Paulo deu instruções aos coríntios sobre a forma como as mulheres devem estar se comportando na igreja. Muito tem sido escrito sobre Corinto e não vou entrar nele (ver Estudo Voz Bíblia, Corinthians, Lição 1: Introdução ). Mas Corinto era uma igreja lidar com muitas questões que ameaçou causar caos e desordem. Estes versos devem ser lidos a essa luz.
Em tempos de guerra de um país vai colocar limitações sobre seus cidadãos que não são destinados a todo o tempo ou para aplicação universal. Eram necessárias na época? Apagões? Rações? Serviço militar obrigatório? Eles eram vistos dessa forma. Foram eles pretendiam passado, quando a guerra cessou, quando as circunstâncias imediatas que evocou deles mudou? Claro que não.
Anos a partir de agora os meus filhos podem encontrar cartas que escrevi para o meu marido quando éramos namorados. Havia coisas que eu escrevi para ele a respeito de nossa fé, nosso amor e nosso futuro juntos, que são atemporais. Eles serão edificados em lê-lo. Mas há muitas coisas que eu escrevi que terá pouca aplicação, porque eles foram escritos para ele naquele momento e por uma razão específica.
Agora eu sei que as Epístolas são muito mais grandiosa do que a minha cartas de amor. Sei que Deus inspirou Paulo. Mas eles ainda são letras. Certamente podemos discernir o que é feito para solicitar o tempo todo eo que foi escrito para resolver situações específicas (ver New Letters Testamento). Isto é o que eu faço com muitas das instruções encontradas nas cartas de Corinto. Nós certamente fazê-lo com as instruções de Paulo para escravos!
Agora, muitas vezes, quando chegamos à passagem Timóteo 1 que saltar para a direita em 12 e esquecê-11.
2:11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. 2:12 E não permito que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre um homem, ela é a de manter em silêncio.
Há algo notável em que o verso que perdemos, porque olhamos para ele através dos olhos de nossa cultura, assim como nossos preconceitos e preconceitos. Meu ponto é que saltar sobre o "silêncio" e "submissão" e esquecer a primeira parte: a aprendizagem!
Aqui está uma liminar radical em si! Mulheres deve ser dada a oportunidade de aprender as coisas de Deus. Será que existe uma preocupação para as mulheres simples ignorantes desfrutando de sua liberdade em Cristo, decidindo que eles estão indo para usurpar a autoridade das pessoas actualmente na liderança sem ter o aterramento? Stanley Grenz pontos que "silêncio" simplesmente significa tranquilidade e quietude que é a atitude de um aluno. Paul diz que uma mulher deve aprender em silêncio, com toda a submissão.
O que estava na mente de Paulo quando ele escreveu para o pastor em Éfeso? Podemos tomar algumas de suas palavras de forma isolada e assumir que eles são a única verdade. Aqui, Paulo diz que ele não permite que a mulher ensine. Mas o fato é que ele fez. Ele os elogiou por seu ensino em outras passagens, chamou-os "colegas de trabalho (Rm 16:3), e permitiu que outros homens a receber instrução das mulheres (Atos 18:26). Isso sugere que há mais para o que Paulo está dizendo que isolado versos lidos por meio de nosso próprio conjunto cultural de lentes.
Tem sido sugerido que Paulo está dizendo que Ele não permite que uma mulher de usurpar um homem no ensino. As mulheres querem usurpar os homens? Claro que não. Nós só queremos o que Jesus ofereceu e Paulo deram às mulheres em outros textos da Escritura: a oportunidade de ser co-trabalhadores na propagação do Evangelho, um papel que foi preenchido no Novo Testamento por homens e mulheres.
A narrativa de abertura do Evangelho de Lucas narra o anúncio do nascimento de João Batista para Elizabeth. A mensagem foi dada ao marido Zacarias. Eu vejo uma verdade maravilhosa quando eu comparar a resposta de Zacarias a mensagem do anjo com a resposta de Maria ao anúncio de que ela estava a suportar o Messias. O homem duvidou da mensagem do anjo trouxe e sua voz foi silenciada (Lucas 1:20). A mulher acreditou e ela foi dada uma voz. Que o homem em silêncio tinha uma esposa sábia. Elizabeth foi a primeira mulher a anunciar o fato de que Maria estava carregando o Senhor. E a resposta de Maria ao anúncio do nascimento de Jesus é lembrado como um modelo de fé e compromisso com Deus:
"Então Maria disse: 'Aqui estou eu, o servo do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.'" (Lucas 1:38).
Havia algo sobre a família de Maria e Elizabeth que preparou essas duas mulheres notáveis ​​para responder à voz de Deus? Pelo contrário, têm séculos de dominação masculina e as demandas para o silêncio criou uma atmosfera em que uma mulher tem dificuldade para entender a vocação de Deus em suas vidas?
Para as mulheres que aceitam o chamado que recebem, Deus dá uma voz. "Bem-aventurada aquela que acreditou que o que o Senhor disse a ela será cumprida." (Lucas 1:45).

Escrituras para consideração :

1 Samuel 25:2-35 Mateus 25:1-13
1 Samuel 2:19 Lucas 7:36-50
2 Reis 4:8-10 Marcos 12:41-44
2 Samuel 20:14-22 João 4
Lucas 2:37 João 11:27
Êxodo 15:20-21 Mateus 28:27
Juízes 4-5 Atos 2:16-17
2 Reis 22:14-20 Atos 12:12-17
Lucas 8:1-3 Atos 18:24-26
Mateus 9.18-26 Atos 21:8-9
Lucas 15:3-10 Phil 4:2-3
Lucas 18:1-18 Romanos 16:23
(Quem faz o Paul primeira menção?)
Posso recomendar o livro Mulheres na Igreja: A Teologia Bíblica da Mulher no Ministério por Stanley Grenz com Denise Kjesbo, IVP, 1995
Barbara Moulton é um presbítero ordenado na Igreja Wesleyana e serve como pastor e capelão de um hospital em Orangeville, no Canadá.

Nenhum comentário: