POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, dezembro 20

A mais longa saudação de Paulo Cumprimentai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais arriscaram a própria vida por mim... (Rm 16.3,4) O apóstolo Paulo, na conclusão da sua carta aos Romanos, faz a mais longa saudação de todas as suas cartas (Rm 16.3-16). Nessa conclusão, ele cita várias pessoas e algumas famílias que estavam a serviço de Deus. Essas pessoas e essas famílias servem de exemplo para nós ainda hoje. Voltemos ao passado e aprendamos com esses irmãos e irmãs que nos precederam. 1. Casas abertas para acolher (Rm 16.3-5,14,15). Priscila e Áquila foram cooperadores do apóstolo Paulo. A casa deles era um local de reunião, onde a igreja de Deus congregava. Tanto em Corinto quanto em Roma, a casa de Prisca e Áquila eram um santuário, onde a igreja de Deus se reunia. Eles eram hospitaleiros e acolhedores. A hospitalidade é uma das características da vida cristã (Hb 13.2). A casa de Priscila e Áquila era um porto seguro para as pessoas buscarem refúgio em Deus. Esse casal, com esta atitude nobre em abrir seu lar para hospedar a igreja de Deus, arriscaram sua própria vida, pois aquele era um tempo de intensa perseguição. A palavra grega ὑπέθηκαν – upethekan – significa colocar-se sob o machado do executor, sob a lâmina do carrasco e arriscar a vida em prol de outras pessoas. Esse fato possivelmente aconteceu em Éfeso, onde Paulo enfrentou lutas maiores que suas forças a ponto de desesperar-se de sua própria vida (2Co 1.8). Amamos citar Jo 3.16, o texto áureo da Bíblia, mas e 1 Jo 3.16 (leia este versículo), quantos tem coragem de além de citá-lo (que é fácil) vivê-lo na íntegra? Na vida deste casal, este versículo era uma verdade irrefutável! E na sua vida prezado leitor [a] o texto de 1Jo 3.16 é uma verdade, ou uma mentira? Ainda nos versículos 14 e 15, o apóstolo cita mais duas famílias, onde grupos de igrejas se reuniam para adorar a Deus e proclamar sua bendita Palavra. Ainda hoje precisamos de famílias que abram as portas da sua casa para que o evangelho de Cristo seja também proclamado. O lar é um dos principais instrumentos na evangelização do mundo. 2. Corações abertos para consolar (Rm 16.13) O apóstolo Paulo faz referência à mãe de Rufo como uma mulher que cuidou dele como se fosse sua mãe. Essa mulher que recebe elogio tão auspicioso nem tem seu nome citado na terra, mas era conhecida no céu. Há grandes nomes no reino de Deus que permanecerão incógnitos na terra e anônimos na história. É algo maravilhoso investir na vida dos filhos de Deus, ser bálsamo para os que sofrem e âncora para os que enfrentam as tempestades da vida. A mãe de Rufo foi uma mãe para o apóstolo Paulo. Esse bandeirante do cristianismo encontrou nessa mulher um apoio, um encorajamento, que só uma mãe era capaz de lhe dar. Temos sido encorajadores das pessoas? Temos sido bálsamo de Deus para curar as feridas dos aflitos e quebrados? Temos o grande desafio de sermos abençoadores. Devemos não somente abrir nossas casas, mas também o nosso coração para encorajarmos as pessoas. Nossa língua deve ser medicina que leva cura; nossas palavras precisam ser mel que alimenta; nossos atos devem ser gestos altruístas que abençoam. 3. Mãos abertas para trabalhar (Rm 16.3,6,9,12). O apóstolo cita várias pessoas que foram seus cooperadores no trabalho de Deus, gente que pôs a mão no arado, que com excelência fizeram a obra de Deus. Hoje estamos cheios de engenheiros de obras prontas, como Tobias e Sambalate no livro de Neemias. Pessoas que não fazem nada, somente criticam e promovem confusão no meio da igreja. Paulo cita vários irmãos que cooperavam na obra do Senhor. Priscila e Áquila foram seus cooperadores (Rm 16.3). Maria é citada como uma irmã que muito trabalhou pela igreja de Roma (Rm 16.6). Urbano era cooperador de Paulo em Cristo (Rm 16.9). Trifena e Trifosa trabalharam no Senhor, e Pérside muito trabalhou no Senhor (Rm 16.12). A igreja de Deus deve ser uma equipe de trabalhadores. Deus nos concede a salvação, mas no chama ao trabalho. Temos o privilégio de sermos cooperadores de Deus no estabelecimento do seu reino. Onde estão os trabalhadores do reino? Gente que anonimamente faz uma obra muito maior do que aqueles que estão em evidência. Gente que ama a Jesus, e sua obra. Gente que não está atrás de promoção, de luzes sob a ribalta. Gente, que se comprometeu com o reino de Deus e não com o reino dos homens.

A mais longa saudação de Paulo



Cumprimentai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais arriscaram a própria vida por mim... (Rm 16.3,4)


O apóstolo Paulo, na conclusão da sua carta aos Romanos, faz a mais longa saudação de todas as suas cartas (Rm 16.3-16). Nessa conclusão, ele cita várias pessoas e algumas famílias que estavam a serviço de Deus. Essas pessoas e essas famílias servem de exemplo para nós ainda hoje. Voltemos ao passado e aprendamos com esses irmãos e irmãs que nos precederam.


1. Casas abertas para acolher (Rm 16.3-5,14,15).

Priscila e Áquila foram cooperadores do apóstolo Paulo. A casa deles era um local de reunião, onde a igreja de Deus congregava. Tanto em Corinto quanto em Roma, a casa de Prisca e Áquila eram um santuário, onde a igreja de Deus se reunia. Eles eram hospitaleiros e acolhedores. A hospitalidade é uma das características da vida cristã (Hb 13.2).

A casa de Priscila e Áquila era um porto seguro para as pessoas buscarem refúgio em Deus. Esse casal, com esta atitude nobre em abrir seu lar para hospedar a igreja de Deus, arriscaram sua própria vida, pois aquele era um tempo de intensa perseguição. A palavra grega ὑπέθηκαν – upethekan – significa colocar-se sob o machado do executor, sob a lâmina do carrasco e arriscar a vida em prol de outras pessoas. Esse fato possivelmente aconteceu em Éfeso, onde Paulo enfrentou lutas maiores que suas forças a ponto de desesperar-se de sua própria vida (2Co 1.8).

Amamos citar Jo 3.16, o texto áureo da Bíblia, mas e 1 Jo 3.16 (leia este versículo), quantos tem coragem de além de citá-lo (que é fácil) vivê-lo na íntegra? Na vida deste casal, este versículo era uma verdade irrefutável! E na sua vida prezado leitor [a] o texto de 1Jo 3.16 é uma verdade, ou uma mentira?

Ainda nos versículos 14 e 15, o apóstolo cita mais duas famílias, onde grupos de igrejas se reuniam para adorar a Deus e proclamar sua bendita Palavra. Ainda hoje precisamos de famílias que abram as portas da sua casa para que o evangelho de Cristo seja também proclamado. O lar é um dos principais instrumentos na evangelização do mundo.

2. Corações abertos para consolar (Rm 16.13)

O apóstolo Paulo faz referência à mãe de Rufo como uma mulher que cuidou dele como se fosse sua mãe. Essa mulher que recebe elogio tão auspicioso nem tem seu nome citado na terra, mas era conhecida no céu. Há grandes nomes no reino de Deus que permanecerão incógnitos na terra e anônimos na história. É algo maravilhoso investir na vida dos filhos de Deus, ser bálsamo para os que sofrem e âncora para os que enfrentam as tempestades da vida.

A mãe de Rufo foi uma mãe para o apóstolo Paulo. Esse bandeirante do cristianismo encontrou nessa mulher um apoio, um encorajamento, que só uma mãe era capaz de lhe dar. Temos sido encorajadores das pessoas? Temos sido bálsamo de Deus para curar as feridas dos aflitos e quebrados?

Temos o grande desafio de sermos abençoadores. Devemos não somente abrir nossas casas, mas também o nosso coração para encorajarmos as pessoas. Nossa língua deve ser medicina que leva cura; nossas palavras precisam ser mel que alimenta; nossos atos devem ser gestos altruístas que abençoam.

3. Mãos abertas para trabalhar (Rm 16.3,6,9,12).

O apóstolo cita várias pessoas que foram seus cooperadores no trabalho de Deus, gente que pôs a mão no arado, que com excelência fizeram a obra de Deus. Hoje estamos cheios de engenheiros de obras prontas, como Tobias e Sambalate no livro de Neemias. Pessoas que não fazem nada, somente criticam e promovem confusão no meio da igreja.

Paulo cita vários irmãos que cooperavam na obra do Senhor. Priscila e Áquila foram seus cooperadores (Rm 16.3). Maria é citada como uma irmã que muito trabalhou pela igreja de Roma (Rm 16.6). Urbano era cooperador de Paulo em Cristo (Rm 16.9). Trifena e Trifosa trabalharam no Senhor, e Pérside muito trabalhou no Senhor (Rm 16.12).

A igreja de Deus deve ser uma equipe de trabalhadores. Deus nos concede a salvação, mas no chama ao trabalho. Temos o privilégio de sermos cooperadores de Deus no estabelecimento do seu reino. Onde estão os trabalhadores do reino? Gente que anonimamente faz uma obra muito maior do que aqueles que estão em evidência. Gente que ama a Jesus, e sua obra. Gente que não está atrás de promoção, de luzes sob a ribalta. Gente, que se comprometeu com o reino de Deus e não com o reino dos homens.



NOVIDADE PARA SUA IGREJA. ACESSE:
http://bispoluissousa.blogspot.com/2010/12/apostilhas-para-pastores-para-pastores.html

Nenhum comentário: