POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, dezembro 20

Soberania Divina e Responsabilidade do Homem: Será que a Bíblia ensina a ambos?

Deus é soberano sobre o universo e todos os assuntos humanos, e seres humanos são responsáveis diante de Deus para as escolhas morais e ações que fazem. Sim, a Bíblia ensina tanto e ambas são verdadeiras.

O que a Bíblia ensina sobre a regência do soberano Deus? Considere Daniel 4:35, onde somos ensinados que Deus "não segundo a sua vontade no exército do céu e os moradores da terra, e ninguém pode afastar a sua mão ou dizer- ele, "o que você fez?"

Três observações são necessárias. 1) o governo de Deus é o exercício da "Sua vontade." Isto é, ele decide antecipadamente o que ele quer que aconteça, para que "sua vontade" precede e orienta todas as que ocorre. 2) Sua vontade é exercida universalmente? sobre as no céu e todos os habitantes da terra. 3) nenhuma criatura de Deus pode impedir o cumprimento da vontade de Deus ou cobrar de Deus com a ilegalidade. Em suma, o governo de Deus por sua vontade é absoluta, universal e eficaz. Considere ainda os tipos de realidade sobre a qual Deus reina. A Bíblia contém uma série de textos "espectro" que apresentam o controle final de Deus para o bem eo mal, luz e trevas, vida e morte. Em Isaías 45:6 b-7, Deus anuncia: "Eu sou o Senhor, e não há outro, a luz de um formando e criando escuridão, causando bem-estar ea criação de calamidade; Eu sou o Senhor que faz todas estas coisas" (cf. Êx 04:11; Dt 32 : 39, 1 Sm 2:6-7; Ec 7:13-14; e Lm 3:37-38). E, quando temos o prazer de afirmar que Deus é bom (só!) e que Deus não aprova o mal em si mesmo, nem todo mal reside nele (Sl 05:04), mas temos de afirmar com o testemunho grande e abrangente das Escrituras que reina sobre toda a vida, tanto o seu bem e do mal, e que em tudo o que ocorre "o conselho de sua vontade "(Ef 1:11) é cumprida.

O que as Escrituras ensinam sobre o ser humano a responsabilidade moral? De uma página da Bíblia, estamos cientes de que Deus nos considera responsáveis pelas escolhas morais e ações que fazemos. A lei de Deus, seja simples, não o direito de comer de uma árvore no jardim (Gn 2,16-17), ou a lei dada no Sinai (Ex 20), ou a Lei de Cristo (1 Cor 9:21; Gal 6:2) - cada um por sua vez, estabelece o quadro moral dentro que nossas vidas são vividas. Deus "retribuirá a cada um segundo as suas obras" (Rm 2:6), e este julgamento será baseado em se perseverarmos "em fazer o bem" (Rm 2:07), ou se nós " não obedecer à verdade, mas obedecem a injustiça "(Rm 2:8). Simplesmente não há como negar o fato de que Deus considera a sua criação humana como responsável pelas escolhas e ações que fazem, e no dia do juízo final será testemunho de como nós escolhemos viver nossas vidas.

Então, Deus é o soberano sobre todos, e os seres humanos são responsáveis perante ele, mas apenas como podem ser ambas verdadeiras? Nós simplesmente não podemos compreender plenamente como ambas são verdadeiras juntos, mas que eles devem trabalhar em conjunto é exigido pelo claro ensino da Escritura. Considere uma ilustração da Escritura em que ambos são vistos, ou seja, uma lição de história de José (Gn 37-45). Os irmãos de José estavam profundamente com ciúmes dele e passaram a desprezá-lo. Quando a oportunidade se apresentou, eles venderam José no Egito (37 :25-36), onde José era incompreendido e maltratado. Apesar disso, a mão de Deus estava sobre José, e ele foi elevado ao segundo em comando no Egito (Gn 41). Durante a fome, seus irmãos viajaram ao Egito para comprar grãos, e há se deu a conhecer aos seus irmãos. O que José lhes diz que é tão incrível que é instrutivo: "Agora, portanto, não foi você quem me mandou aqui, mas de Deus" (Gn 45:8). Espere! Podemos protestar. Certamente eles enviaram José para o Egito! E assim fizeram, e assim por Joseph já reconhece (45:4). Mas, para chegar à plena razão que eles foram enviados para o Egito exige olhando não apenas para os irmãos, mas também, mais importante, a Deus! Por isso, é claro: Deus e os irmãos são responsáveis pelo envio José para o Egito. Soberano do governo de Deus. Como Jose coloca-lo mais tarde ", você [irmãos] significam o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem "(Gn 50:20). Os irmãos agiram por mal, e Deus agiu nos eventos mesmo para o bem. Nem toda questão é respondida aqui, mas vemos que temos de afirmar tanto a regência soberana de Deus e da veracidade da nossa responsabilidade moral. Ambos são unidos nas Escrituras, e que a Escritura tem ajuntou não o separe o homem.

Deus te abençoe.


NOVIDADE PARA SUA IGREJA. ACESSE:
http://bispoluissousa.blogspot.com/2010/12/apostilhas-para-pastores-para-pastores.html

Nenhum comentário: