POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

segunda-feira, dezembro 20

Justificação e Santificação

Justificação e Santificação

O que a Bíblia ensina ?

JUSTIFICAÇÃO

O Problema

Todas as pessoas são culpadas de pecado fazendo (errado) contra outras pessoas e contra Deus. Todos são pessoalmente responsáveis por seus pecados e, portanto, sob condenação (Rm 3:23; 6:23). Assim como as pessoas que violam as leis de uma sociedade são levados a um tribunal para ser processadas e julgadas, Deus traz a cada indivíduo, antes mesmo de julgá-los.

A Solução

Existe uma maneira de corrigir tudo o que temos feito de errado? Deus corrige nossos erros através de Jesus Cristo. A justiça de Jesus satisfaz as demandas de Deus. Sua justiça (ações corretas, status e sacrifício) é credenciado para todos os que crêem (Rm 3:21).

Justificação

A justificativa termo significa "declarar justo". Os escritores do Novo Testamento, especialmente Paulo, usa o termo no sentido judicial. Imagine Deus, o juiz, sentado em seu trono, declarando para o crente, "À luz do que Jesus fez em seu nome, você está (agora) justo. As coisas estão agora bem entre você e eu. Negou provimento."

O réu é claro que perguntará: "Como isso aconteceu? E o que Jesus fez para acertar as coisas entre Deus e eu?" O réu é realmente perguntando é: "Qual é a base para a justificação?"

A resposta é tríplice:

Da graça de Deus (Rm 5:15), fornecidos por Jesus Cristo a obediência a Deus Pai.

Sangue ("Rom 5:9), Jesus ,sofrimento e morte a todos os que fizeram a escolha de acreditar nele com Deus.

"Justiça Jesus credenciados para os crentes (1 Coríntios 1:30, 2 Coríntios 5:21)-Aqueles que acreditam em Jesus é dado gratuitamente" status "direito com Deus, não em função das suas próprias obras, mas com base no que Deus fez em Jesus Cristo (Rm 3:28; 4:5-6; 02:16 gal).

Depois de malfeitores (pecadores) ter colocado sua fé em Cristo, Deus os declara justos. Os novos crentes em paz com Deus (Rm 5:01) porque todos os pecados, passado, presente e futuro são perdoados. Uma vez perdoado, os crentes não estão mais sujeitos ao julgamento, uma vez que foi devido (Rm 8:1A declaração deste é a justificação.

Em resumo, a justificação é um ato da graça de Deus: um pecador culpado coloca sua fé em Cristo e é absolvido por Deus Um criminoso é "acertada" com Deus.

"À luz do que Jesus fez em seu nome, você está (agora) justo. As coisas estão agora bem entre você e eu. Negou provimento."

SANTIFICAÇÃO

O Problema

Onde quer que haja a presença do pecado, existe conflito. Paulo lutou com este conflito em Rm 7:15-25. Esta passagem nos mostra que a resolução deste conflito é um processo. Trata-se de Deus, tornando-nos mais "separados" de nossos erros e mais como ele.

Para o cristão, deve haver um sentido constante e sempre crescente que, embora o pecado continua a ser, não está no controle. É uma coisa para viver em pecado do crente, mas é outra completamente diferente para o crente a viver em pecado.

A Solução

O Espírito Santo é o agente contínuo de santificação, que trabalha dentro de nós para subjugar os impulsos pecaminosos e produzir frutos de justiça, ou ações corretas (Rm 08:13, 2 Coríntios 3:17-18, Gálatas 5:22). Este processo é santificação.

Santificação

O significado básico de santificação é "ser separado".

A palavra hebraica (Qadosh; שודק) tem um significado básico de "separação". Como um termo moral, a santificação é traduzida como "santidade" ou "pureza".

O termo em grego (hagios; ἅγιος) é traduzido como "santo", como em "Santo Espírito", ou "santo".

No sentido espiritual da vida de um crente, a santificação significa "ser separado para Deus", ou para ser mais santo através conformes à imagem de Seu Filho.

Resumo

A santificação é uma obra da graça de Deus. Toda a pessoa está habilitada a morrer para o pecado e viver de acordo com a vontade de Deus. Justificação ocorre no momento da salvação, enquanto que a santificação é um processo. Quando nossas vidas terminarem, vamos entrar na presença de Deus glorificado, livre da presença e do poder do pecado, já justifica, plenamente santificado.

No sentido espiritual da vida de um crente, a santificação significa "ser separado para Deus."

Deus te abençoe.

Nenhum comentário: