POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

sábado, agosto 20

Dispensacionalismo

Dispensacionalismo
Dividindo-se erroneamente a Palavra da Verdade
O Dispensacionalismo é um sistema doutrinário que mantém Israel ea Igreja distintas. Esse sistema ensina que ao longo da história de Deus é visto como tendo dois objetivos distintos e duas pessoas distintas e estas distinções são mantidas por toda a eternidade (ou pelo menos ao longo do final do milênio).
A questão é se a Bíblia ensina de tal divisão. Ao contrário, a Bíblia ensina que Deus tem tomado todo o Seu povo e fez-lhes um. "Porque ele é a nossa paz, que fez os dois grupos em um, e quebrou a barreira da parede divisória, abolindo na sua carne a inimizade, que é a Lei dos mandamentos contidos em ordenanças, que em Si mesmo Ele pode fazer os dois em um homem novo, estabelecendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus através da cruz, por ele ter condenado à morte a inimizade. "(Efésios 2:14-16).
Distintivos DISPENSACIONAL
DISTINÇÃO # 1: Plano e Propósito de Deus.
Dispensacionalismo ensina que Deus tem dois planos distintos e dois povos distintos e separados por meio de quem Ele trabalha - Israel e da Igreja.
A Bíblia ensina que Deus tem um povo unificado. No Antigo Testamento, que foi Israel, mas mesmo assim não todo o Israel foi Israel, mas somente aqueles que entrou em relação de aliança de fé em Deus. Aqueles que não são da fé não são o Seu povo. E aqueles que são da fé são o Seu povo. Isto é verdade em todos os tempos. É por isso que Paulo pode dizer que "aqueles que são da fé são filhos de Abraão" (Gálatas 3:7).
DISTINÇÃO # 2: O Direito.
Dispensacionalismo diz que a lei mosaica foi abolida em Cristo.
É verdade que a Bíblia vê a Lei Cerimonial como sendo cumprida em Cristo, mas a Lei Moral contida nos Dez Mandamentos são repetidos em todo o Novo Testamento, mostrando que os comandos ainda estão em vigor (embora reconhecidamente a natureza do sábado é descrito de maneira diferente desde que entraram agora para o resto fornecidas por Cristo). De fato, Jesus mesmo disse: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir" (Mateus 5:17). Será que Seu cumprimento da Lei significa que ele já passou? Ao contrário, Ele explica seu significado com um aviso cuidado e sóbrio: "Todo aquele que anula uma das menos desses mandamentos, e assim ensinar os outros, será chamado o menor no reino dos céus, mas aquele que mantém e ensina-los, ele será chamado grande no reino dos céus "(Mateus 5:19).
DISTINÇÃO # 3: A Natureza da Igreja.
Dispensacionalismo vê a igreja como um parêntese, uma situação temporária que se encontra entre duas relações de Deus com Israel.
A Bíblia vê a igreja como o culminar de todas as pessoas de Deus, o próprio corpo de Cristo e da plenitude de Deus. Paulo fala da mensagem que lhe foi dada "para trazer à luz o que é a administração do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas; a fim de que a multiforme sabedoria de Deus possa agora ser conhecida através da igreja para os governantes e as autoridades nos lugares celestiais "(Efésios 3:9-10). Longe de ser um parêntese, a igreja é o culminar de algo começou nos tempos do Antigo Testamento. Paulo continua a salientar que "este foi, de acordo com o propósito eterno que Ele realizou em Cristo Jesus nosso Senhor" (Efésios 3:11).
DISTINÇÃO # 4: Igreja no Antigo Testamento.
Dispensacionalismo normalmente ensina que a igreja não é encontrada nem mencionado no Antigo Testamento.
A Bíblia declara que o Antigo Testamento DID esperar um tempo quando os gentios, entraria em Aliança. O Messias prometido era para ser tanto "aliança do povo, e luz para as nações" um (Salmo 42:6). Deus também disse: "Eu vou chamar aqueles que não era meu povo: 'Meu povo'" (Romanos 9:24-25).
Paul é específico para nos dizer que a vinda dos gentios na igreja foi uma confirmação da "as promessas feitas aos pais, e para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: 'Por isso eu lhe darei louvores a Ti entre os gentios, E cantarei ao teu nome "(Romanos 15:8-9).
Pedro diz que "os profetas que profetizaram da graça que viria a você fez uma busca cuidadosa e investigação, procurando saber o que pessoa ou tempo o Espírito de Cristo dentro deles estava indicando que Ele predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias a seguir. foi revelado a eles que não estavam servindo-se, mas você "(1 Pedro 1:10-12). Os profetas do Antigo Testamento não só profetizou essas glórias que se seguiriam a cruz, mas também reconheceram que as suas profecias foram para beneficiar a igreja futuro.
DISTINÇÃO # 5: promessas do Antigo Testamento.
Dispensacionalismo diz que todas as promessas feitas no Velho Testamento devem ser cumpridas a uma nação política de Israel.
Uma e outra vez, a Bíblia vê essas promessas sendo cumpridas à Igreja como o "Israel Espiritual" e as pessoas de Deus. A Bíblia nos ensina que "eles não são todos os israelitas que são descendentes de Israel" (Romanos 9:6). Por outro lado, já vimos como a presença de gentios na igreja foi um cumprimento da promessa do Antigo Testamento que Deus iria "chamar aqueles que não era meu povo: 'Meu povo'" (Romanos 9:24-25).
O escritor aos Hebreus diz que os santos do Antigo Testamento "não receber o que foi prometido, porque Deus tinha fornecido algo melhor para nós, para que sem nós não fossem aperfeiçoados" (Hebreus 11:39-40). Isto é completamente antagônico ao ensino dispensacional que diz: "Israel recebe as promessas feitas a Israel ea Igreja recebe as promessas para a igreja e nunca os dois devem se encontrar."
É significativo que, quando James queria demonstrar a legitimidade do programa do Novo Testamento de trazer gentios na igreja, ele se voltou para o Velho Testamento, dizendo: "Simão relatou como primeiramente Deus sobre a tomada de entre os gentios um povo para seu nome. E com isto as palavras dos profetas concordam, assim como está escrito,羡epois destas coisas, vai voltar, e eu vou reconstruir o tabernáculo de Davi que caiu, e eu vou reconstruir suas ruínas, E eu vou restaurar lo, a fim de que o resto dos homens busque o Senhor, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome "(Atos 15:14-17). A passagem a que James se virou foi o de Amos 9:11-12.
Profecia do Antigo Testamento
Cumprimento do Novo Testamento
"Eu vou reconstruir o Tabernáculo de Davi" O crescimento da igreja
"... A fim de que o resto da humanidade pode ver o Senhor" Gentios a se tornarem cristãos na igreja crescer.
James não teve problemas olhando para os eventos que estavam acontecendo na igreja de sua época e vê-las como realizações das profecias do Velho Testamento.
DISTINÇÃO # 6: duas vindas de Cristo Versus Uno.
Dispensacionalismo ensina que Cristo voltará à terra é uma "Rapture" segredo em que todos os crentes serão removidos da face da terra. Este é mais tarde seguido pelo "Segunda Vinda de Cristo", que é um evento distinto e separado.
A Bíblia ensina que existe UM futura vinda de Cristo em que "todo olho O verá" e "todo joelho se dobrará." Em vez de um futuro segundo e terceiro vinda, a Bíblia ensina que Cristo ", tendo sido oferecido uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez para a salvação, sem referência ao pecado, para aqueles que aguardam ansiosamente Deus" (Hebreus 9: 28).
Para uma discussão mais aprofundada sobre a teoria "Rapture" Dispensação, ver A Questão Rapture e A Crítica do Evidências de um arrebatamento pré-tribulacional . Dispensacionalismo VERSUS Teologia do Pacto
Dispensacionalismo pode ser melhor compreendida à luz de um contraste com o que veio a ser conhecido como "Teologia do Pacto".
Dispensacionalismo
Teologia do Pacto
Salienta interpretação "literal" da Bíblia Aceita interpretação literal e figurado (espiritual) da Bíblia
"Israel" sempre significa apenas o literal, descendentes físicos de Jacob "Israel" pode significar tanto física descendentes de Jacó, ou Israel espiritual, dependendo do contexto
"Israel de Deus" em Gálatas 6:16 meios físicos Israel sozinho "Israel de Deus" em Gálatas 6:16 meios espirituais Israel, em paralelo com Gal. 3:29; Rom. 2:28-29; 9:6; Phil. 3:3.
Deus tem dois povos com dois destinos distintos: Israel (terrestre) e da Igreja (celeste). Deus tem um povo da aliança. Aqueles nesta idade se tornaram uma parte das pessoas continua da aliança de Deus.
Todas as profecias do Antigo Testamento para "Israel" são apenas para a nação física de Israel, não para a Igreja Algumas profecias do Antigo Testamento são para a nação de Israel, outros para o Israel espiritual
A Igreja é um parêntese no programa de Deus para as idades A Igreja é o culminar de propósito salvífico de Deus para as idades
O herdeiro principal aliança de Abraão foi Isaac e Israel literal O herdeiro principal aliança de Abraão era o Cristo, a Semente, e Israel espiritual que é "em Cristo"
Jesus fez uma oferta do Reino literal para Israel, já que Israel rejeitou-a, é adiado Jesus fez apenas uma oferta do Reino Espiritual, que foi rejeitada por Israel literal, mas tem sido gradualmente aceite por Israel espiritual
Ensina que o Millennium é o Reino de Deus. Eles estão sempre pré-milenista, geralmente pré-tribulação A Igreja é o Reino de Deus. Isto pode ser interpretado tanto na, pré-milenista Mensagem Milenar ou estrutura Amilenar.
O Antigo Testamento sacrifícios de animais será restaurada no Milênio, como um memorial apenas Os sacrifícios do Antigo Testamento foram cumpridas e para sempre abolida em Cristo
A "dispensa" PRAZO
A palavra "dispensação" é traduzida da palavra grega oikonomia. Este termo é usado três vezes em Lucas 16:2-4. Todas as três vezes que se refere às responsabilidades de um servo (ou um administrador). Ela é usada em 1 Coríntios 9:17 para descrever as responsabilidades que o Senhor tinha colocado especificamente sobre Paulo.
Efésios 1:10 fala do propósito que Deus tinha em centralização e "administrar" todas as coisas em Cristo. Efésios 3:02 fala do ministério especial de Paulo aos gentios. Se isso é ser considerado um Dispensação separado no sentido teológico, então devemos também concluir que os outros apóstolos ainda estavam presas na Dispensação anteriores aos judeus. Colossenses 1:25 faz a mesma coisa, falando da mordomia que o Senhor tinha colocado em cima de Paulo - a administração da pregação da Palavra de Deus. 1 Timóteo 1:4 exorta Timóteo a atenção para a edificação (ou seja, a administração) das coisas do Senhor.
Não uma vez que nós já viu a "dispensa" termo usado na Bíblia da maneira que é usado por dispensacionalistas.
A "dupla visão" do dispensacionalismo
Alguma vez você já tentou deliberadamente cruzar seus olhos? O resultado é que sua visão se torna turva e você começa a ver as coisas com uma "visão dupla". Se você está olhando para uma caneca de café, você vai ver, em vez dois deles. Dispensacionalismo, sofrer esse tipo de miopia espiritual.
  • Ele vê duas vindas de Cristo futuro (ou em alguns casos, três).
  • Ele vê vários julgamentos em que as pessoas devem vir antes de Cristo e para ser julgado.
  • Ele vê vários dias no Dia do Senhor.
Eu acredito que para ver as Escrituras através das lentes do Dispensacionalismo cria uma visão distorcida da Bíblia, a igreja eo programa revelou o Senhor para as idades.

Nenhum comentário: