POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

sábado, agosto 20

Teologia em Imagens Parte I Apocalipse

TEOLOGIA EM FOTOS
PARTE 1
IMAGEM DE JESUS
APOCALIPSE 1:9-20
Eu amo fotos. Visuais. Para ser capaz de ver e de visualizar e compreender. Há um velho ditado que diz: "Uma imagem vale mais que mil palavras." Eu acho que é um ditado verdadeiro. Jesus parece ter pensado assim, também. Ele freqüentemente pregado em imagens - vivas, figuras de linguagem ilustrativos que conhecemos como parábolas.
Nas semanas seguintes, eu gostaria de levá-lo em uma turnê de uma das galerias de arte da Bíblia. Vamos estar a olhar para a teologia em imagens. Nossos estudos nos levará para o livro do Apocalipse.
Pense que o título - ". Revelação" O título é tirado do primeiro verso do primeiro capítulo: "O Apocalipse de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos ..." (Apocalipse 1:1). O que você faz com uma revelação? Você olha para ele. E é isso que vamos fazer.
1. O destinatário da REVELAÇÃO.
Eu, João, seu irmão e companheiro na tribulação, no reino e perseverança que estão em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. (Apocalipse 1:9). Havia um monte de coisas que João poderia ter dito sobre si mesmo. Você perguntar para algumas pessoas apresentam-se e vem para fora seu currículo. Especialmente os homens tendem a ser assim (não que as senhoras estão acima desse tipo de coisa). João poderia ter dito:
"Eu sou um dos apóstolos".
"Eu não sou apenas um apóstolo, eu sou um dos do círculo interno."
"Eu era o apóstolo que era conhecido como sendo aquele que Jesus amava realmente."
Mas ele disse que nenhuma dessas coisas. Observe como João se descreve.
Seu irmão.
Seu companheiro participante na tribulação, no reino e perseverança.
John não está fora de elevar-se. Ao contrário, ele está aí para mostrar que você e ele estão unidos por um laço comum. Esse laço é Jesus.
2. A REALIDADE DA REVELAÇÃO.
Eu, João, seu irmão e companheiro na tribulação, no reino e perseverança que estão em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz como o som de uma trombeta, 11 dizendo: "Escreva num livro o que você vê, e enviá-lo às sete igrejas: a Éfeso, Esmirna , Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. " (Apocalipse 1:9-11.
A revelação que foi dado a John teve lugar em tempo real da história. Esta não é uma "era uma vez um" conto de fadas. João estava em uma ilha real no Mar Mediterrâneo e foi-lhe dada uma mensagem que era para ser entregue às igrejas reais que foram existentes na naquele dia.
Que me diz algo sobre o livro do Apocalipse. Ela está enraizada na história. Se estou a compreender este livro, então eu devo colocá-lo no contexto do mundo em que ele foi escrito.
As pessoas correm em todos os tipos de problemas em compreender o livro do Apocalipse quando tirá-lo do contexto em que foi dado. Eles começam a olhar para computadores e mísseis ICBM e guerra termonuclear e do Mercado Comum Europeu e do livro de Apocalipse não é sobre nenhuma dessas coisas.
3. A residência do Apocalipse.
Então eu me virei para ver a voz que falava comigo. E, tendo voltado, vi sete candelabros de ouro, 13 e no meio do castiçais vi um como filho do homem ... (Apocalipse 1:12-13a). João ouve uma voz como a trombeta. Aparentemente, a voz estava atrás dele. Eu não sei sobre você, mas quando uma voz como a trombeta sai atrás de mim, eu pulo com um começo. Não tenho dúvida de que João fez o mesmo.
Ele se vira e olha como ele espera ver o presidente da voz. Mas primeiro, ele vê sete candelabros de ouro.
Isso é significativo. Você pode estar inclinado a corrida no passado esta frase, mas não fazê-lo. Foi importante para João, também, porque ele menciona esses castiçais novamente no verso 13 e novamente no verso 20.
Qual foi a importância de os castiçais? Foi associado com o Templo. No Tabernáculo original, havia um candelabro em forma de uma árvore viva com um ramo no meio e três ramos indo para um lado e três ramos indo para o outro lado (Êxodo 25:31-37). Esta árvore estilizada era de ouro maciço e tinha flores e bulbos e ramos e que realizou sete lâmpadas de azeite.
Uma árvore de luz.
A árvore da vida.
Luz e vida caminham juntas. João nos diz que este é o caso. Em João 1:05 diz-nos que em Jesus estava a vida, ea vida era a luz do mundo.
Você se lembra da primeira menção de uma árvore na Bíblia? Foi no Jardim do Éden. Houve realmente duas árvores no jardim.
    • A árvore do conhecimento do bem e do mal.
    • A árvore da vida.
Quando Adão e Eva comeram da árvore em primeiro lugar, eles foram retirados da segunda árvore. A primeira árvore trouxe a morte, a segunda árvore trouxe vida. Quando o Senhor deu instruções para a construção do Tabernáculo e mais tarde para o Templo, não foi por acaso que incluiu um candelabro em forma de uma árvore. Neste projeto foi uma promessa de vida restaurada - uma árvore que iluminava o caminho para o Lugar Santo.
Isto diz-me algo mais sobre o livro do Apocalipse. Está escrito na fundação do Antigo Testamento. Ela é cheia de Língua Templo. Os símbolos que vemos ao longo deste livro não são quase tão estranho para nós se estão familiarizados com o nosso Antigo Testamento. De fato, Zacarias teve uma visão muito semelhante de castiçais em Zacarias 4:2.
No versículo 20 nos é dito o significado por trás desse símbolo.
"... Os sete candelabros são as sete igrejas." (Apocalipse 1:20). Quem são os castiçais? Você é! Você foi chamado para ser a luz do mundo. Jesus disse isso.
"Vós sois a luz do mundo Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida;. 15 nem se acende a alguém uma candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que estão na casa.
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens de tal maneira que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:14-16).
Vós sois a luz do mundo. Você pode estar pensando: "Espere um minuto, John. Pensei que é Jesus que é a luz do mundo". Isso está correto. Jesus é a luz do mundo. Mas você é chamado para fazer a Sua obra. Você é chamado para brilhar com a sua chama.
Vós sois a luz do mundo. E isso significa que você não está cumprindo o propósito de Deus para você, se você não está deixando sua luz brilhar de uma forma que pode ser visto. Seu trabalho é para queimar com a luz de Cristo para que as pessoas vão ver Sua chama dentro de você.
Observe que é Jesus. Ele está no meio do candelabro. Ele está no meio da igreja. Ele está aqui. E sabendo que permite a brilhar.
Você se lembra a advertência dada à igreja em Éfeso? Essa foi a igreja que tinha perdido seu primeiro amor. Era uma igreja de força doutrinária; uma igreja que tinha sofrido para o nome de Cristo e que tinha ficado rápida contra a teologia errada. Eles tinham apenas um problema. Eles haviam perdido seu primeiro amor.
    • Teologia direito
    • Igreja em crescimento
    • Alto nível de pureza
    • Um forte senso de tradição
Mas nenhum amor.
E, como resultado, eles recebem um aviso muito forte. É um aviso de que é na linguagem do simbolismo familiar.
"Lembre-se, pois, de onde caíste, e arrepender-se e fazer as obras que você fez no início, ou então eu vou para ti, e removerei o teu candelabro do seu lugar caso não te arrependas." (Apocalipse 2:5). Você vê o aviso? É que se o arrependimento não acontece, então não será apenas seis castiçais em vez de sete.
4. As vestes da revelação.
... E no meio dos candelabros, vi um como filho do homem, vestido com uma túnica até aos pés e cingido no peito com uma faixa dourada. (Apocalipse 1:13). Agora John incide sobre a figura que está em pé no meio dos candeeiros. Eu não estou dando nada fora, dizendo que este é Jesus. Ele é descrito como sendo um como filho do homem.
Note que João poderia ter o chamou de Filho do Homem - Jesus chamou a Si mesmo que muitas vezes suficiente. Mas João não fazer isso. Ele descreve o Senhor ressuscitado como Aquele que é como um filho do Homem. Este era um título especial para os judeus. Teve sua origem no Antigo Testamento.
Eu continuei olhando nas visões da noite, E eis que, com as nuvens do céu um como Filho do Homem estava chegando, e ele veio ao Ancião de Dias e foi apresentado diante dele.
E foi-lhe dada a glória domínio, eo reino, para que todos os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem. Seu domínio é um domínio eterno que não passará, eo seu reino é um que não será destruída. (Daniel 7:13-14).
João viu o cumprimento dessa profecia do Antigo Testamento. Ele viu Jesus, Aquele que se fez carne e que se tornou como um Filho do Homem.
Agora John incide sobre as vestes de Jesus está vestindo. Ela tem um significado especial.
... Vestido com uma túnica até aos pés e cingido no peito com uma faixa dourada. (Apocalipse 1:13). Estas peças são familiares ao leitor do Antigo Testamento. Eles são o vestuário do sumo sacerdote.
Jesus é nosso sumo sacerdote. Você sabe o significado do sumo sacerdote. Ele foi o único permitido no Santo dos Santos.
Só os sacerdotes eram permitidos a entrada no Templo. Uma delas seria selecionada por sorteio a cada manhã e noite, para ir para o incenso do Templo e oferecer sobre o altar do incenso, enquanto as pessoas de fora se reuniram para rezar. À direita seria o altar de pães. Do lado esquerdo seria o candelabro de ouro do que falamos. No meio seria o pequeno altar do incenso com as suas brasas.
Passado, o altar de incenso era uma cortina grande. Erguia-se como um muro de separação da parte mais interna do Templo. Nenhum sacerdote jamais foi permitido ir além deste grande véu. Exceto um - o Sumo Sacerdote. E ele só foi autorizado a passar além do véu, uma vez por ano. Seria, no Dia da Expiação - Yom Kippur. Ele passava para além do véu para oferecer o sangue de bodes e bezerros como uma expiação pelos pecados da nação. Esta foi uma foto de todos o que Jesus fez em nosso nome.
Não ... Mas ...
  • Ano após ano
  • Uma vez por todas
  • Com sangue de bodes ou bezerros
  • Por meio de Seu sangue derramado própria
  • Em um templo feito com mãos
  • No mesmo céu.
  • Pelos pecados da nação
  • Pelos pecados do Mundo

Você se lembra o que aconteceu quando Jesus morreu na cruz? O véu do templo rasgou em dois. De cima para baixo. O véu que separava os homens de Deus. O véu que manteve os homens de entrar na presença de Deus.
A morte de Jesus mudou isso. Ele rasgou o véu de distância. Ele foi o Grande Sumo Sacerdote que pôs fim ao que nos separa de Deus.
5. O esplendor da REVELAÇÃO.
A sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como neve, e seus olhos eram como chama de fogo.
Seus pés eram como bronze polido, quando foi feita a brilhar em uma fornalha, e sua voz era como o som de muitas águas.
Na mão direita ele segurava sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes, e seu rosto era como o sol brilhando em sua força. (Apocalipse 1:14-16).
Este deve ter sido uma visão impressionante. E ainda assim, tão estranho quanto ele pode ter sido, creio que foi um pouco familiar para John. Ele havia lido sobre essa descrição antes.
Eu continuei olhando, até tronos foram criados, e um ancião de dias se assentou; Sua vestimenta era como Branca de Neve e os cabelos da sua cabeça como a pura lã. Seu trono estava em chamas com chamas, suas rodas eram fogo ardente. (Daniel 7:9). Aquele que João vê agora coincide com a descrição do Velho Testamento sobre o "Ancião dos Dias". Que é um título para Deus. Você vê as implicações? Ele aponta para a divindade de Cristo. Ele é o "Ancião dos Dias". Ele é o Único que viveu desde toda a eternidade. Ele é o "EU SOU".
Versículo 16 diz que em sua mão direita ele segurava sete estrelas. No versículo 20 veremos que essas estrelas representam sete igrejas.
Mas John não leu ainda. Quando ele vê pela primeira vez esta visão, ele tenderia a pensar na associação do Antigo Testamento de sete estrelas. Em três ocasiões diferentes, o Antigo Testamento fala do Senhor ter poder sobre uma constelação estelar conhecido como as Plêiades. Esta constelação é formada por um grupo bastante restrito de sete estrelas. Eles são conhecidos como as Sete Irmãs.
"Você pode ligar o cluster das Plêiades, ou soltar os cordéis do Orion?" (Jó 38:31).
Para aqueles que por sua vez a justiça em absinto e lançou a justiça na terra.
Ele que fez as Plêiades e Orion e mudanças profundas trevas em manhã, que também escurece o dia em noite, que chama as águas do mar e as derrama sobre a superfície da terra, O Senhor é o seu nome. (Amós 5:7-8).
O Antigo Testamento ensinou o que era o Senhor Deus que criou as Plêiades e os prendia. Agora vemos que é Jesus que segura as sete estrelas em Sua mão.
Versículo 16 diz que de sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Isto soa bastante horrível em primeira leitura. Mas lembre-se que é um símbolo - um retrato de uma verdade espiritual. Não é como se Jesus está andando por aí com uma espada literal pendurado Seu amígdalas ou um caso agudo de halitose. Esta é uma parábola viva de uma realidade espiritual. A espada representa a Palavra de Deus.
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12). A espada é uma imagem de poder e força. Ela é afiada e é capaz de cortar profundamente. A Palavra de Deus faz isso. A pregação da Palavra é capaz de mudar a vida dos homens.
O relato da criação em Gênesis 1 está repleta de referências a Deus falando gerou pela palavra do Seu poder. Ao longo desse capítulo, vemos o refrão continuou: "E disse Deus ..." Em cada caso, Ele falou e foi feito.
O evangelho tem esse tipo de poder. E não apenas quando se apresenta a partir de um púlpito. Você tem que encontrar de poder quando você compartilhar o evangelho com um vizinho ou um colega de trabalho. O Senhor promete que Sua Palavra não voltará vazia - ele vai conseguir isso para o qual foi concebido.
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca: ela não voltará para Mim vazia, sem realizar o que eu desejo, e sem conseguir a matéria para que a enviei. (Isaías 55:11). Satanás gosta de nos enganar em pensar que a Palavra não tem nenhum poder. Ele é um mentiroso e um enganador.
É como um ladrão de ser parado por um policial que aponta uma arma para ele. Imagine o ladrão tentando convencer o policial a arma do policial não tem balas. Parece bobo? O que seria ainda mais tolo é se o policial acreditou na mentira.
Isso é o que fazemos quando deixamos de usar a Palavra de Deus. É poderoso e penetra os corações dos homens para mudar vidas. Conquista homens e mulheres e reinos e mundos.
6. A reação à revelação.
Quando o vi, caí a seus pés como morto. E ele colocou a mão direita sobre mim, dizendo: "Não tenha medo, eu sou o primeiro eo último, 18 e que vive; e eu estava morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre, e eu tenho as chaves da morte e do Hades. (Apocalipse 1:17-18). Reação de João para essa revelação é impressionante. Literalmente. Ele cai no chão como se um tiro com uma magnum 44. Varreu-o para a direita fora de seus pés.
Eu quero que você notar algo. John tinha vivido com Jesus. Ele tinha comido com Ele e viajou com ele e falei com ele e dormiu com ele. Ele estava familiarizado com a presença de Jesus. Mas agora João vê a majestade de Cristo revelado e é o suficiente para varrê-lo fora de seus pés.
John vai ver muitas coisas no livro do Apocalipse.
Ele verá o trono de Deus.
Ele vai ver os castiçais.
Ele verá o 24 anciãos.
Ele verá o lago de fogo.
Ele vai ver anjos e demônios e taças da ira de Deus e trombetas.
Mas nada vai ter esse efeito sobre ele, como esta visão do Cristo glorificado.
Eu acho que nós também muitas vezes perdem de vista a glória ea santidade ea majestade de Deus. Ele mostra em nossas orações e em nossa adoração e em nossas falta dela.
Observe como o Senhor se identifica:
a. Eu sou o primeiro eo último (1:17).
A ênfase aqui é sobre o caráter eterno de Cristo. Antes de qualquer coisa existia, Ele estava aqui. E quando o universo é uma cinza queimada, ele deve ainda estar aqui. b. O Vivente, e eu estava morto, e eis que estou vivo para sempre (1:18).
Ele é o Vivente. Todo o Antigo Testamento, um dos títulos regulares para o Senhor era Elohim Hay'im - o Deus Vivo. Todos os outros deuses do mundo antigo foram mortos. Eles foram ídolos sem vida de madeira e de pedra. Da mesma forma todos os deuses do homem moderno estão mortos. Charles Darwin e Voltaire e Sigmund Freud e Carl Sagan estão mortos e enterrados. Mas Deus é o Vivente. c. tenho as chaves da morte e do Hades (1:18).
Nas chaves mundo antigo eram um símbolo de autoridade. Você se lembra quando Jesus deu autoridade a Pedro? Jesus pediu aos discípulos quem eles pensavam que ele realmente era. Pedro respondeu que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mateus 16:16). Por causa de Sua visão, Jesus deu autoridade a Pedro sobre o seu reino.
"Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra terá sido desligado nos céus." (Mateus 16:19). Jesus tem as chaves do reino. Ele tem autoridade sobre a morte. Ele conquistou a morte quando Ele ressuscitou dos mortos. A morte já não tem qualquer poder sobre ele. Os portões do túmulo foram desbloqueados para que Ele é capaz de conceder vida eterna a todos os que virão a ele.
7. As ramificações da revelação.
"Portanto, escrever as coisas que tens visto, e as coisas que são, e as coisas que terá lugar depois destas coisas.
"Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha destra, e dos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas." (Apocalipse 1:19-20).
Agora chegamos ao significado por trás dos símbolos. Nós não temos de adivinhar a identidade das estrelas ou o candelabro. Elas são explicadas para nós no contexto da passagem.
O Sete estrelas ® Os anjos das sete igrejas
Os sete candelabros ® Sete Igrejas
Para Sete Igrejas que isto se refere? Às Sete Igrejas mencionado pelo nome no verso 11. Os dois capítulos seguintes conterão mensagens escritas para as igrejas.
Repare que cada uma dessas igrejas tem um anjo que lhe é atribuído. A palavra "anjo" vem da palavra grega aggelos. Ela simplesmente significa "mensageiro". É sempre o contexto que nos diz se é um mensageiro humano ou um mensageiro divino. Durante a maior parte do livro do Apocalipse, quando vemos e aggelos é um mensageiro sobrenatural - um anjo. E que poderia ser o caso aqui. Ou isso pode se referir a mensageiros humanos dentro da igreja - os pregadores e professores dessas igrejas.
O ponto é que Jesus está no meio de suas igrejas. E aqueles que ministram dentro Suas igrejas são realizadas na palma da sua mão - uma mão que ainda carrega as marcas do seu amor por você.

Nenhum comentário: