POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

sábado, agosto 20

TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO


A base de todos os ensinamentos de Jesus, Paulo e todos os outros apóstolos era as Escrituras do Antigo Testamento. A razão que uma grande parte da igreja é imaturo no seu desenvolvimento é por causa de um fraco entendimento do Antigo Testamento.
PROCEDIMENTO PARA A Teologia Bíblica
1. O Uso de Contexto.
a. O exemplo de Isaac.
Isaac é visto cavar poços. Isso não parece muito significativo. Mas então você olhar para o contexto mais amplo e ver Abraham escavação de poços. O contexto ainda maior demora na maldição que foi colocada sobre o homem de modo que os poços são necessárias. E, mais ainda, vemos que há está chegando o dia em que a maldição será derrubado em um novo céu e uma nova terra. b. O exemplo de Jonas.
A maioria das pessoas veja o livro de Jonas como uma história de peixes grandes e "um que foi embora." Quando lemos o livro inteiro de Jonas, e não como ela termina, vemos que ela é um livro sobre evangelismo e como Deus vê o pagão.
2. Uso do texto hebraico.
3. Verifique Histórico.
4. Veja contexto bíblico.
Se você está lendo de Isaías, não deixe de conferir os outros profetas que escreveram durante o século 8. 5. Correlacionam com o Novo Testamento.
a. Conexão literária.
Há tantos como 4000 alusões no Novo Testamento com o Antigo Testamento. Veja as referências históricas no Novo Testamento. Note como a linguagem do Antigo Testamento é usado no Novo Testamento. A Septuaginta é valiosa porque nos diz como os judeus do século segundo entendeu o texto hebraico. b. Conexão teológica.
As palavras podem ser totalmente diferentes, mas muitos dos conceitos do Antigo e Novo Testamento podem ser conectados.
6. Teologia Sistemática.
Pergunte como esta passagem impactos com o reino de Teologia Sistemática.
7. A Pergunta Final.
No final de seu estudo, certifique-se sempre perguntar como Cristo está sendo apresentado na passagem. Lembre-se que Cristo está sempre a ser apresentado no Antigo Testamento. A NATUREZA & MÉTODO DE TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO
A Teologia Bíblica primeiro reconhecido nos tempos modernos foi introduzida em 1787 pelo Dr. JP Gaebler. A questão básica em Teologia Bíblica é a relação dos dois Testamentos.
Passagem do Antigo Testamento
2
Cumprimento no Novo Testamento.
Exemplo: Caim mata seu irmão. Por quê? 1 João 3:12 diz que é porque ele era do maligno. Assim, a história de Caim e Abel é vista teologicamente como um ataque satânico sobre a semente da mulher.
Walter Kaiser ensina que não devemos ir além do que havia sido revelado até aquele ponto.
Passagem do Antigo Testamento
Não vão além do que foi revelado.
Novo Testamento explicação é ignorado.
1. É uma disciplina histórica.
    • Sistemática teologia lida com a soma total do ensino bíblico.
    • Bíblica teologia lida com os estágios de manifestação da revelação bíblica.
    • Teologia Bíblica sem Sistemática muitas vezes leva à heresia.
2. O lugar da exegese em Teologia Bíblica.
Exegese
2
Teologia Bíblica
2
Teologia Sistemática

3. O carácter distintivo da história bíblica.
Por não ver História Bíblica como distintivo, as pessoas pensaram que eles deveriam ver Deus fazendo exatamente as mesmas ações que Ele estava fazendo no Antigo Testamento.
Por exemplo, se Josué entrou em Canaã e matou os cananeus para tomar a terra, por que não dos dias de hoje Israel vai para a terra e matar todos os palestinos?
As Cruzadas foram travadas ao longo da mesma linha de pensamento.
a. História Bíblica é redentor.
Deus em um sentido único age na história para resgatar os homens. Por exemplo, quando Israel estava sendo entregue fora do Egito, o cordeiro da Páscoa era uma redenção do pecado, bem como uma libertação dos egípcios. Todos os primogênitos estavam sob a sentença de morte. A razão para isso é por causa do pecado.
Quando Deus estabeleceu a realeza em Israel sob David, houve uma fusão do trono de Davi com o Trono de Deus. I Crônicas diz que Salomão se assentou no assento do Senhor. Esta passagem pode ser usado para provar o direito divino dos reis. Em vez disso, devemos vê-la cumprida em Cristo que se senta hoje na mão direita do Pai e reina do céu.
Um escritor descreveu a evacuação britânica de Dunquerque na Segunda Guerra Mundial como um evento moderno Êxodo. Mas tal visão coloca Winston Churchill, no lugar de Deus como salvador. Não há perdão dos pecados e não sacrifício.
b. A história bíblica é revelacional.
História envolve revelação sobre a maneira que o homem é para ser redimido de seus pecados. Hoje a história não mostrar aos homens como eles devem ser trocados. Eu não posso olhar para a Batalha do Alamo e ver uma imagem de redenção.
Mas eu posso olhar para a Páscoa e ver retratado redenção. Esta história revelacional tem uma dimensão profética a ela. Não é só o que aconteceu historicamente no Egito, que é importante.
Não era o cordeiro que foi morto na noite da Páscoa, que tinha o poder de libertar os homens do pecado. Ele era o Cordeiro de Deus que é Cristo, nossa Páscoa, que é central para o evento da Páscoa.
    • O mesmo princípio é visto na história de Tamar. Ela comete adultério com seu pai-de-lei, Judah. Como é esta história da redenção? É a imagem de determinação de Deus para fornecer uma semente de poupança, apesar dos planos pecaminosos dos homens. Tamar é visto mais tarde na genealogia de Cristo.
Há um princípio da história da redenção no trabalho aqui. É que Deus irá superar toda a oposição ao Seu Filho.
    • Quando Davi traz a arca para Jerusalém, isto não é meramente um ato de desejo religioso, mas um desejo de entrar para o trono de Deus para o trono de Davi. Este prevê e antecipa o momento em que Cristo, o filho de David, vai se sentar à direita de Deus.
4. Teologia bíblica é de natureza orgânica.
a. Germinação.
Nos primeiros estágios da revelação, que você tem em forma de semente de todos os elementos que acabará por seguir. Por exemplo, em Gênesis 3:15 que você tem em forma de semente de todos os elementos essenciais da vitória de Cristo sobre Satanás.
    • Gênesis 14 introduz Melquisedeque como um rei-sacerdote que ambas as regras e representa Deus.
    • No Salmo 110 destes é uma encenação deste princípio na pessoa do Rei David.
    • Zacarias 6 fotos um padre ser coroado.
    • Hebreus 7 apresenta Jesus como o cumprimento final do princípio de Melquisedeque.
b. Crescimento. Este princípio orgânico inclui a idéia de um fator de crescimento.
    1. Gênesis 3:15 inclui ...
- Joshua contra os cananeus.
- David contra Golias.
- Jesus contra Satanás.
c. Coerência.
Não há contradição inerente à obra de Deus através dos tempos. Você deve sempre olhar para a forma como o princípio do Antigo Testamento carrega sobre a sua consumação no Novo Testamento.
    • Como é que o comando a Josué para matar todos os cananeus transitar para o Novo Testamento? É um quadro de julgamento eventual de Deus contra o pecado.
    • As leis dietéticas não estão mais em vigor hoje, mas o princípio de santidade, que eles ensinam continua.
5. Teologia bíblica é Consummative em caracteres.
Não há um ponto que pode ser completamente compreendido para além do seu cumprimento final e germinação eventual. Como você vê a verdade em forma de semente, às vezes é difícil determinar que tipo de "árvore" vai crescer. Quanto mais tempo você ficar no seu desenvolvimento, a forma mais clara o seu final se torna.
Plântula
2
Sappling
2
Árvore

É por esta razão que quando você lê a obra de um rabino judeu, você vai sair com uma compreensão (e às vezes errôneas) limitada das Escrituras.
Quando você olha para Abraão oferecer Isaque sobre o altar, é bom olhar para esse evento através dos olhos de Moisés e os israelitas no deserto. Mas você não deve parar por aí. É preciso também vê-la através dos olhos de Isaías 53 e através dos olhos do Novo Testamento para que você veja a cruz.
A DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO
O estudo do desdobramento progressivo da revelação redentora de Deus em termos de sua consumação na Nova Aliança.
O método da teologia ANTIGO TESTAMENTO BÍBLICA
1. Marcar as épocas.
Como você escolhe entre essas épocas? Não devemos dividir as Escrituras de forma arbitrária ou de acordo com a nossa própria mentalidade. Devemos deixar as divisões surgem da própria Escritura. O que é a divisão mais básica que você encontra nas Escrituras?
    • Antigo Testamento.
    • Novo Testamento.
Jeremias 31:31-34 faz uma óbvia referência à promessa de uma Nova Aliança ao contrário da Antiga Aliança, que estava em vigor naquele dia (II Coríntios 3 fala de um véu e um pacto revelado, Hebreus descreve-o como o bom e melhor).
Não pode haver mais divisões feitas por notando como Deus havia formado alianças com os homens em vários momentos.
"Noah.
"Abraâmico.
"Mosaic.
"Davídica.
Embora haja apenas uma Nova Aliança, também existem divisões dentro da época da Nova Aliança.
"Período de João Batista.
"Período de Jesus.
"Era Apostólica.
"Idade pós-apostólica.
"A idade para vir.
Dispensacionalismo (como actualmente ensinado por Dallas Theological Seminary) ensina um sistema de dispensas que são "não deve ser misturado ou confundido como elas são cronologicamente sucessivas."
2. Fazer Exegese do Período.
Neste ponto, você deve fazer a pergunta: "O que isso tem significado para o escritor e também para o leitor original?"
3. Deixe predominam as Escrituras Ênfase própria.
Deixe a progressão da revelação em si ser o fator de controle para determinar a natureza da época. Enquanto você lê o período patriarcal, enfatizando o que é Moisés?
"A mágica estrito. O Senhor insiste em trazer a semente prometida, não através de servo de Abraão ou serva, mas por milagre de Deus sobrenatural de abertura ventre de Sara.
"O Reino não começa a ser uma ênfase até que a aliança davídica.
4. Caracterizar a Idade.
    • A aliança Noética é caracterizada por preservação.
    • A aliança abraâmica é caracterizada pela PROMESSA
Abraão é uma promessa tríplice.
Trata-se de uma promessa de ...
- A semente.
- Uma terra.
- A bênção.
Tudo o que você vê na vida de Abraão pode ser interpretado à luz de uma destas três promessas.
    • A aliança davídica é caracterizada pela UNIDO.
Pressupostos essenciais
1. Revelação infalível.
Isto está em contradição com Karl Barth e sua visão das Escrituras (Ele escreve sua teologia e dá direito, "A fé cristã." Ele não pensa nisso como realidade bíblica).
2. Realidadeobjetivo do Apocalipse.
As pessoas têm afirmado que a Bíblia como verdade em matéria de "fé e prática." O que eles estão dizendo é que não é baseada em realidade objetiva.
3. Escrituração inspirada do Apocalipse.
Deus poderia ter revelado a Abraão, mas se essa revelação não foi devidamente registada, então é inútil para nós.
4. Consumação para o Apocalipse.
A revelação da Nova Aliança tem uma consumação que se concentra em Cristo.

Nenhum comentário: