POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

sábado, agosto 20

HÁ UM DEUS OU TRÊS? O DEUS TRINO

HÁ UM DEUS OU TRÊS?
O DEUS TRINO
Doutrina é importante, não apenas para os teólogos e professores de seminário, mas a todos os cristãos. Jesus pensou que este era o caso. Quando Ele foi tentado por Satanás, Ele respondeu com respostas doutrinárias. Ele disse que Satanás ...
    • O estudo da doutrina é importante.
    • A santidade de Deus é confiável.
    • O culto a Deus deve ser único.
Neste capítulo, queremos examinar uma outra doutrina vital do cristianismo - a Trindade. Em chegar a um acordo com a doutrina cristã da Trindade, primeiro é necessário para enfrentar a unidade de Deus.
Há uma razão para isso. Se pudermos demonstrar que ...
(1) Há um só Deus.
(2) O Pai, o Filho eo Espírito Santo são Deus.
(3) O Pai, o Filho eo Espírito Santo são pessoas distintas cada,
Então fizemos um caso para a doutrina da Trindade. É por esta razão que nós começamos nosso estudo desta seção com o fato de a unidade de Deus.
A unidade de Deus
1. Deus é um.
"Ouve, ó Israel: O Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só." (Deuteronômio 06:04). Isto é conhecido entre os judeus como o Shammah - "o que é para ser ouvido." É uma das verdades fundamentais do Antigo Testamento. É uma proclamação da unidade de Deus. Ela diz que Deus é um. Se fôssemos analisar este verso em língua hebraica em que foi escrito originalmente, seria lido assim:
"Ouve, ó Israel: o Senhor é nosso Elohim, Jeová é um só." (Deuteronômio 06:04). Isso é interessante.
É interessante porque a palavra Elohim ("Deus") é encontrada no plural. Mas, apesar de Elohim é plural, isso não significa que estamos a pensar em Deus, no plural. Esta vez é um uso literário conhecido como o "plural de majestade". Era uma maneira de atribuir grandeza a uma pessoa ou coisa.
Este princípio da unidade de Deus não é meramente um ensinamento do Antigo Testamento. O Deus do Novo Testamento não é diferente do Deus do Antigo Testamento. Essa mesma verdade foi ensinada por Paulo.
Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5). O ensino unificado da Bíblia é que não há um só Deus. Isto significa que a doutrina cristã da Trindade não pode ser usado para indicar uma multiplicidade de deuses.
2. Deus é único.
A questão é por vezes levantada sobre se poderia haver outro deus acima de Deus. Deus foi criado por um Ser que foi superior a si mesmo? A resposta é dada no livro de Isaías.
"Vocês são minhas testemunhas", diz o Senhor: "E meu servo a quem escolhi, para que possais saber e crer em mim, e entenda que eu sou aquele. Antes de mim não foi formado nenhum Deus, e não haverá ninguém depois de mim. " (Isaías 43:10). Deus é único. Ele é um de um tipo. Em todo o universo, não há outro que é como ele. Ele é o único Deus. Se isso for verdade, então não seria de esperar ninguém além de Deus ser chamado de Deus. Em seguida, é impressionante que Jesus é descrito em termos de divindade.
A pluralidade dentro da Divindade
Enquanto segura firmemente a unidade de Deus, devemos também notar que há também uma pluralidade dentro de Deus. Em termos teológicos, essa pluralidade é conhecido como o TRINITY. Embora este termo não é encontrada na Bíblia, a sua verdade é vista muitas vezes.
1. O nome Elohim.
A palavra hebraica para Deus (Elohim) é encontrada na maioria das vezes no plural, indicando três ou mais. Hebraico tem formas distintas para o singular, dual e plural. Este tem sido frequentemente utilizado pelos cristãos para indicar a possibilidade de uma trindade em Deus. No entanto, este é mais provavelmente para ser entendido como um "plural de majestade", especialmente porque o mesmo formulário é usado também dos deuses falsos individuais. 2. O uso do pronome Plural.
Nas Contas Criação, Queda e Babel (Gênesis 1, 3 e 11), vemos um uso interessante do pronome plural como Deus está falando.
Então Deus disse: "Vamos EUA fazem o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança ..." (Gênesis 1:26).
Então o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um dos EUA, conhecendo o bem eo mal ..." (Gênesis 3:22).
E o Senhor disse: "Eis que eles são um só povo e todos têm a mesma língua. E é isso que eles começam a fazer, e agora nada que intento fazer será impossível para eles.
"Vem, vamos EUA descer e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro." (Gênesis 11:6-7).
Como devemos entender estes usos de "EUA" e "nosso"? Tem sido argumentado que, talvez, Deus estava simplesmente falando com os anjos. No entanto, em cada caso, o contexto indica que é Deus quem realizou a ação planejada. Por exemplo, após a intenção declarada de criar o homem, lemos ...
E Deus criou o homem à Sua própria imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher Ele os criou. (Gênesis 1:27). Ela não diz que o homem foi criado à imagem de Deus e os anjos. Nem nós nunca li que os anjos tinham qualquer parte em que o trabalho criativo. O homem é dito ter sido criado por Deus e à imagem de Deus.
Tem sido argumentado que este é também um exemplo do plural hebraico de majestade. No entanto, não há outro exemplo antigo de como um plural de majestade a ser utilizado na forma de um pronome de alguém que não seja Deus.
3. A Divindade de Jesus Cristo.
O evangelho de João começa com uma afirmação surpreendente da divindade de Jesus Cristo.
No princípio era o Verbo, eo Verbo estava com Deus, eo Verbo era Deus. (João 1:1). O uso do pretérito imperfeito nas três verbos dessa passagem é marcante. O pretérito imperfeito no grego descreve a continuação da ação no tempo passado. Ele não olha para um ponto no tempo, mas sim um processo contínuo. Assim, poderíamos ser permitido traduzir esta passagem como esta:
Já no início era o Verbo, eo Verbo estava com Deus já, eo Verbo era Deus já. (João 1:1). Não perca essa! A Palavra não se tornou Deus na Criação. Dizem-nos que quando tudo começou, o Verbo já era Deus. Isto é significativo quando percebemos a identidade deste ser conhecido como "a Palavra".
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14). A Palavra não foi originalmente um carpinteiro judeu chamado Jesus. Mas em um ponto no tempo, o Verbo se fez carne e, assim, tornou-se o que conhecemos como Jesus. Esta é uma distinção importante e é necessário que nós não obtê-lo para trás.
Nós acreditamos O Verbo se fez carne.
Aquele que estava no início e que estava com Deus e que era Ele mesmo Deus assumiu a humanidade, tornando-se um homem para que Ele era agora Deus e homem em uma pessoa
Nós não acreditamos A carne se tornou a Palavra
Seria errado concluir que o homem Jesus de alguma forma tornou-se divindade durante a sua vida
Ele é chamado a Palavra, porque Ele foi enviado para comunicar a verdade de Deus aos homens. Neste, ele fez mais do que os profetas. Proclamaram Deus em palavras. Ele era a Palavra. Ele era a própria essência de Deus na carne. Ele comunicou o caráter de Deus por quem Ele era.
Esta é a finalidade para a vinda de Cristo à terra - para revelar Deus para o homem e para quebrar as barreiras entre Deus e os homens.
Nenhum homem jamais viu a Deus a qualquer momento, o Deus unigênito, que está no seio do Pai, Ele explicou ele. (João 1:18). Observe a identidade das duas pessoas que estão aqui mencionados. Primeiro, há a Deus que nunca foi visto pelo homem. Ele também é chamado de pai.
Mas há também "o Deus unigênito". Este é o Deus que nasceu em carne humana. Este é Jesus.
Você vê as implicações? Ambos, o Pai eo Filho são descritos como Deus. Esta é uma indicação da pluralidade que existe dentro do Deus Único.
4. A Trino fórmula batismal.
Mateus registra algumas das últimas palavras de Jesus antes que Ele foi arrebatado ao céu. Como falou aos seus discípulos na encosta do Monte das Oliveiras, Ele deu ainda outra indicação da pluralidade que existe dentro de Deus. Pode ser encontrada nas palavras da Grande Comissão.
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." (Mateus 28:19). Observe que os discípulos não foram informados para batizar em nome de Pai e do Filho e do Espírito Santo. Pelo contrário, é em nome desses três pessoas. Você vê o que aconteceu? Temos um nome, mas três pessoas.
Uma fórmula semelhante pode ser encontrada na bênção apostólica na segunda epístola de Paulo aos Coríntios.
A graça do Senhor Jesus Cristo, eo amor de Deus, ea comunhão do Espírito Santo, seja com todos vós. (2 Coríntios 13:14).
5. Deus trata com Deus.
Existem várias passagem da Bíblia que relacionam Deus ter relações com Deus.
Teu trono, ó Deus, é para sempre e sempre;
A Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
Amaste a justiça e odiado maldade;
Por isso Deus, teu Deus, te ungiu ha. (Salmo 45:6-7).
Este é um caso onde Deus é visto unção de Deus. Isto não é mera linguagem reflexiva. Não é um caso de Deus unção mesmo. É um membro da Santíssima Trindade unção outro membro. Menos haver qualquer erro aí, o escritor aos Hebreus cita essa passagem e informa-nos que o Pai está falando de Jesus (Hebreus 1:8).
Esse mesmo tipo de linguagem é usada no Salmo 110. É um Salmo de Davi. King David é o orador neste Salmo.
O Senhor diz ao meu Senhor:
"Senta-te à minha direita,
Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. "(Salmo 110:1).
Mais uma vez, o texto hebraico nos ajuda a entender melhor o fluxo de pensamento nesta passagem.
Jeová diz a minha ADONAI:
"Senta-te à minha direita,
Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. "
Lembre-se que David está falando. Ele é o Rei de Israel. Ele é a mais alta autoridade humana na terra. Não há outra pessoa na terra que ele pode resolver como "senhor". Ele é o senhor da terra. E, ainda assim, ele tem um senhor. His Master é Deus. Ele retrata uma conversa celestial quando imagens de Jeová falando com seu Senhor.
Jesus citou esta passagem uma vez aos ensinamentos dos judeus no Templo. O assunto da conversa foi a identidade do Messias. Ele primeiro pediu-lhes que o Messias deveria ser. Eles responderam que o Messias seria o filho de David. Esta foi uma resposta correta. Mas ele levantou um problema. O problema era que o Salmo 110 tem David chamando o Messias pelo ADONAI termo - ". Senhor" Um pai não se refere a seu filho como "senhor". É o contrário. De que forma é Jesus tanto filho de Davi, eo Senhor de Davi? Ele é tanto humanamente descendente de Davi, mas Ele também é o Filho de Deus. Ele é o Deus-homem.
6. Designações comuns.
Jesus é dito para fazer coisas que só pode ser feito por Deus.
    • Ele cria todas as coisas (João 1:3 com Gênesis 1:1 e Isaías 44:24 que diz que Deus criou os céus ea terra por si mesmo).
    • Ele perdoa o pecado (Marcos 2:5-11 com Isaías 43:25).
    • Ele é chamado de Deus (Isaías 7:14 e 9:6, Hebreus 1:8, Tito 2:13-14).
    • Ele é a fonte a que os homens estão a virar para a salvação (Isaías 45:22 com Mateus 11:26).
    • Ele é o Alfa eo Ômega, o princípio eo fim, o primeiro eo último (Apocalipse 1:8 com Apocalipse 1:17-18)
7. A Personalidade do Espírito Santo.
Quando lidamos com a questão da Trindade, é imediatamente óbvio para a maioria das pessoas que o Pai é Deus. A questão do Filho é se Ele também é Deus. A questão do Espírito Santo, ou não Ele é uma pessoa distinta.
a. Pronomes pessoais são usados ​​do Espírito Santo.
Ele não é um "ele".
"Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, que é o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de mim". (João 15:26).
"Mas quando ele, o Espírito da verdade vier, ele vos guiará a toda a verdade, porque ele não falará por sua própria iniciativa, mas o que ele ouvir, ele vai falar, e ele revelará a você o que está por vir .
"Ele me glorificará, porque ele terá de Minas, e deve divulgá-la a você." (João 16:13-14).
b. Propriedades pessoais são atribuídas a ele.
    • Ele tem entendimento e sabedoria (Isaías 11:2, 1 Coríntios 2:10-11).
    • Ele tem uma vontade (1 Coríntios 12:11).
    • Ele tem poder (Isaías 11:2; Miquéias 3:8; Atos 10:38, Romanos 15:13, Efésios 3:16).
c. Atividades pessoais são atribuídas a ele.
(1) Ele fala (Marcos 13:11 b, Atos 13:2).
(2) Ele ensina (Lucas 2:26, ​​João 14:26.
(3) Ele alerta (1 Timóteo 4:1).
(4) Ele conforta (João 14:16).
(5) Ele pode ser entristecido (Efésios 4:30).
A EXTENSÃO DO pluralidade dentro DEUS
Agora que nós estabelecemos o fato de uma pluralidade dentro de Deus, devemos fazer uma pergunta crucial. Até que ponto essa pluralidade estender? É apenas uma questão de diferentes funções? Ou será que também envolvem diferentes manifestações? Ou ele mesmo implicar pessoas diferentes?
1. Funções diferentes.
É imediatamente óbvio das Escrituras que existem diferentes funções dentro de Deus. Por exemplo, nós vemos diferentes funções dentro de Deus como Ele traz a salvação.
    • Deus Pai planejou a salvação (Efésios 1:3-6, João 3:16).
    • Deus Filho executou esse plano (Romanos 5:6).
    • Deus, o Espírito Santo revela esse plano para os homens (João 16:8-14, 1 Coríntios 2:10).
Existem diferentes funções dentro da Divindade, mesmo porque há diferentes funções dentro da minha própria vida. Eu sou um pai e um marido e um funcionário e um professor, ainda sou um.
Isso nos leva a uma pergunta. Podemos explicar a pluralidade dentro de Deus apenas em termos de função? Ou há mais?
2. Manifestações diferentes.
As Escrituras também indicam que Deus manifestou-se ao homem em uma variedade de formas. Ele apareceu a Moisés na sarça ardente. Para Elias Ele era uma voz mansa e delicada. Na forma de Jesus, Ele foi manifestado na carne.
E por confissão comum grande é o mistério da piedade:
Aquele que foi revelado na carne,
Foi justificado no Espírito,
Contemplado por anjos,
Proclamado entre as nações,
Crido no mundo,
Exaltado na glória. (1 Timóteo 3:16).
Uma grande parte dos manuscritos gregos mostram uma variação textual no pronome pessoal. Em vez de: "Aquele que foi revelado na carne", que dizia: "Deus foi revelado na carne." Em ambos os casos, o contexto se refere a Deus e ensina que Deus foi revelado na carne.
O uso do aoristo indica um momento em que isso aconteceu. Isso significa que houve um tempo em que Deus não era de carne e, em seguida, ele se fez carne. Já vimos esta mesma verdade expressa no Evangelho de João.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14). Poderia ser este o ponto da pluralidade de Deus? É apenas que o único Deus foi revelada de forma diferente para os homens? Ou há ainda mais? Eu acho que há.
3. Pessoas diferentes.
O aspecto principal que indica que a pluralidade dentro da Divindade é composta de pessoas diferentes é a descrição da Bíblia da interação que ocorre entre as pessoas. Por exemplo, quando examinamos a oração de Jesus em João 17, encontramos Jesus interagindo com o pai.
"E agora, glorifica-me tu com Ti, Pai, com a glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." (João 17:5). Não perca essa! Aqui temos o Filho fala ao Pai sobre a relação pessoal que detinham antes da criação do mundo. No versículo 24, há ainda mais.
"... Porque tu me amas antes da fundação do mundo." (João 17:24 b). Esta é a linguagem do relacionamento. E uma relação implica duas pessoas distintas. Uma coisa não tem esse tipo de relação consigo mesmo. A implicação é que o Pai eo Filho estavam amando uns aos outros muito antes que o Filho foi manifestado na carne. Eles existiram como pessoas distintas muito antes de Deus foi revelado ao homem de qualquer forma. Eles existiram como pessoas distintas antes de o homem foi ainda criado. Elas sempre existiram como pessoas distintas.
As diferentes acções de Deus pode ser explicada por uma diferença na função. A menção de diferentes membros da Divindade pode ser explicada por uma diferença de manifestações. Mas as várias interações que ocorrem entre os membros da Divindade só pode ser satisfeita pela existência de diferentes pessoas dentro dessa divindade.
O SIGNIFICADO DA triunidade de Deus
Agora eu quero lhe fazer uma pergunta. É a pergunta que você deve perguntar sempre que se aproxima uma doutrina da Bíblia. Qual é a importância deste ensino? Qual é o significado para mim em saber que Deus é trino? É tanta coisa reposição bagagem doutrinária? Não em todos.
A Divindade é uma família. É um Deus com três pessoas distintas. É a família mais coesa no universo. É a família eterna.
Aqui está o ponto. Se você colocou sua fé em Cristo, então você se tornou um membro dessa família. Você tem sido adotado em que a família e tornar-se um filho de Deus. Você se tornou um destinatário de que o amor com que o Pai amou o Filho antes da fundação do mundo.
Quando nos reunimos para adorar, é uma reunião de família. O Deus do universo se uniu a nós. Com uma herança rica, dificilmente podemos ser atraídos pela loucura da vida que o mundo oferece.
Aproximemo-nos, com sincero coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência eo corpo lavado com água pura. 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, sem vacilar, pois aquele que prometeu é fiel ; 24 e vamos considerar como estimular um ao outro para boas obras, 25 não abandonando a nossa congregação, como é o hábito de alguns, mas encorajando um ao outro, e todo o mais, como você vê o desenho dia próximo. (Hebreus 10:22-25).

Nenhum comentário: