POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

sábado, agosto 20

A Doutrina da Justificação



A Doutrina da Justificação
            E Ele também contou esta parábola para certas pessoas que confiavam em si mesmos que eram justos, e visto os outros com desprezo:
            "Dois homens subiram ao templo para orar, um fariseu, eo outro um coletor de impostos.
            "O fariseu, de pé, orava assim consigo mesmo: 'Deus, graças te dou porque não sou como as outras pessoas, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este cobrador de impostos.
            "" Jejuo duas vezes por semana; eu pago o dízimo de tudo quanto possuo. "
            "Mas o coletor de impostos, parado a alguma distância, estava mesmo disposto a levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: 'Deus, sê propício a mim, pecador!'" (Lucas 18:09 - 13).
Dois homens.   Ambos são judeus.   Ambos são descendentes de Abraão.   Ambos vieram ao templo para orar.   O primeiro é um fariseu.   Ele é um fundamentalista.   Ele sustenta a interpretação literal das Escrituras.   Como um membro da seita dos fariseus, ele tem dedicado sua vida à manutenção da Lei de Deus.   Ele lê a lei diariamente.   Ele reza várias vezes por dia.   Ele dá o seu dízimo para a Templo .   Ele é respeitável aos olhos da hierarquia religiosa.   Todos concordam que ele é um homem bom.
Ali perto é o outro homem.   Este homem é um coletor de impostos.   Ele tem ido para os funcionários romanos e comprou uma franquia do Império Romano para cobrar impostos das pessoas subjugadas em nome da Roma .   Ele é obrigado a entregar uma determinada quantidade de dinheiro para os romanos, e qualquer coisa sobre esse montante, ele é autorizado a manter para si mesmo.
Portanto, ele faz o seu lucro por sobrecarga deliberadamente as pessoas em seus impostos.   Ele traiu seus compatriotas para se tornar um ladrão para os romanos.   Ele é um Arnold Bento.   Ele tem vendido aos romanos por dinheiro.   Ninguém terá nada a ver com ele.   Ele mantém a mesma casta social, como uma prostituta.
Cada um desses homens vem ao Templo .   Cada um deles reza.   Acho que posso até dizer que cada um deles foi sincero na sua oração.   Agora eu quero que você observe o que Jesus disse sobre esses dois homens e os resultados de suas orações ...
            "Digo-vos, este homem foi se justificado para sua casa e não o outro, pois todo aquele que se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado." (Lucas 18:14).
Ambos estes homens eram pecadores quando eles vieram para o Templo , Apesar de uma era muito mais evidente em seu pecado.   Mas um desses homens saíram do Templo diferente das outras.   O cobrador de impostos era justificado.
JUSTIFICAÇÃO DEFINIDO
O que significa ser "justificado"?   A definição mais comum que ouvi é que ele me faz "just-como-se eu nunca tivesse pecado."   Este contém uma certa quantidade de verdade, mas eu sugiro que ela é inadequada.
A palavra "justificar" é retirado da raiz da palavra grega "justo".   Isso nos dá uma pista sobre o seu significado.   Tem a ver com justiça.   Ele descreve o ato de declarar que uma pessoa ou coisa é justo.
Agora, esta é importante.   O ato de justificação não faz uma pessoa justa.   É meramente uma declaração de que ele é justo.   Isto é visto no fato de que ele é usado para descrever a justiça de Deus ...
            E quando todas as pessoas e os coletores de impostos, ouvindo isto, eles reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de John. (Lucas 7:29).
Esta frase deve ser traduzida literalmente como ", justificaram a Deus."   Isso nos diz algo sobre o significado da justificação.   Eles não estavam fazendo nada para fazer Deus mais justo do que ele já era.   Eles estavam apenas declarando que Deus era justo.
Este conceito de justificação era comumente usado como um termo jurídico no qual um tribunal pode declarar oficialmente que um homem era justo - que ele não tivesse quebrado a lei.   Isso é diferente de ser perdoado.   Um homem que tinha sido perdoado pode ser liberado, embora ele fosse um criminoso culpado digno de morte.   No entanto, um homem que foi justificado estava sendo declarado inocente de qualquer mal-fazer.
Agora voltamos ao caso do coletor de impostos em Lucas 18:14.   Este homem era um pecador culpado.   Ele era alguém que tinha livremente admitiu sua culpa.   E, no entanto, ele não apenas tinha sido perdoado.   Jesus disse que esse homem saiu justificado.   Este homem foi declarado ser justo.
Isso significa que ele realmente não tinha pecado?   Que significa que seus pecados não eram tão ruim assim e que eles poderiam ser esquecido?   Que significa que o homem parou de pecar?
Há aqui questões cruciais que vão muito para além deste homem.   Fomos justificados.   Que é uma parte do que significa ser cristão.   Deus declarou que sejamos justos.   Mas como Deus pode declarar um homem a ser justo quando esse homem é realmente um pecador culpado?   A resposta só pode ser encontrada na imputação da justiça.
A imputação da justiça
            Ele fez Aquele que não conheceu pecado ser pecado por nós, que nos tornássemos justiça de Deus nEle. (2 Coríntios 5:21).
Neste único versículo, Paulo retratos dois aspectos diferentes da obra de Cristo em nosso favor.
1.          A imputação de nossos pecados sobre Cristo.
Jesus se fez pecado em nosso nome.   Isso não significa que Ele realmente se tornou um pecador ou que Ele começou a pecar.   Ele viveu por toda a eternidade sem pecado e Ele sempre será perfeita em Seu caráter justo.
Como ele se tornou pecado por nós?   O que realmente aconteceu na cruz?   Nossos pecados foram colocados à sua conta.   Ele foi creditado com nossos pecados.   Enquanto Ele estava na cruz, Deus, o Pai tratou como se Ele fosse um pecador culpado.   Jesus foi julgado em nosso lugar.   A ira de Deus foi derramado sobre ele.   Em meio a esta condenação, Ele clamou: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?"
O Filho de Deus sem pecado foi julgado como se Ele tivesse cometido todos os pecados que já aconteceu em toda a história da humanidade.   Ele foi julgado em nosso lugar.   Nossos pecados foram imputados ou creditados a ele.   Mas isso não é tudo.
2.          A imputação da justiça de Cristo para nós.
Assim como os nossos pecados foram colocados à sua conta, enquanto Ele estava na cruz, por isso, da mesma forma, a justiça de Cristo é colocado para a nossa conta quando acreditamos nele.
Nós são creditados com a justiça de Cristo.   Estamos contado para ser justo.   Nesta base, somos justificados - declarados justos.   E por toda a eternidade, Deus nos trata como se fôssemos tão justo quanto Jesus Cristo.
Agora, isso não significa que eu realmente nos tornamos justos quando acredito em Cristo.   Se isso fosse verdade, então nenhum crente jamais pecado e este apenas não é o caso.   Pelo contrário, estou legalmente creditado com a justiça de Cristo para que eu possa ser legalmente declarado ser justo.
O SIGNIFICADO DE JUSTIFICAÇÃO
Qual é o significado dessa imputação da justiça de Cristo para a nossa conta?   É apenas uma outra doutrina para ser guardado em nossos notebooks espiritual e silenciosamente esquecida?   Ou tem algum valor prático de como eu posso viver minha vida de hoje?
Aqui está a resposta.   Se eu tiver sido declarada por Deus para ser justo, então Deus agora está livre para me abençoar com todas as bênçãos espirituais.   Você vê, Deus nunca pode agir de uma forma que é contrária ao Seu próprio caráter.   Ele nunca poderia dizer: "Eu sei que o homem pecou e é merecedor de condenação eterna, mas eu quero   para ser um Deus de amor e por isso vou ignorar a condição pecaminosa do homem e dar-lhe a vida eterna de qualquer maneira. "
Para que Deus aceita o homem pecador como ele é e ter comunhão com ele nesta condição seria para Deus para aceitar e para a comunhão com o pecado.   Seria fazer de Deus um pecador.   É por esta razão que Deus criou um plano que iria salvar o homem e, ao mesmo tempo iria satisfazer a justiça de Deus.
A NECESSIDADE DA IMPUTAÇÃO
Mas agora, sem a lei a justiça de Deus se manifestou. (Romanos 3:21 a).
Com estas palavras, Paulo introduz a doutrina da justificação pela fé.   Ao invés de ser contrário ao caráter justo de Deus, a doutrina da justificação de fato enfatiza a justiça de Deus.   Este princípio é visto mais claramente quando examinamos a necessidade de uma imputação de justiça.
1.          Deus é infinito.   Ele é sem começo nem fim, tanto na esfera do tempo e do espaço, bem como na perfeição do Seu caráter santo.
2.          A justiça de Deus é infinita.   Assim como todos os outros atributos de Deus são infinitos, assim também é a Sua infinita justiça.   Isto significa que não podemos pensar de sua graça como overpowering Sua justiça.   Todos os Seus atributos são igualmente infinito.
3.          Nada menos do que a justiça de Deus é separado do que a justiça por um abismo infinito.   Esta é a verdadeira natureza de tudo o que é infinito.   É sempre infinitamente além da não-infinita.   Não pode haver tal coisa como o que é "quase infinito".
4.          Portanto, a justiça que Deus exige sempre deve ser uma justiça infinita, pois nada menos não é verdadeira justiça por seus padrões.
Nós temos uma tendência a olhar para si em termos de diferentes níveis de justiça relativa.   A dizer: "Eu não sou tão ruim como ele é," não significa que somos justos aos olhos de Deus.   Ao contrário, Deus diz que "todos os nossos atos justos são como a roupa suja" (Isaías 64:6).
5.          O pecado é contrário à justiça de Deus.   Isso é óbvio quando consideramos o que é pecado.   A Confissão de Westminster define o pecado como "qualquer falta de conformidade ou até a transgressão da Lei de Deus."   Pecado no sentido bíblico só pode ser definida como aquela que é uma violação da norma suprema de Deus - a Sua própria justiça.
Paulo fez isso muito claro quando ele pronunciou que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23).   Por esta definição, o pecado envolve aquém da glória de Deus.   É padrão perfeito de Deus transgredindo de santidade.
6.          Portanto, o pecado é infinito em demérito.   Há um abismo infinito fixa entre a justiça de Deus ea pecaminosidade dos homens.
Justiça relativa do homem nunca poderia ponte que abismo, pois mesmo um único pecado seria o suficiente para estabelecê-lo para sempre (e que cometemos muito mais do que um único pecado).
Mas isso não é tudo.   Porque o pecado é infinito em demérito, que exige uma punição infinita contra o pecador.   É por isso que eu acredito que o inferno será eterno.   Um homem não pode ser enviada para o inferno e depois ter sua sentença concluído depois de um certo número de anos, agora a ser permitido na presença de Deus.   Um único pecado seria suficiente para condenar um por todos o tempo ea eternidade.   Não é até você entender o horror do pecado e suas conseqüências, que você pode começar a apreciar o magnífico dom de Deus.
7.          A justiça que Deus créditos na conta do crente é uma justiça infinita.   Temos sido creditado com a justiça de Cristo.   Ele é infinitamente justo.   Ele não meramente imputados uma parte de Sua justiça para a nossa conta.   Em vez disso, a própria natureza de Seu caráter de completa justiça foi creditado a nós.   Fomos considerados por Deus como tendo a própria justiça de Cristo.
Podemos resumir esse conceito em três frases curtas:
           Deus é justo.
           Deus exige justiça.
           Deus livremente fornece o que Ele exige.
JUSTIFICAÇÃO DE CONTRASTE
Uma vez que não tem sido tradicionalmente uma confusão considerável entre a regeneração, justificação e santificação, neste gráfico pode ajudar a esclarecer estes três aspectos diferentes da nossa salvação.
Justificação
Regeneração
Santificação
Nos livra da culpa do pecado
Nos liberta do poder do pecado
Nos livra da presença do pecado
É feito por nós
É feito em nós
É feito por nós e em nós
É uma declaração legal
É um ato criativo
É um processo de crescimento
Traz cerca de um pé mudou
Ele traz uma mudança em sua própria natureza
Ele traz uma mudança em sua vida
Acontece no ponto de salvação
Começa com a salvação e progride
Para ser declarado justo
Para nascer de novo
Para ser consagrado a Deus

Nenhum comentário: