POSTAGENS

Postagens populares

Powered By Blogger

sábado, agosto 20

Chamados a ser santos

Chamados a ser santos
SANTIFICAÇÃO
"Consagra-os na verdade" (João 17:17).
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação." (1 Tessalonicenses 4:3).
Qual é a vontade de Deus para sua vida?   É uma pergunta feita freqüentemente.   E a resposta é dada claramente nas Escrituras.   A vontade de Deus é o mesmo para todo crente.   É que você seja santificado.   O que isso significa?   O que significa ser santificado?
A palavra "santificação" significa simplesmente "tornar santo".   As palavras "santificar" e "santo" e "santo" todos descrevem a mesma coisa.   Enquanto não temos como separar estas palavras em nosso idioma Inglês, tanto o grego e hebraico todas traduzir isso com uma palavra única raiz.
A maior imagem da santidade é o que é apresentado pelo profeta Isaías.   No início de seu ministério, este profeta entrou cara a cara com a santidade de Deus.
            No ano da morte do Rei Uzias, eu vi o Senhor sentado em um trono, alto e exaltado, com o trem de Seu manto enchendo o templo 2 Serafim estava em cima dele, cada um com seis asas;. Com duas cobria o rosto, e . com duas cobria os pés e com duas voava 3 E um gritou para o outro e disse: "Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos exércitos, Toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6: 1-3).
Isaías teve uma visão rara.   Foi uma visão do céu em si e do Senhor e Sua glória e os seus anjos.   Havia uma grande quantidade de coisas que poderia ter sido dito para descrever o caráter de Deus.   Os anjos poderiam ter apontado Seu grande poder.   Ou eles poderiam ter focado em Sua sabedoria e Seu conhecimento.   Eles poderiam ter elogiado a sua graça e sua misericórdia.   Mas em vez disso, eles se concentram em Sua santidade.
"Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos exércitos!"
O anúncio real da santidade de Deus é demais para Isaías.   Ele não pode deixar de contrastar a santidade de Deus com sua própria falta de santidade.   Ao invés de cantar com os anjos, ele se encontra totalmente inadequada para falar da santidade de Deus.
            Então eu disse: "Ai de mim, pois estou arruinado! Porque eu sou um homem de lábios impuros, e eu vivo entre um povo de lábios impuros; Para os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos "(Isaías 6:5)..
Ficar frente a frente com a santidade de Deus terá sempre este efeito.   Peter fez exatamente a mesma coisa quando foi confrontado com a realidade do poder de Jesus.
Você se lembra da história.   Jesus disse a Pedro para deixar sair as redes de pesca.   Peter já tinha passado a noite inteira de pesca e não tinha nada para mostrar para ele, mas ele, no entanto, seguiu as instruções de Jesus.   O resultado foi um prendedor enorme de peixes.   Mas quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: "Afasta de mim, porque eu sou um homem pecador, ó Senhor!" (Lucas 5:8).
A natureza da santificação
1.          Santificação no Antigo Testamento.
O Antigo Testamento hebraico usa a palavra kadash para se referir à idéia de santificação.
            Então, Deus abençoou o sétimo dia eo santificou, porque nele descansou de toda a obra que Deus criara e fizera. (Gênesis 2:3).
            "E eu vou encontrar lá com os filhos de Israel , E será consagrado pela Minha glória.   44   E eu vou consagrar a tenda da congregação eo altar, eu também consagrar Arão e seus filhos para ministrar como sacerdotes to Me "(Êxodo 29:43-44)..
            Agora a palavra do Senhor veio a mim dizendo: "Antes que fosses formado no ventre te conheci, e antes de você nascer Eu te consagrei e fiz de você um profeta à nação." (Jeremias 1:4-5 ).
Em cada um desses casos, o princípio da santificação é visto para se referir a algo que foi separado de seu uso normal para um propósito especial.
2.          Santificação no Novo Testamento.
Existem vários termos que são tomadas a partir da mesma raiz grega encontrada no Novo Testamento:   Santo, santo e santificar.
            "AgioV -" Santo, uma santificada (santo) ".
            "Agiazw -" para santificar ou tornar santo ".
A raiz da palavra agioV literalmente descreve, "o que foi separado para um propósito especial."   Santificação é a obra de Deus na qual Ele coloca um crente à parte, lavando-lo de seu pecado e fazer dele o caráter de Cristo.
Quando falamos da santidade de Deus, estamos olhando para sua transcendência e do fato de que Ele é diferente do resto de Sua criação.   Este sentido de "alteridade" é a Sua santidade.   Mas há também um sentido em que estamos separados desde a criação.   Somos um povo chamado-out que foram separadas com o intuito de ser um povo de propriedade exclusiva de Deus.
Santificação no SALVAÇÃO
Há um tanto positivas como também um lado negativo para a santificação.
1.          Negativo.
Fomos separados do mundo e do pecado e do domínio de Satanás.   Estamos agora estranhos vivendo em uma terra estranha.   Quando nos envolvemos em pensamentos pecaminosos ou atividades, estamos agora a engajar-se em o que é contrário à nossa nova identidade.
2.          Positivo.
Temos sido consagrado a Deus e ao Seu boas obras e para a justiça e pureza.   Dedicamo-nos instrumentos e locais de moradia do Seu Espírito Santo.
TRÊS TEMPOS DE SANTIFICAÇÃO
As Escrituras falam de santificação em três níveis.
1.          Primeiro, há a santificação posicional pelo qual um cristão é separado em Cristo, quando ele acredita.   Por isso temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo uma vez por todas (Hebreus 10:10).
E tais fostes alguns de vós, mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. (1 Coríntios 6:11).
Usada neste sentido, nós, portanto, concluir que todos os que são justificados, também são santificados (1 Coríntios 1:30; 6:11).
2.          Em segundo lugar há a santificação progressiva em que um cristão é experiencialmente separar mais e mais a caminhar na santidade.
Estou falando em termos humanos por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como escravos à impureza e à iniqüidade, resultando em maior desobediência da lei, assim apresentai agora os vossos membros como escravos da justiça, resultando em santificação. (Romanos 6:19).
3.          Finalmente, vamos finalmente e completamente ser santificado e separado para a santidade, naquele dia, quando estivermos diante do Senhor.
Todos esses três aspectos são fotografados juntos para nós em 1 João 3:2-3.   Amados, agora somos filhos de Deus (santificação posicional), e ele não apareceu ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele (santificação do Futuro), porque O veremos tal como Ele é.   E todos que tem esta esperança purifica-se a Ele (santificação Present), assim como Ele é puro (1 João 3:2-3).   Observe que os cristãos são pura e também estão se tornando puro.
SANTIFICAÇÃO VERSUS JUSTIFICAÇÃO
Antes de olharmos para as diferenças entre santificação contra justificação, devemos primeiro a ver as semelhanças entre estes dois.
            Ambos vêm da graça de Deus.
            Ambos são uma parte da obra de salvação que Deus oferece.
            Ambos podem ser encontrados em todos os convertidos.   Não há tal coisa como uma pessoa que foi justificado que não tem sido santificada.
            Ambos começam ao mesmo tempo.
            Ambos são necessários para a salvação.
Justificação
Santificação
A justificação é o acerto de contas e contando de um homem para ser justo com base da justiça imputada de Cristo.
Santificação é o making of de um homem para ser interiormente justos.
A justiça de justificação é uma justiça imputada, recebida pela fé e não é nossa.
A justiça de santificação é uma justiça comunicada provocada em nós pelo Espírito Santo.
A justificação é um absoluto
Santificação no sentido progressivo é relativa e parcial.
ATRIBUTOS ADICIONAIS DE SANTIFICAÇÃO
1.          Resultados da santificação União com Cristo:    Eu sou a videira, vós sois os ramos; quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15:5).
Santificação é um processo orgânico.   Jesus compara a vida cristã a uma videira e seus ramos.   É através da nossa conexão fé a Ele que somos sustentados e fortalecidos de modo que a fruta é produzida em nossas vidas.   O princípio da vida sai dessa ligação a Cristo.
2.          Santificação será sempre atividade:   Para cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Para os homens não se colhem figos dos espinheiros, nem colher uvas de um briar bush (Lucas 6:44).
Existe uma correlação entre a vida e os sinais de vida.   Não é a sinais de vida que produzem frutos; a vida faz isso.   Mas se há vida, então haverá também sinais de vida.   Os sinais de vida são fruto.   Eles são produzidos pelo princípio de vida no trabalho em nós.
3.          Santificação é ordenado por Deus:   Mas, como o Santo que vos chamou, sede vós mesmos santos também em todo o vosso; 16 porque está escrito: "Sereis santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:15-16).
Já a distinção entre santificação posicional contra santificação progressiva.   Por um lado, estamos a ser dito santificado por Deus quando chegamos à fé em Jesus Cristo.   Por outro lado, estamos agora chamados a ser santos.   Este é um processo em curso e é aquele no qual eu participo.   Paulo explica como é o caso em Filipenses 2:12-13, quando ele diz: "Trabalho a vossa salvação com temor e tremor;   13 pois é Deus que está operando em vós tanto o querer como o realizar a Sua boa vontade ".   Estamos nos envolver no processo de santificação, sabendo que Deus está envolvido nesse processo mesmo que Ele opera em nós.
4.          Santificação não impede que um conflito espiritual:    Para a carne define seu desejo contra o Espírito, eo Espírito contra a carne, pois estes estão em oposição um ao outro, de modo que você não pode fazer as coisas que você queira (Gálatas 5:17).
Fomos feitos novas criaturas em Cristo, mas ainda vivemos em um shell de idade conhecida como "a carne".   Isto não se refere ao corpo físico, mas sim o elemento de desejos pecaminosos que ainda reside dentro de nós.   O resultado é uma luta interior eo cristão se vê impedida de fazer aquelas coisas que, como cristão, ele tem a intenção de fazer em sua vida.
SANTIFICAÇÃO EM CONTRASTE
Justificação
Regeneração
Santificação
Nos livra da culpa do pecado
Nos liberta do poder do pecado
Nos livra da presença do pecado
É feito por nós
É feito em nós
É feito por nós e em nós
É uma declaração legal
É um ato criativo
É um processo de crescimento
Traz cerca de um pé mudou
Ele traz uma mudança em sua própria natureza
Ele traz uma mudança em sua vida
Acontece no ponto de salvação
Começa com a salvação e progride
Para ser declarado justo
Para nascer de novo
Para ser consagrado a Deus
Regeneração é santificação começou.
Santificação é a regeneração desdobramento.

Nenhum comentário: